Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 19 de maio de 2024

Gerdau leva bandas das cidades onde produz aço para tocar no Rio de Janeiro

Concurso musical, que terá Ivete Sangalo como embaixadora, vai selecionar duas bandas para show especial na capital fluminense

Compartilhe:

Gerdau leva bandas das cidades onde produz aço para tocar no Rio de Janeiro
A apresentação maravilhosa será em um palco emblemático e está marcada para a mesma data do Rock In Rio | Foto: Pixabay
A Gerdau anunciou na tarde dessa sexta-feira (5) um novo concurso musical. A ideia do projeto “Gerdau, me leva pro Rio!” é fomentar a produção cultural local, apoiando bandas da cena independente das regiões em que a companhia produz aço, nos estados do Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

O projeto terá a rainha do axé, Ivete Sangalo, como embaixadora. As duas bandas finalistas vão tocar em um palco inédito no Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 11 de setembro, mesmas datas e cidade da edição 2022 do Rock in Rio. Vale lembrar que a empresa é patrocinadora do festival neste ano, mas não confirma a integração do projeto com o RIR. O concurso também conta com a parceria de Rodolfo Simor, produtor e músico indicado ao Grammy Latino, que lidera a produtora musical Estúdio Bravo.

Segundo Pedro Torres, líder de comunicação e marca da Gerdau, a empresa busca ampliar seus investimentos na promoção da inclusão cultural nas regiões em que mantêm suas operações. Ele destaca que, ainda que a siderúrgica apoie eventos de grandes proporções, como o Rock in Rio e a turnê do cantor João Bosco e Orquestra de Ouro Preto, o foco está em apoiar profissionais não conhecidos pelo grande público. “Esse concurso é mais uma forma de retribuirmos o carinho, o acolhimento e a parceria das cidades onde operamos. […] É uma oportunidade para aqueles que produzem música ainda de forma anônima, em regiões onde produzimos o nosso aço, mas que um dia podem estar em um dos festivais e palcos mais importantes do mundo”, destaca.

Ivete Sangalo também manifestou a sua satisfação em fazer parte desse projeto. “Fico muito feliz em me juntar à Gerdau mais uma vez para fazermos o bem. É uma grande satisfação fazer parte de uma iniciativa que valoriza nossa música, nossa cultura e que abrirá portas para novos talentos de várias regiões do Brasil. Acredito que concursos que abrem novas portas são fundamentais para termos a nossa cultura valorizada”, declara.  

Inscrições e regulamento

O concurso é destinado às bandas independentes e que tocam música autoral, com até cinco integrantes e com pelo menos um dos músicos original das cidades de Barão de Cocais, Congonhas, Divinópolis, Itabirito e Ouro Preto (MG); Caucaia e Maracanaú (CE); Araçariguama, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba (SP); Araucária (PR); Recife (PE); Charqueadas e Sapucaia do Sul (RS) e Rio de Janeiro (RJ).

As inscrições vão até o dia 18 de agosto, pelo site do concurso. A banda participante deve enviar um vídeo ou áudio com performance de música autoral, inédita e registrada em algum órgão competente, no formato mp3 ou mp4, e duração de até cinco minutos. 

Após a inscrição, o material passará pela avaliação de uma comissão julgadora, que levará em conta critérios como performance e interpretação; arranjo e composição e cumprimento das regras do concurso. As duas bandas finalistas, que tocarão no Rio de Janeiro em setembro serão anunciadas em 23 de agosto.  

Serão três grandes prêmios. O primeiro e principal será a realização de um um pocket show, de até 10 minutos, num local emblemático no Rio de Janeiro, o que irá proporcionar uma grande visibilidade para a banda. Também haverá a entrega do troféu “disco de aço” e uma consultoria artística do produtor Rodolfo para os vencedores.

*** Continua depois da publicidade ***

Gerdau e a música

Visando uma maior expansão de sua marca, a Gerdau está se inserindo cada vez mais no universo musical. O apoio ao Rock In Rio deste ano contará com a maior cenografia do Palco Mundo na história do festival, feito com 200 toneladas de aço para a sua confecção.

Além do Rock In Rio, a siderúrgica também tem apoiado várias iniciativas culturais em Minas Gerais, como o concerto comemorativo de aniversário de 120 anos da Gerdau com João Bosco e Orquestra Ouro Preto, cuja base foi uma turnê pelas cidades mineiras onde a empresa atua. A Orquestra continua em cartaz, desta vez com apresentação ao vivo da trilha de “O Garoto”, de Charles Chaplin. 

Além disso, a Gerdau promove a turnê estadual da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e patrocina o Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto, “Tudo é Jazz”, que é pioneiro no estado e completa 20 anos em 2022. A empresa já havia promovido a primeira edição do festival, em 2002. 

Sobre a Gerdau

Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. 

Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em nove países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. 

A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. Suas ações estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

***