“Minhas mãos permanecem trêmulas, mas também permanecem limpas”, diz Newton Godoy em lançamento oficial de campanha

Evento acionou memória de João Ramos Filho e gerou aglomeração no centro de Mariana.

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Newton Godoy garante que fara uma campanha e uma gestao limpas. Foto Marcelo Sena.Agência Primaz
Newton Godoy garante que fará uma campanha e uma gestão limpas. Foto Marcelo Sena/Agência Primaz

Com o lema “Confiança e Experiência”, a chapa Newton Godoy/Tenente Freitas lançou oficialmente neste domingo (27) a campanha para concorrer à Prefeitura de Mariana. Assim como na convenção do Cidadania, o evento aconteceu no Coliseum e contou com a presença de apoiadores, lideranças políticas e os agora candidatos a vereador pela coligação composta por PSD, PDT, PODE, PATRIOTA, PMB e PSB.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Na tarde deste domingo (27), o Coliseum foi o local escolhido para o lançamento oficial da campanha de Newton Godoy e Tenente Freitas como candidatos ao Poder Executivo Municipal de Mariana nas Eleições 2020. O evento teve a participação de apoiadores, membros da atual gestão, lideranças políticas, além de candidatas e candidatos à Câmara. Os partidos tinham até o dia 26 de setembro para registrarem as candidaturas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral.

O candidato a prefeito garantiu que a campanha e uma eventual gestão serão “limpas” e rebateu críticas de que não teria “energia” para contribuir com a atual gestão. “Há quatro anos falaram que eu não tinha condição de participar do governo por eu ter Parkinson. Disseram que eu tava muito doente, muito acabado e que eu não teria energia para participar do governo. Não só tive essa energia, como em quarenta anos de vida política, minhas mãos continuam limpas, mesmo estando trêmulas.”

“Disseram que eu estava muito doente, muito acabado e que eu não teria energia para participar do governo. Não só tive essa energia, como em quarenta anos de vida política, minhas mãos continuam limpas, mesmo estando trêmulas.” (Newton Godoy)

“Fizemos um plano de governo que levará Mariana a um novo patamar. Com seriedade e cumplicidade entre o povo e o governo, de melhoria das condições de vida para todos que aqui moram ou que nasceram aqui. Eu sei o que fazer e vou fazer o que precisa ser feito, mantendo o que está dando certo, corrigindo o que precisa ser corrigido e inovando no que for preciso para melhorar”, argumentou Newton Godoy.

Na disputa por uma vaga na Câmara de Mariana, Zezinho do Bento disse que acompanha Newton Godoy “desde a época de João Ramos” e comentou como será a relação com a Fundação Renova caso seja eleito. O candidato era morador do distrito de Bento Rodrigues quando aconteceu o rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015. “A minha luta é enorme em torno dos atingidos. Eu defendo toda a nossa comunidade de Bento Rodrigues, assim como também os outros atingidos. Onde a lama passou, se precisarem de mim, eu estou à disposição. A luta é muito grande e se for eleito, vai ser melhor ainda, porque com os recursos a gente vai poder lutar pelos nossos direitos. Estamos, de novo, juntos por Mariana e, se Deus quiser, a vitória será nossa. Pode ter certeza, o povo marianense quer mudança então nós vamos mudar muita coisa para melhor.”

“A Fundação Renova anda debaixo do meu sapato porque eu estou lá para cobrar o que é de direito nosso. O que é nosso direito, nós temos que adquirir. De um jeito ou de outro. Eu estou lá todos os dias cobrando e eles estão me atendendo”. (Zezinho do Bento)

Memória de João Ramos

O lançamento da campanha de Newton Godoy aconteceu no dia em que João Ramos Filho, ex-prefeito de Mariana por 3 mandatos e assassinado em 2008, completaria 91 anos. No evento de ontem, Newton lembrou que João Ramos foi seu padrinho político e incentivou sua participação na eleição municipal de 1996, quando concorreu ao lado de Duarte Eustáquio Gonçalves, pai do atual prefeito, ficando em segundo lugar, com apenas 26 votos a menos que o vencedor do pleito.

Sobre a utilização da imagem do ex-prefeito na campanha, Edernon disse que isso não será uma prática adotada pela chapa. “A gente tem todo o respeito pela memória do ex-prefeito João Ramos. Ele foi lembrado aqui hoje de uma maneira muito bem contextualizada, porque o Newton Godoy entrou na política pelas mãos de João Ramos. E hoje seria o aniversário natalício do ex-prefeito. E ele foi lembrado de uma maneira respeitosa, mas a gente de maneira alguma vai utilizar uma pessoa que já faleceu, uma pessoa que é digna de todo respeito, como cabo eleitoral, de maneira oportunista. Nós não vamos fazer isso.”

Em entrevista à Agência Primaz, Duarte Eustáquio Gonçalves elogiou o candidato por sua transparência, honestidade e inteligência. Em relação à eleição realizada há 24 anos, Duarte foi enfático: “Eu sempre digo que na época quem perdeu não fomos nós, quem perdeu foi Mariana. Se Mariana tivesse eleito o Newton, a nossa história seria outra”.

Pai do atual prefeito, Duarte Gonçalves concorreu como vice de Newton Godoy em 1996. Foto: Marcelo Sena/Agência Primaz
Pai do atual prefeito, Duarte Gonçalves concorreu como vice de Newton Godoy em 1996. Foto: Marcelo Sena/Agência Primaz

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Marcou mal, Marco Mól

Cogitado como candidato a prefeito pelo mesmo grupo, o empresário Marco Mól discursou durante o lançamento oficial da campanha de Newton Godoy. Em sua fala, no entanto, o empresário criticou a gestão educacional municipal, com IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) inferior ao de pequenas cidades próximas, como Diogo de Vasconcelos e Acaiaca, que têm arrecadação muito menor que Mariana. Ao lado de Duarte Jr. e Newton Godoy, atuais prefeito e vice, o discurso de Marco Mól estava sendo transmitido ao vivo e as gravações já estão sendo usadas por adversários.

Evento gerou aglomerações

Questionado sobre os cuidados com a pandemia de Covid-19 e as recomendações sanitárias para se evitar a proliferação da doença, Edernon Marcos, um dos coordenadores da campanha, disse que foram tomados “todos os cuidados necessários”. “As pessoas tiveram a temperatura medida na entrado do galpão, as pessoas tiveram à disposição álcool em gel, fizemos marcações no piso para manter o distanciamento social. E a gente preza muito por essa questão das orientações sanitárias. É certo que alguma pessoa, às vezes, não respeitou o distanciamento e a gente chegou perto dessa pessoa, conversou… Mas a ideia é a gente, justamente, fazer a festa da democracia, que é o processo eleitoral, mantendo as orientações sanitárias, especialmente em relação ao distanciamento social e a gente vai cuidar muito disso”, finalizou Edernon Marcos Pereira.

Mesmo com disponibilização de álcool gel, evento gerou aglomeração no centro de Mariana. Foto: Marcelo Sena/Agência Primaz
Mesmo com disponibilização de álcool gel, evento gerou aglomeração no centro de Mariana. Foto: Marcelo Sena/Agência Primaz
Mesmo com disponibilização de álcool gel, evento gerou aglomeração no centro de Mariana. Foto: Marcelo Sena/Agência Primaz
Mesmo com disponibilização de álcool gel, evento gerou aglomeração no centro de Mariana. Foto: Marcelo Sena/Agência Primaz

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES