Agência Primaz-Ano 6

Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 29 de abril de 2024

Breno Estevão volta a comandar a pasta de Estradas Vicinais

Com longa trajetória e experiência na área, o secretário assumiu a pasta, pela primeira vez, em 2013, no governo anterior de Celso Cota

Posse de Celso Cota, em agosto, trouxe de volta o titular da Secretaria de TRansportes e Estradas Vicinais, de 2013 a 2015
Posse de Celso Cota, em agosto, trouxe de volta o titular da secretaria, de 2013 a 2015 – Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Breno Martins Estevão nasceu e foi criado em Mariana. Com 44 anos, é pai de três filhos e possui longa trajetória profissional, principalmente como encarregado de terraplanagem e especialista em pontes. Ingressou na Prefeitura de Mariana como pintor concursado, tendo exercido a função por três anos, até pedir afastamento para trabalhar em uma empresa privada, especialista em terraplanagem, contenção e drenagem. Retornou à prefeitura em 2009, realizando transportes de professores da sede para Barroca e, em 2012, iniciou sua trajetória na Secretaria de Transportes e Estradas Vicinais como coordenador, tornando-se secretário da pasta no ano seguinte e permanecendo no posto até o fim do mandato anterior de Celso Cota, em 2015.

Banner Anuncie Aqui versão 5

Convite e principais atribuições da Secretaria de Transportes e Estradas Vicinais

Breno retornou à Secretaria de Transportes e Estradas Vicinais este ano, após a posse de Celso Cota (MDB), ocorrida em agosto. O secretário afirma que compor o secretariado do prefeito Celso Cota é sempre um desafio, mas é também recompensador. “Trabalha muito, tem que ser eficiente, tem que atender as demandas de acordo com as necessidades, tem que ter qualidade, tem que ter carinho pela população de modo geral”.

Ao assumir, tratou de reorganizar a pasta e uma de suas primeiras medidas foi a contenção de gastos, com o desligamento de quatro pessoas do gabinete e corte em outras funções. Com isso, Breno afirma ter sido possível economizar uma média de R$400 mil mensais em despesas. Além disso, busca priorizar trabalhos como a recuperação de pontes danificadas e encascalhamento e forramento de estradas.

Entre as principais atribuições da Secretaria de Transportes e Estradas Vicinais estão os trabalhos de manutenção de estradas e suporte à Secretaria de Obras, apoiando, por exemplo, as operações de “tapa-buraco”.

O secretário destaca alguns desafios ao longo dos próximos meses, entre eles, forrar as estradas vicinais com cascalho em espessuras superiores, de modo a diminuir o tempo de deterioração deste material e melhorar as condições de locomoção dentro do município.

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Planejamento para o período de chuvas

Com a proximidade do período de chuvas, a questão da drenagem das estradas vicinais é um dos pontos mais importantes a serem tratados pela Secretaria, mas Breno assegura já estar havendo uma mobilização em conjunto com outras secretarias para a preparação das estradas para as chuvas de verão.

Além da compra de materiais essenciais para as obras necessárias, um extenso planejamento está sendo feito em pontos que apresentam um histórico de problemas durante o período de chuvas. Nesses locais, vem sendo feitas intervenções básicas, utilizando os recursos disponíveis na Secretaria. “Nós estamos com um pouco de dificuldade de encontrar cascalheiras, nós estamos licenciando. É um processo um pouco mais complexo, ficamos muitos anos sem cascalho com as medidas adequadas”, finaliza Breno Estevão

Banner Anuncie aqui, versão 4

***