Newton Godoy e Tenente Freitas formam a chapa da situação na disputa pela Prefeitura de Mariana

Convenção do Cidadania teve presença de políticos de outros 5 partidos, além de membros da atual gestão

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Chapa quer dar continuidade ao trabalho do prefeito Duarte Jr. Foto: Pedro Ferreira
Chapa quer dar continuidade ao trabalho do prefeito Duarte Jr. Foto: Pedro Ferreira

Em convenção realizada ontem à noite (15) no Coliseum, o partido Cidadania de Mariana confirmou Newton Godoy, atual vice-prefeito, como candidato a chefe do Poder Executivo nas Eleições 2020. Além disso, a convenção registrou as candidaturas à Câmara Municipal pelo Cidadania e apresentou oficialmente o vereador Tenente Freitas (Patriotas) como vice de Newton.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Quem constrói? Newton Godoy”. Estas foram as palavras de ordem que o vereador e presidente municipal do PDT, Geraldo Sales (Bambu), tentou emplacar durante a convenção do partido Cidadania de Mariana, realizada na noite desta terça-feira (15). O evento foi marcado pela apresentação oficial de Newton Godoy e Tenente Freitas como candidatos a prefeito e vice pela coligação majoritária e pela apresentação e registro das 17 candidaturas do Cidadania ao Poder Legislativo. A convenção do Cidadania teve presença de lideranças políticas, secretários municipais, candidatos e presidentes dos partidos PDT, PSD, PSB, Patriotas e Podemos.

O vice-prefeito e candidato pelo Cidadania, Newton Godoy, disse ter uma “proposta honrada de desenvolvimento” para Mariana e promete corrigir “pequenas falhas” que possam ter sido cometidas na gestão atual. “A gente tem uma proposta séria para Mariana, uma proposta honrada de desenvolvimento e correção de pequenas falhas que a gente possa ter cometido na administração, para que sejam conduzidas de maneira que proporcionem o melhor para Mariana. Venho muito confiante, graças a Deus.”

“A gente tem uma proposta séria para Mariana, uma proposta honrada de desenvolvimento e correção de pequenas falhas que a gente possa ter cometido na administração atual”. (Newton Godoy)

Newton Godoy também elogiou a escolha do vereador Tenente Freitas para compor a chapa. “O Tenente Freitas é um cidadão honrado, uma pessoa com um caráter limpo e ilibado também. O que eu mais espero dele, e tenho certeza que o terei, é o companheirismo, a amizade e a fidelidade ao nosso propósito.”

Nossa reportagem ouviu o atual vereador Tenente Freitas (Patriotas), candidato a vice-prefeito, sobre a construção da aliança com Newton Godoy (Cidadania), especialmente em relação à situação criada ainda em 2016, quando os dois disputaram a indicação a vice na chapa de Duarte Júnior. “Nos momentos de decisão [política], com o envolvimento de muitas pessoas, às vezes acontece que uma fala de um ou de outro chegue ao ponto de magoar. Fica um resquício de que poderia ser diferente, mas isso é normal, é comum até nos relacionamentos pessoais da gente”, relembrou Freitas. Mas ressalvou que, essas são questões superadas: “Na verdade fiquei dois anos na base do atual governo e depois percebi que [a situação] não estava legal. Mas as críticas que a gente fez, dentro do papel do vereador de criticar e cobrar as coisas que não estão corretas, foram críticas produtivas, bem fundamentadas, tentando questionar alguns pontos que não estavam bem explicados”.

“O mais importante é que a minha fala, a minha postura, agrada a gregos e troianos. Eles sabem que eu sou muito de grupo, eu tento ajudar e tento contribuir”. (Tenente Freitas)

Além do prefeito, chapa terá o apoio de Marco Mól e de vereadores do Cidadania. Foto: Lui Pereira/Agência Primaz.
Danilo Brito revela que desistiu de candidatura depois de primeiro óbito por Covid-19 em Mariana. Foto: Lui Pereira/Agência Primaz
Futuro do Cidadania em Mariana está atrelado ao desempenho de Newton Godoy e Juliano Duarte nas Eleições 2020. Foto: Lui Pereira/Agência Primaz
Mesmo com cadeiras demarcadas, distanciamento social recomendado não foi cumprido, além de muitas máscaras no queixo. Foto: Lui Pereira/Agência Primaz
Mesmo com cadeiras demarcadas, distanciamento social recomendado não foi respeitado. Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Em relação ao seu “retorno” ao grupo da atual administração municipal, o vereador ressalta sua facilidade de trânsito entre as várias correntes políticas de Mariana, com sólidas amizades com integrantes de diversos grupos. “O mais importante é que a minha fala, a minha postura, agrada a gregos e troianos. Eles sabem que eu sou muito de grupo, eu tento ajudar e tento contribuir”, destacou Freitas, dizendo que tanto ele quanto o Patriotas trazem para a coligação as preocupações e contribuições relacionadas às áreas de saúde, educação e segurança, principalmente com o enfoque de prevenção.

“A gente tem a confiança que, pelo passado do Freitas, ele vai somar muito. Foi um grande presidente [da Câmara], quer o bem de Mariana, fez críticas ao governo que precisam ser respeitadas, e eu espero que eles possam fazer o que eu não fui capaz de fazer (Duarte Jr.)

