Anunciado mais um óbito por suspeita de COVID-19 em Mariana

*

Atualizado em 04/04/2020 às 00:04, por Luiz Loureiro e Lui Pereira.

Danilo Brito, durante coletiva de imprensa com transmissão ao vivo

Captura de vídeo de Danilo Brito, secretário de Saúde de Mariana, durante coletiva de imprensa com transmissão ao vivo

Durante coletiva realizada nesse sábado (04), o Secretário de Saúde de Mariana, Danilo Brito anunciou mais um óbito suspeito por coronavírus na cidade. Trata-se de uma pessoa do gênero masculino, com 41 anos, encontrado em óbito, em sua residência, pela guarnição local da Policia Militar, por volta das 22 horas desta sexta-feira (03). Também participaram da coletiva o prefeito Duarte Júnior e a Dra. Danuta Niquini, responsável técnica pela área de urgências e emergências da Secretaria Municipal de Saúde. Danilo Brito informou que um teste rápido realizado deu resultado positivo para dengue e negativo para Covid-19. A Secretaria de Saúde aguarda o resultado oficial da Funed para o teste padrão, em função da possibilidade de um resultado falso-positivo do teste rápido, inclusive com a possibilidade de, dependendo do laboratório, o teste rápido apresentar apenas 25% de sensibilidade.

/apidata/imgcache/29dbe2d859113a8d297f76f1275030e8.png?banner=postmiddle&when=1770714060&who=345

De acordo com informações obtidas pela reportagem da Agência Primaz, o óbito é de um aluno de pós-graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Aproximadamente 25 minutos após a publicação desta matéria, a UFOP publicou nota oficial confirmando o falecimento de um aluno, no município de Mariana, ocorrida na noite de ontem, 03/04″. A nota é encerrada com a declaração que a“direção da UFOP se solidariza com familiares e colegas, lamenta o ocorrido, e informa que o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da universidade está acompanhando o caso“.

/apidata/imgcache/c4174d5a49d766513eaf1d561bbebd82.jpeg?banner=postmiddle&when=1770714060&who=345

Atualização

Pouco antes das 19h deste sábado, a UFOP atualizou a nota oficial, agora chamada de Nota de pesar e esclarecimento. Na atualização a instituição afirma que o falecido era “um pesquisador de pós-doutorado”.

Por telefone, o comandante interino da 239ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais, sediada em Mariana, Tenente Mota, informou que a ocorrência foi atendida pela guarnição nesta sexta-feira (03), por volta das 22 horas. O chamado foi feito por amigos do falecido, que não conseguiram contato com o mesmo, depois de terem sido informados que ele não estava sentindo-se bem. No local, o corpo foi encontrado ao lado de medicamentos contra gripe e febre, sendo acionado o serviço funerário, para a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML). O comandante da PM não soube esclarecer se o corpo foi levado para o IML de Itabirito ou de Belo Horizonte.

/apidata/imgcache/8d6a8af0440e37cb081093b7fbf8fad4.png?banner=postmiddle&when=1770714060&who=345

Nota da Redação

A Agência Primaz de Comunicação não se fez representar fisicamente na coletiva convocada pela Prefeitura e encaminhou à assessoria de comunicação do prefeito manifestação de estranheza e preocupação em relação à convocação de uma coletiva “presencial”, considerando que a administração municipal vem insistentemente publicando recomendações e apelo para respeito ao isolamento social. Este questionamento foi encaminhado pela rede social durante a coletiva, mas não obteve resposta do prefeito ou dos demais participantes.


Luiz Loureiro

É jornalista graduado pela UFOP, fundador, sócio proprietário e editor chefe da Agência Primaz de Comunicação.