- Mariana e Ouro Preto
Arte, memória e reflexão marcam a 19ª Primavera dos Museus
Programação especial nos Museus Boulieu e de Mariana dialoga com o tema “Museus e Mudanças Climáticas” e celebra dois anos de criação do Museu de Mariana

Entre os dias 22 e 28 de setembro, o Instituto Cultural Aurum realiza uma programação especial nos Museus Boulieu, em Ouro Preto, e no Museu de Mariana, em celebração à 19ª Primavera dos Museus. Promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A edição deste ano traz como tema “Museus e Mudanças Climáticas”, convidando o público a refletir sobre como a cultura e a preservação da memória podem dialogar com os desafios ambientais e sociais do presente.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Programação da 19ª Primavera dos Museus no Museu Boulieu

No Museu Boulieu, em Ouro Preto, a semana será marcada por uma diversidade de atividades que unem arte, música e conhecimento. De segunda (22) a domingo (28), o espaço recebe a exposição Nas Costas do Bom Deus, do artista francês Gilles Eli-Dit-Cosaque, que apresenta colagens inspiradas em fotografias de inventário do museu, criando diálogos entre o sagrado e o cotidiano.
Na quarta-feira (24), às 19h, a Orquestra Jovem de Ouro Preto apresenta um coro de vozes, dentro do programa “Acordes Além do Tempo”, trazendo ao público uma seleção especial de músicas brasileiras. Também às 19h, na quinta-feira (25), o museu promove a palestra “O Impacto Climático, as Aves e a Educação Ambiental”, com o pesquisador Luiz Cruz, em parceria com o Museu do Oratório.
Encerrando a programação, no sábado (27), às 10h, acontece uma visita mediada especial com os alunos do projeto “Ouro Preto Sacra”.
Ver mais publicações da Editoria Cultura

“Vozes Femininas – Do Silêncio ao Grito” visitou Ouro Preto

Documentário sobre a Folhinha de Mariana estreia nesta sexta

3ª edição da FLIMARI potencializa a literatura marianense
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Museu de Mariana participa da Primavera dos Museus pela 2ª vez

Em Mariana, a 19ª Primavera dos Museus coincide com as comemorações pelos dois anos de criação do Museu de Mariana, reforçando sua importância como espaço de diálogo cultural. A programação inclui a realização do 2º Simpósio do Museu de Mariana, que neste ano traz o tema Museus, Comunicação e Tecnologia: Conectando Públicos no Mundo Digital. O encontro, nos dias 22 e 23, propõe debates sobre os desafios e as possibilidades de aproximação entre as instituições museais e seus públicos por meio de práticas digitais, soluções tecnológicas e estratégias de comunicação.
Outra atividade de destaque é o lançamento, na sexta-feira (26), às 19h, do documentário Tempo Vário – A história da Folhinha de Mariana, realizado em parceria com a NITRO Histórias Visuais e a Vellozia Filmes, que resgata a trajetória desse tradicional almanaque que há 155 anos integra o cotidiano das famílias mineiras, reafirmando sua relevância como símbolo da cultura popular.
*** Continua depois da publicidade ***

Museu Boulieu e Museu de Mariana
Ao reunir ações que vão da música às artes visuais, passando por palestras, visitas mediadas e produções audiovisuais, os dois museus geridos pelo Instituto Cultural Aurum reafirmam seu compromisso em promover experiências culturais que ampliem a percepção sobre a memória coletiva, a preservação ambiental e os caminhos para o futuro.
O Museu Boulieu conta com patrocínio master da Vale, apoio do Instituto Boulieu, da Prefeitura de Ouro Preto e da Arquidiocese de Mariana, e realização do Governo Federal do Brasil – União e Reconstrução, por meio da Lei Rouanet. O Museu de Mariana conta com patrocínio master da Vale e realização da Prefeitura de Mariana e do Governo Federal – União e Reconstrução, também via Lei Rouanet.