Ouvido pela Agência Primaz, o prefeito Duarte Júnior afirmou que “nós escolhemos o que nós acreditamos ser o melhor para Mariana”, referindo-se ao histórico do candidato do Cidadania. “Ele [Newton] tem condições de fazer por Mariana um futuro muito melhor. Com uma possibilidade muito maior de receita, com sua experiência, ele vai poder solucionar os problemas que não foram solucionados pela nossa gestão” declarou Duarte. Em relação ao desenvolvimento do processo e construção da chapa para prefeito e vice, Duarte ressaltou o caráter coletivo da decisão que culminou com a escolha do nome do Tenente Freitas. “A gente tem a confiança que, pelo passado do Freitas, ele vai somar muito. Foi um grande presidente [da Câmara], quer o bem de Mariana, fez críticas ao governo que precisam ser respeitadas, e eu espero que eles possam fazer o que eu não fui capaz de fazer”, finalizou o atual prefeito.

Na disputa da Câmara

Candidato a reeleição e presidente do Cidadania, o vereador Juliano Duarte trabalha com a possibilidade do partido ocupar 4 lugares na próxima legislatura da Câmara de Mariana. O Cidadania registrou 11 candidatos e 6 candidatas ao Poder Legislativo. “Somos hoje o maior partido de Mariana, com 3 vereadores eleitos. É a maior bancada da Câmara Municipal. E viemos fortes com ótimos 17 nomes que hoje compõem a nossa coligação. A nossa meta é fazer 4 vereadores, porque temos bons nomes atuantes e ótimas surpresas que chegaram na nossa coligação, além de ter a majoritária.”

*** Continua depois da publicidade ***

Edson Agostinho de Castro (Leitão), atual presidente da Câmara, também tentará retornar ao Poder Legislativo em 2021 pelo Cidadania. Para isso, o vereador disse que é preciso “trabalhar”. “Agora é trabalhar. O segredo da política é você trabalhar. Eu costumo dizer que você não ganha política sentado na cadeira, não.”

Entre as promessas do Cidadania para renovação da casa de leis está Tikim, que aposta na projeção das redes sociais para apresentar suas ideias e denúncias. “A população carente está cansada de um político que chega e fala que vai fazer. Ela quer gente que faz. Eu estou mostrando no dia a dia que dá para fazer. Quando eu falo que dá é porque dá!”. Apresentado no partido da atual administração, Tikim garantiu que, se for eleito, terá uma atuação imparcial em defesa da população. “Quando a gente vai para mostrar um problema, não é para criticar. É mostrar e buscar a solução. De crítica o mundo já está cheio, a pessoa precisa ser menos crítica e resolver mais os problemas”.

Celso Félix, portador de necessidades especiais, concorre pela segunda vez à Câmara de Mariana e declara sua opção pelo Cidadania por afinidade pessoal com o atual prefeito e também pelas ideias do partido. Morador de Passagem de Mariana, Celso tem como principal missão representar aqueles que são marginalizados principalmente em termos de mobilidade e acessibilidade. “Tem muita coisa pra fazer. A acessibilidade, tanto em Mariana quanto em Passagem, deixa muito a desejar ainda. Quero trabalhar para que portadores de deficiências e também idosos possa ter mais acesso a restaurantes, lanchonetes, eventos sociais e, principalmente no transporte, que deixa muito a desejar aqui em nossa região”. declarou Félix.

Apoio da atual gestão

Além do prefeito Duarte Júnior, a convenção do Cidadania contou com a presença de alguns secretários municipais da atual administração. Entre eles, está Danilo Brito, secretário de saúde, que disse estar à disposição da campanha, não somente na área compreendida por sua pasta. “A minha área é formação de planejamento. Então eu posso contribuir na área da saúde e também em outras áreas”.

Danilo também comentou a intenção que tinha de ser candidato nas Eleições 2020, frustrada depois da primeira morte por Covid-19 no município. “Foi uma decisão muito difícil. O registro tinha que ser feito até 4 de abril e nós tivemos o primeiro óbito no dia 1º. Então seria muito difícil não continuar, mesmo sabendo que, por estar à frente de um grupo, eram muitas oportunidades. Eu tenho um grupo muito forte na secretaria de saúde hoje e não tinha como eu abandoná-los para concorrer às eleições.”

Erivelton Vasconcelos, secretário de desenvolvimento social, defende a candidatura de Newton e disse que está ajudando a escrever o plano de governo. “Estou apoiando na construção do plano de governo e eu tenho um apreço muito grande pelo Newton. Normalmente se entra em prefeitura por indicação. O Newton me ligou sem me conhecer.”

Já Edernon Marcos, secretário de governo, argumenta que Mariana terá uma transição “tranquila” de mandatos, independentemente do resultado das eleições. “A gente ainda tem um grande caminho a percorrer até o fim do mandato. Mas a gente sabe que a transição vai ser tranquila, porque as questões relacionadas a prestações de contas do município e, especialmente, a condução administrativa do município nos dá a tranquilidade de que está tudo em perfeito estado”.

Militante do PT/Mariana desde os 14 anos de idade, Edernon também comentou o racha no Partido dos Trabalhadores, que culminou na confirmação da candidatura do vereador do partido, Cristiano Vilas Boas, a vice-prefeito na chapa encabeçada por Celso Cota. “É com tristeza no coração que a gente vai ter que fazer campanha contra o PT. Mas eu não farei campanha contra o partido e, sim, contra essa decisão. Entendo que o partido tomou uma decisão errada e maioria dos membros históricos, dos petistas de verdade, não concordam com essa ligação.”, finalizou Edernon Marcos, secretário municipal de governo.

Veja Mais