Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 23 de maio de 2025

Aflore: evento leva cultura hip-hop a Cachoeira do Campo 

O evento gratuito, que acontece em escola pública do distrito, busca valorizar e fomentar a cultura periférica da região.

Maju é a produtora geral do Aflore.
Maju, produtora geral do Aflore, se apresentando no carnaval de Ouro Preto - Foto: Ane Souz

A Escola Estadual Padre Afonso de Lemos, em Cachoeira do Campo, vai receber neste sábado (24), a partir das 13h, o festival Aflore, que busca fomentar a cultura underground e hip-hop. O festival vai ter entrada gratuita e uma programação que promete agitar o distrito, com batalha de rima, sarau de poesia, apresentações de djs e mcs e muito mais. 

*** Continua depois da publicidade ***
***

Aflore

O evento é organizado pelo Coletivo Majuma, que promove arte, cultura e educação feita pelos e para os moradores da região. A cabeça por trás do Coletivo é a artista e produtora Maju. A idealizadora conta que o Aflore surgiu da vontade de levar à Cachoeira do Campo a referência da cultura hip-hop, que é tão forte em Mariana e Ouro Preto, mas que, pela distância, não consegue atingir o distrito. 

Dessa forma, se inspirou a realizar um evento em um lugar que tinha potencial e demanda, especialmente por ter morado muitos anos em Cachoeira enquanto era jovem. “É nostálgico revisitar a escola que estudei depois de anos. Eu saí como aluna e volto como produtora da cultura”, relembra Maju.

Além disso, Maju também foi influenciada pelos eventos realizados em parceria com o Vila Pobre, um coletivo formado por artistas e produtores que transformam palavras em movimento. Nesse sentido, nasceu Aflore, um projeto que une a cultura hip-hop à educação. 

“O Aflore surge da noção do que eu desejo que floresça a partir da cultura. Esse primeiro evento que estamos fazendo com o Majuma é só uma sementinha, para que possa criar uma árvore com fruto e sombra fresca, onde essas pessoas que estão efervescendo cultura possam manifestar sua arte”, conta Maju. 

A produtora também espera que o projeto seja regado constantemente, com a colaboração de escolas, professores e comunidade. 

Entre os destaques da programação estão o rapper e poeta Aquiles e a Dj Osupa, que vai levar o som brasileiro e latino com seu set. Além disso, a tradicional Batalha da Pracinha e o sarau, conduzido pelo Vila Pobre, também vão fazer parte da lineup e prometem convidar o público ao palco.

Completando o time das atrações, os djs Jahi e Coris Basoy, integrantes do Coletivo Majuma, também vão agitar o Aflore com seus sets cheios de identidade e atitude. 

Por fim, o festival também vai contar com espaço de exposição e troca de vivências que celebram o hip-hop em suas múltiplas expressões, representadas pelos saberes compartilhados entre os artistas e o público do evento. 

Produtora artística do Aflore, cercada por equipamentos e luzes.
DJAHI está por trás da produção artística do Aflore - Foto: Reprodução/Coletivo Majuma

A maior importância desse evento é trazer essa cultura da apreciação do território e dos seus artistas locais para dentro da cena de Cachoeira do Campo. Mostrar que a cultura, aliada ao papel da educação, também pode ser acessível e impactante naquele território”, completa Maju. 

A iniciativa faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Coletivo Majuma desde 2023, com o objetivo de fortalecer o movimento hip-hop, a cultura underground e a cena cultural independente nas margens de Ouro Preto. A realização é do Coletivo com apoio da Lei Aldir Blanc. 

Vale mencionar que Maju também foi uma peça importante e trabalhou como produtora para que o projeto Movimenta CDA fosse aprovado no Edital da Cultura Viva, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Ver mais sobre cultura

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Coletivo Majuma apresenta Aflore

O Coletivo Majuma nasceu do aniversário da produtora Maju. De início, a ideia era convidar alguns de seus amigos, djs e mcs para tocar na festa, e cobrar uma entrada de quem fosse comparecer. 

Como resultado e sem que percebesse, Maju tinha organizado um aniversário que atraiu muitas pessoas, uma vez que havia uma grande demanda e procura da comunidade jovem para eventos como esse.  “Assim, resolvemos fazer do Majuma mais do que uma festa de aniversário. Então isso marcou a minha história na área da produção, porque eu assumi esse lugar e depois continuei assumindo em outros projetos e eventos”, relata Maju.

Além da produtora Maju, o Coletivo também conta com outros cinco integrantes; o Victor (designer, dj e diretor de arte), o Tiago Santos (filmmaker), o Leonardo Miranda (fotógrafo), a Miriam (social media) e a Jahi Amani (dj e produtora artística). 

*** Continua depois da publicidade ***

Serviço

MAJUMA apresenta AFLORE – batalha de rima, break, graffiti, sarau e muito mais:

📅 24 de maio
⏰ 13h às 17h
📍 Escola Estadual Padre Afonso de Lemos, em Cachoeira do Campo

Confira a lineup: 

13h – Majuma Djs

13h30 – Sarau do Vila

14h10 – Dj Osupa

15h – Aquiles O Poeta, um dos integrantes do Movimento TT1

15h40 – Batalha da Pracinha

Para mais informações, basta acessar o instagram @coletivomajuma.

Foto de Maria Eduarda Marques
Maria Eduarda Marques, nascida em João Monlevade (MG), é aluna do 7º período de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto.