- Mariana
Conheça projetos que fortalecem a prática da capoeira em Mariana
No Dia Mundial da Capoeira, projetos que celebram identidade, resistência e cultura afro-brasileira têm destaque na cidade.
- Maria Eduarda Marques
- Supervisão: Lui Pereira

Celebrada no dia 5 de julho, a capoeira carrega séculos de resistência e identidade afro-brasileira. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a prática mistura luta, dança e música, e hoje ocupa espaços importantes em Mariana por meio de projetos como a Associação de Capoeira Artes das Gerais de Mariana (ACAMAR) e o projeto Capoeira para Todos.
*** Continua depois da publicidade ***
***
A valorização da capoeira na região também se reflete no reconhecimento institucional de grupos que atuam há anos na preservação dessa tradição. Em 2023, o Grupo Terra Preta de Capoeira foi declarado de utilidade pública em Ouro Preto, assim como o ACAMAR, em 2021.
Dia Mundial da Capoeira
No dia 5 de julho é comemorado o Dia Mundial da Capoeira, instituído em 2009 durante a Primeira Convenção Internacional de Capoeira, no Azerbaijão.
A capoeira foi criada no Brasil colonial, ainda no século XVI, por escravizados que vieram de diferentes países da África como forma de resistir e se protegerem da violência usada pelos senhores de engenho e capitães do mato, que proibiam a prática da arte marcial. Nesse contexto, os praticantes adaptaram seus movimentos com o intuito de camuflar o real intuito da luta, e incorporaram então os elementos musicais e coreográficos à arte marcial.
Vale lembrar que a capoeira continuou proibida no país por muito tempo, tendo sua prática legalizada somente em 1937.
Em 2014, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco e é, no Brasil, uma importante ferramenta de ensino das culturas africanas e afro-brasileiras, instituída há 21 anos pela Lei 11.639/03.
Ver mais sobre cultura

Premiado musical infantil “Berenice e Soriano” chega à região

Terminal Turístico recebe exposição de Bruno Miné

Orquestra leva Lendas do Rock à Praça da Sé
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Onde participar de aulas de capoeira na região?
Associação de Capoeira Artes das Gerais de Mariana - ACAMAR
Sebastião Aquino Isabel, popularmente conhecido como Mestre Tuca, é o presidente da Associação de Capoeira Artes das Gerais de Mariana (ACAMAR), que tem o objetivo de resgatar valores da cultura afro-brasileira e promover na comunidade a prática da capoeira como elemento de identidade, a fim de mostrar a importância histórica e cultural desta arte.
Além disso, a ACAMAR busca cativar a comunidade para a prática como esporte e opção de lazer, seja pelos exercícios físicos, pela instrumentalidade, musicalidade ou por meio de outras atividades inerentes à capoeira.
As aulas técnicas acontecem na Arena Mariana e misturam musicalidade, dança (como maculelê), vivências (relatos de experiências de Mestres e alunos) e outras atividades, vertentes e expressões.
Para mais informações, como datas e horários, basta entrar em contato pelo instagram da Associação, que é vinculada à Fundação Internacional Artes das Gerais (FICAG).
*** Continua depois da publicidade ***

Projeto Capoeira para Todos
O projeto Capoeira para Todos integra o Programa de Incentivo à Cultura e à Diversidade da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que tem como objetivo promover a cultura afro-brasileira por meio da capoeira.
Além disso, também busca fortalecer os laços da comunidade no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), uma vez que o grupo leva a prática para dentro da universidade, alinhada ao acesso à história afro-brasileira e à promoção do bem-estar e da saúde mental.
As aulas do projeto vão ter início neste sábado (5), e vão acontecer todas as semanas, às 16h, no ICSA. Não é necessário ter conhecimento prévio e a participação é gratuita, aberta aos interessados.
Desse modo, é recomendado ir com roupas leves e confortáveis, que permitam a liberdade do movimento, e levar uma toalha para secar o suor durante a aula.
Para mais informações, basta acessar o instagram do projeto.
