Notícias de Mariana

Hoje é quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Mariana recebe espetáculos gratuitos do “Caixola Recicla”

Utilizando um caminhão-palco, iluminado com energia limpa, o projeto tem um olhar atento ao meio ambiente, oferecendo também oficinas de reciclagem

Apresentações do projeto Caixola Recicla, em Mariana, acontecem na Praça dos Ferroviários, bairro Barro Preto
Apresentações, em Mariana, acontecem na Praça dos Ferroviários, bairro Barro Preto – Foto: Paulo Lopes

O Projeto Caixola Recicla, do Grupo Teatro a Bordo, que estimula a reflexão sobre a arte e sustentabilidade com apresentações em um caminhão mágico, chega a Mariana nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, dando continuidade a uma turnê que prevê apresentações em 12 cidades dos estados do Maranhão, Pará, Minas Gerais e Espírito Santo. As apresentações serão gratuitas e acontecem na Praça dos Ferroviários, bairro Barro Preto, com uma programação recheada e especial para o mês das crianças, incluindo cortejos pelas ruas e escolas, oficinas de reciclagem, espetáculos teatrais, exibição de curtas-metragens e apresentações de artistas locais. A iniciativa tem o patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal, além do apoio local da Prefeitura Municipal de Mariana, por meio da Secretaria de Cultura e Educação, e realização do Grupo Teatro a Bordo.

*** Continua depois da publicidade ***
***

Programação do Caixola Recicla

Uma das principais atrações do Caixola Recicla é um cortejo que visita escolas para proporcionar maior interação com o público infantil
Uma das principais atrações do Caixola Recicla é um cortejo que visita escolas para proporcionar maior interação com o público infantil – Foto: Dani Rosa

Na próxima terça-feira, 30 de setembro, a programação inclui o “Cortejo de Chegança”, que percorrer escolas, praças e ruas da cidade. A proposta é divulgar o projeto e convidar o público para as apresentações, com intervenções interativas circenses e musicais, interagindo com o público de forma lúdica. Nas Para o público escolar, acontece uma oficina especial, focada na reciclagem.

Na quarta-feira, 1º de outubro, as apresentações teatrais vão ter início às 15h, com classificação etária livre. Os espetáculos “Sessão Solene – A Princesa e o Gigante”, abre a programação, seguida pelo “Caixola Recicla”, ambos do Grupo Teatro a Bordo.

A programação também inclui apresentação de artistas locais, valorizando a produção artística produzida no território, e uma sessão de curtas-metragens, tudo com entrada gratuita e diversão garantida para toda a família.

Em termos de cultura, apassagem do grupo Teatro a Bordo acontece, por feliz coincidência, apenas dois dias após a realização do 13º Encontro Internacional de Palhaços, potencializando a tradição cultural de Mariana.

Ver mais reportagens da Editoria Cultura

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Projeto Caixola Recicla

O projeto tem como objetivo estimular a reflexão sobre o consumo excessivo e a importância de reduzir, reutilizar e reciclar materiais. Desde 2015, utilizando energia solar para alimentar seus equipamentos de som e luz e um contêiner reciclado como palco, o Teatro a Bordo – o primeiro Teatro Móvel Solar do Brasil – mostra ao público a transformação do lixo em arte. Bonecos e adereços feitos de materiais descartados ganham vida no palco, com música, poesia, humor e a participação ativa do público.

É dessa forma que o Caixola Recicla convida crianças e adultos a abrirem a mente e a “caixola” [cabeça] para repensar o consumo, a reciclagem e o poder da imaginação.

Pequenas ações individuais podem gerar impactos positivos na comunidade e no meio ambiente. Unir arte e sustentabilidade neste projeto é um caminho promissor para a conscientização coletiva”, destaca Douglas Zanovelli, ator e produtor.

*** Continua depois da publicidade ***

2025_anuncie-aqui-4

Teatro a Bordo com o pé na estrada

Caminhão-palco do projeto Caixola Recicla passou pelo Pará e pelo Maranhão, antes de visitar Minas Gerais e Espírito Santo
Caminhão-palco do projeto Caixola Recicla passou pelo Pará e pelo Maranhão, antes de visitar Minas Gerais e Espírito Santo – Foto: Divulgação

Além de Mariana, o grupo Teatro a Bordo vai visitar as cidades de Catas Altas (MG), Cariacica (ES), Serra (ES) e Ibiraçu (ES). Antes, passou por Nova Lima (MG), Alto Alegre do Pindaré (MA), São Pedro da Água Branca (MA), Canaã dos Carajás (PA), Ourilândia do Norte (PA) e São Felix do Xingu (PA).

Este projeto Caixola Brincante tem o patrocínio da Vale, contemplado pelo edital nacional “Chamada Instituto Cultural Vale 2024” para circulação em 12 cidades brasileiras e é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Detalhes da programação

Terça-feira – 30 de setembro

– Manhã e tarde: Cortejos de Chegança nas escolas municipais e Oficina de Reciclagem “Bonecos Brincantes” (atividades para público escola)

– 17h: Cortejo de Chegança dos artistas no Centro da cidade

Quarta-feira – 1º de outubro – Praça dos Ferroviários

15h – Espetáculo “A Princesa e o Gigante” – (com tradução em libras, duração de 55 minutos e classificação livre)

– 18h – Apresentação dos artistas locais

– 19h – Cinema / Sessão de Curtas-Metragens

– 19h30 – Espetáculo “Caixola Recicla” -( com tradução em libras, duração de 55 minutos e classificação livre

Mais informações nas redes sociais do grupo Teatro a Bordo

Foto de Luiz Loureiro
Luiz Loureiro é jornalista graduado pela UFOP, fundador, sócio proprietário e editor chefe da Agência Primaz de Comunicação.