- Brasil
Lei oferece oportunidades à população em situação de rua
Qualificação profissional e elevação da escolaridade são objetivos da lei
- Marina Ferreira
- Supervisão: Luiz Loureiro

No dia 16 de janeiro, o presidente Lula sancionou a lei nº 14.821/24, que institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua (PNTC PopRua) e fornece ferramentas para que essa população tenha acesso ao trabalho, à renda, à qualificação profissional e à elevação da escolaridade. A medida teve origem no projeto de lei proposto pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e é a primeira lei federal que institui uma política nacional para pessoas nessa situação. Um auxílio financeiro também vai ser transferido àqueles que participarem de cursos de qualificação, para custeio de alimentação e transporte.
*** Continua depois da publicidade ***

***
O texto da lei define população em situação de rua como “o grupo populacional heterogêneo que tem em comum a falta de moradia e utiliza os logradouros públicos como espaço de moradia e de sustento”, e o objetivo é fornecer meios para o alcance da autonomia financeira dessas pessoas, por meio de contratação e de cursos de qualificação profissional. O trabalho como ferramenta para redução de danos, no caso de pessoas com problemas com álcool e drogas, também está incluído nos objetivos da PNTC PopRua.
Para a aplicação da medida, vão ser consideradas condições de saúde, faixa etária, origem e relações com trabalho e família. A lei exige que o poder público ofereça uma rede de Centros de Apoio ao Trabalhador em Situação de Rua (CatRua), para orientação profissional, garantia de acesso ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), treinamentos e emissão de documentos pessoais e carteira de trabalho.
Ver Mais

Crédito do Trabalhador permite trocar dívidas por juros menores

UFOP busca recursos em Brasília após corte orçamentário

Ouro Preto recebe 3ª edição de festival gastronômico
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Educação e auxílio financeiro à população em situação de rua
A PNTC PopRua pretende promover a inclusão de adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos em programas de aprendizagem; e crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho infantil no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) também deve dar prioridade aos adolescentes em situação de rua.
Aos participantes de cursos de qualificação profissional, e que busquem elevação da escolaridade, vão ser transferidas bolsas de incentivo financeiro, denominadas Bolsas de Qualificação para o Trabalho e Ensino da População em Situação de Rua (Bolsas QualisRua), para custear alimentação e deslocamentos relacionados às atividades dos cursos, capacitações e ambiente escolar. O auxílio é cumulativo e não impede o recebimento de bolsas de outros programas sociais. A lei também garante o acompanhamento pedagógico, assistência estudantil e acesso ao ensino superior.
Plano Ruas Visíveis
Em dezembro de 2023, o Governo Federal instituiu o programa “Plano Ruas Visíveis – Pelo direito ao futuro da população em situação de rua”, que investe R$982 milhões para as áreas de assistência social e segurança alimentar; saúde; violência institucional; cidadania; educação e cultura; habitação; trabalho e renda; e produção e gestão de dados. O plano pretende promover a execução e efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR).

***