Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 19 de maio de 2024

Águia de Ouro e Sete de Outubro avançam para a final da 1ª divisão

Campeonato de Mariana pode ter bicampeão ou campeão inédito

Goleiro do Sete de Outubro foi o herói da classificação para a final da 1ª divisão
Goleiro Douglas foi o herói do Sete de Outubro – Foto: Fabio Julio/LEMA

Os finalistas do Campeonato Amador de Mariana foram conhecidos no último sábado (21). Depois de muita luta e emoção, Águia de Ouro e Sete de Outubro avançaram para a decisão do torneio na Primaz de Minas. O duelo será de equipes que, há um ano, viviam momentos bastantes distintos, mas também coincidente em um aspecto, já que são as atuais campeãs da 1ª e da 2ª divisão do Campeonato de Mariana, respectivamente.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Títulos de 2022

Em novembro de 2022, o Sete de Outubro derrotou o Mainart por 3 a 1, em Padre Viegas, e garantiu o título da divisão de acesso marianense. Naquele momento, torcedores e jogadores da equipe sequer imaginavam que, um ano depois, a situação a equipe estaria envolvida em mais uma decisão, agora a final da 1ª divisão.

O título do Águia de Ouro também aconteceu em Padre Viegas. O time bateu o Oito de Dezembro por 3 a 0, uma semana após a conquista do Sete, e venceu a série A de forma inédita.

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Águia de Ouro volta a vencer o Oito de Dezembro e passa para a final da 1ª divisão em “jogo maluco”

Na primeira partida da semifinal, o Águia ganhou por 3 a 1, mas a vaga estava longe de estar definida. Além da força do Oito, o time das Cabanas contava com os desfalques de Igor da Estiva e Leone, empenhados no clássico entre Pontenovense e Primeiro de Maio, na cidade vizinha, que aconteceu simultaneamente.

Único do trio de ouro presente, André Carreiro jogou os primeiros 45 minutos e balançou as redes em um golaço, pouco depois do Oito de Dezembro perder um pênalti. No intervalo, o Águia vencia por 1 a 0 e viu o autor do gol também deixar à partida rumo ao dérbi de Ponte Nova.

O Oito de Dezembro ativou o ataque total e conseguiu virar a partida, com gols de Gabriel Pardal e Kennedy. A equipe de Cachoeira do Brumado até emplacou uma forte pressão, mas não conseguiu levar a decisão para os pênaltis. Pelo contrário, já na reta final, Lucas Rodrigues e Renato recolocaram o Águia de Ouro na frente.

Com a vitória por 3 a 2, o esquadrão comandado por Rivaldo Félix avançou para sua segunda final da 1ª divisão consecutiva, com placar agregado de 6 a 3.

Lucas Rodrigues foi um dos destaques da campanha que levou o Águia de Ouro à final da 1ª divisão
Lucas Rodrigues é um dos destaques do Águia de Ouro - Foto: Reprodução/Nossa Arena TV

Sete de Outubro chega à final inédita em classificação épica

Meninos da Vila e Sete de Outubro fizeram um jogo fraco tecnicamente. O MdV lutava para manter a vantagem conquistada no primeiro duelo com a vitória por 2 a 1, enquanto um desfalcado Sete tentava empurrar o adversário com a força de sua torcida.

Nandinho, Danilo e Pablo fizeram falta para o time do Sumidouro, que ainda viu Higor sair lesionado no primeiro tempo. O técnico Márcio Tomaz precisou usar o banco de reservas e apostou na experiência de Nelinho e Guilé, além de outras opções ofensivas.

Quem brilhou mesmo, porém, foram o goleiro Douglas e o zagueiro Edgar, que impediram o adversário de abrir o placar em diferentes momentos. O xerifão, inclusive, foi o herói no tempo regulamentar. Ele marcou o gol da vitória do Sete de Outubro aos 52 minutos do segundo tempo, quando tudo parecia perdido.

Nos pênaltis, o Sete de Outubro repetiu o roteiro da classificação contra o Morro Santana. Douglas defendeu uma cobrança e coube a Guilé bater a penalidade que sacramentou o avanço do time.

Até essa edição, o Sete nunca havia conseguido se manter na primeira divisão. Depois de quebrar inúmeros tabus e chegar à histórica e inédita final, o time comemorou com uma festa contagiante de sua torcida na Arena Parque das Laranjeiras.

A incrível festa no Sumidouro, como também é conhecido o distrito de Padre Viegas
A incrível festa no Sumidouro, como também é conhecido o distrito de Padre Viegas - Foto: Fabio Julio/LEMA

*** Continua depois da publicidade ***

Decisão do Campeonato de Mariana, edição 2023

As partidas da final da 1ª divisão estão marcadas para 28 de outubro e 4 de novembro. Por ter melhor campanha na fase de grupos (13 pontos), o Sete de Outubro vai ser o mandante da partida de volta da fase final.

Campanhas completas dos finalistas

Águia de Ouro: 10 jogos, 7 vitórias, 1 empate, 2 derrotas (4v no mata-mata)

Sete de Outubro: 10 jogos, 6 vitórias, 1 empate, 3 derrotas (2v e 2d no mata-mata)

Banner Anuncie aqui, versão 6

***