- Ouro Preto
Cia Candongas apresenta peça interativa “Uiraçu” neste sábado
Em um mundo distópico controlado pela "Uniformidade", o Bando Uiraçu luta pela liberdade. E você decide os rumos da história!
Com personagens inspirados em figuras históricas como Maria Felipa, João Cândido e Zuzu Angel, o espetáculo “Uiraçu” transforma o teatro em um jogo interativo, em que o público decide os rumos da narrativa, interagindo pelo celular e ajudando a revelar o traidor. Criada pela Cia Candongas, grupo teatral de Belo Horizonte, a montagem estreia em Ouro Preto neste sábado (5), propondo uma reflexão lúdica e coletiva sobre resistência, repressão e cidadania no Brasil. A apresentação tem entrada gratuita e vai ser realizada no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Espetáculo Uiraçu
Uiraçu é não só um espetáculo teatral, como também um jogo, em que cada espectador é um jogador e um componente importante no desenvolvimento da história.
A peça faz uma homenagem a revoluções e revolucionários brasileiros, com arquétipos de Maria Felipa (Independência do Brasil), Luzia Pinta (Inquisição no Brasil), Sepé Tiaraju (Guerra Guaranítica), João Cândido (Revolta da Chibata), Dadá (Cangaço), Zuzu Angel (Ditadura Militar) e o Profeta Gentileza (Capitalismo), inspirações para as construções dos personagens que formam o Bando Uiraçu.
Estes personagens sofrem a repressão de um poder imperial chamado Uniformidade. Para compor a dramaturgia do julgamento ao qual os “Uiraçus” são subjugados, a Cia Candongas se baseou na reunião presencial dos Conjurados Mineiros para a leitura da primeira sentença, das duas enviadas pela coroa, que condenou a maioria dos envolvidos à morte.
Assim como aconteceu na Conjuração Mineira, o espetáculo também explora a opressão colonial, a reação dos réus e os desdobramentos desta sentença no desencadear de seus dramas.
“Em Uiraçu, o público presente tem o poder de agir para influenciar os rumos e o final da história que acontece ao vivo durante o espetáculo, através do jogo. A Companhia acredita que o espetáculo propõe uma metáfora prática e lúdica do exercício de cidadania por meio de interação presencial e virtual”, explica Gustavo Bartolozzi, gestor da Cia Candongas.
A peça é dirigida pelo renomado Paulo Flores, fundador do grupo teatral gaúcho “Ói Nóis Aqui Traveiz” e traz no elenco Carolina Cândido, Chica Reis, Gustavo Bartolozzi, Rogério Gomes e Wesley Simões. O texto foi escrito pelo Núcleo de Dramaturgia da Candongas, formado por Bartolozzi e Guilherme Théo, com orientação Anderson Feliciano.
O projeto é realizado pela Cia Candongas por meio de Emenda Parlamentar no âmbito do Termo de fomento 943419/2023 firmado com a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), e conta com o apoio institucional do Departamento de Artes Cênicas (DEART) e do Centro de Artes e Convenções da UFOP.
Ver mais sobre cutura

Agentes culturais participam de Conferência Municipal de Cultura

Órgão Arp Schnitger volta para celebrar 280 anos da Diocese

Gravação de clipe anima Praça Minas Gerais
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Companhia Candongas
A Cia Candongas é um grupo teatral mineiro, criado em meados dos anos 90 em Belo Horizonte, que busca valorizar a cultura popular brasileira. O processo formativo tinha como foco o “ator-operário”, que consiste em um ator que, além de sua atuação artística, também desempenha funções técnicas e manuais em um espetáculo teatral.
O grupo tem ações ampliadas no seu campo de atuação e também desenvolve trabalhos de natureza didático-social, com oficinas de formações artísticas e culturais ofertadas no Centro Cultural Casa de Candongas, localizado no bairro Santa Cruz, na capital.
Dessa forma, o espaço tornou-se referência cultural para a comunidade local.
A Cia Candongas tem como objetivo, a partir do espetáculo Uiraçu, fazer o Circuito do Ouro que saiu de Minas Gerais durante o império, indo até cidades onde histórias, memórias e personagens do espetáculo criaram vida na realidade. Nesse sentido, além de Ouro Preto, Uiraçu será apresentado em Diamantina e Rio de Janeiro em julho.
*** Continua depois da publicidade ***
Serviço
“Uiraçu” – Cia Candongas em Ouro Preto
Data: 05 de julho, sábado
Horário: 19h
Duração: 1h20
Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP, Rua Diogo de Vasconcelos, nº 328, Pilar
Classificação etária: 16 anos
Os ingressos são gratuitos e retirados via Sympla. Após adquirir o ingresso, o espectador deve entrar no site e criar seu avatar do jogo. Também é necessário chegar com 30 minutos de antecedência para o cadastro.
O site “Guia Uiraçu” funciona como uma linha do tempo de qualquer rede social. As informações aparecem sempre no topo da lista entre uma cena e outra, pedindo para que as pessoas participem, joguem, apostem e respondam questões que no final ajudam a definir o final da história.
Confira nossa Agenda Cultural para ficar por dentro de outros eventos da região.