Campeonato de Mariana pode ter bicampeão ou campeão inédito

Os finalistas do Campeonato Amador de Mariana foram conhecidos no último sábado (21). Depois de muita luta e emoção, Águia de Ouro e Sete de Outubro avançaram para a decisão do torneio na Primaz de Minas. O duelo será de equipes que, há um ano, viviam momentos bastantes distintos, mas também coincidente em um aspecto, já que são as atuais campeãs da 1ª e da 2ª divisão do Campeonato de Mariana, respectivamente.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Títulos de 2022
Em novembro de 2022, o Sete de Outubro derrotou o Mainart por 3 a 1, em Padre Viegas, e garantiu o título da divisão de acesso marianense. Naquele momento, torcedores e jogadores da equipe sequer imaginavam que, um ano depois, a situação a equipe estaria envolvida em mais uma decisão, agora a final da 1ª divisão.
O título do Águia de Ouro também aconteceu em Padre Viegas. O time bateu o Oito de Dezembro por 3 a 0, uma semana após a conquista do Sete, e venceu a série A de forma inédita.
Ver Mais

UFOP busca recursos em Brasília após corte orçamentário

Ouro Preto recebe 3ª edição de festival gastronômico

CEO da Cemig teria desviado verba pública para gastos de luxo
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Águia de Ouro volta a vencer o Oito de Dezembro e passa para a final da 1ª divisão em “jogo maluco”
Na primeira partida da semifinal, o Águia ganhou por 3 a 1, mas a vaga estava longe de estar definida. Além da força do Oito, o time das Cabanas contava com os desfalques de Igor da Estiva e Leone, empenhados no clássico entre Pontenovense e Primeiro de Maio, na cidade vizinha, que aconteceu simultaneamente.
Único do trio de ouro presente, André Carreiro jogou os primeiros 45 minutos e balançou as redes em um golaço, pouco depois do Oito de Dezembro perder um pênalti. No intervalo, o Águia vencia por 1 a 0 e viu o autor do gol também deixar à partida rumo ao dérbi de Ponte Nova.
O Oito de Dezembro ativou o ataque total e conseguiu virar a partida, com gols de Gabriel Pardal e Kennedy. A equipe de Cachoeira do Brumado até emplacou uma forte pressão, mas não conseguiu levar a decisão para os pênaltis. Pelo contrário, já na reta final, Lucas Rodrigues e Renato recolocaram o Águia de Ouro na frente.
Com a vitória por 3 a 2, o esquadrão comandado por Rivaldo Félix avançou para sua segunda final da 1ª divisão consecutiva, com placar agregado de 6 a 3.

Sete de Outubro chega à final inédita em classificação épica
Meninos da Vila e Sete de Outubro fizeram um jogo fraco tecnicamente. O MdV lutava para manter a vantagem conquistada no primeiro duelo com a vitória por 2 a 1, enquanto um desfalcado Sete tentava empurrar o adversário com a força de sua torcida.
Nandinho, Danilo e Pablo fizeram falta para o time do Sumidouro, que ainda viu Higor sair lesionado no primeiro tempo. O técnico Márcio Tomaz precisou usar o banco de reservas e apostou na experiência de Nelinho e Guilé, além de outras opções ofensivas.
Quem brilhou mesmo, porém, foram o goleiro Douglas e o zagueiro Edgar, que impediram o adversário de abrir o placar em diferentes momentos. O xerifão, inclusive, foi o herói no tempo regulamentar. Ele marcou o gol da vitória do Sete de Outubro aos 52 minutos do segundo tempo, quando tudo parecia perdido.
Nos pênaltis, o Sete de Outubro repetiu o roteiro da classificação contra o Morro Santana. Douglas defendeu uma cobrança e coube a Guilé bater a penalidade que sacramentou o avanço do time.
Até essa edição, o Sete nunca havia conseguido se manter na primeira divisão. Depois de quebrar inúmeros tabus e chegar à histórica e inédita final, o time comemorou com uma festa contagiante de sua torcida na Arena Parque das Laranjeiras.

*** Continua depois da publicidade ***
Decisão do Campeonato de Mariana, edição 2023
As partidas da final da 1ª divisão estão marcadas para 28 de outubro e 4 de novembro. Por ter melhor campanha na fase de grupos (13 pontos), o Sete de Outubro vai ser o mandante da partida de volta da fase final.
Campanhas completas dos finalistas
Águia de Ouro: 10 jogos, 7 vitórias, 1 empate, 2 derrotas (4v no mata-mata)
Sete de Outubro: 10 jogos, 6 vitórias, 1 empate, 3 derrotas (2v e 2d no mata-mata)

***