FLIMARI abre terceira edição com homenagem a Danilo Gomes
- Mariana
O evento visa a valorização da literatura, memória e cultura marianense

Até sábado (20), com o tema “Era uma vez…”, Mariana realiza a terceira edição da Feira Literária de Mariana (FLIMARI), em conexão com a 14ª Semana de Arte Aldravista. A abertura do evento, realizada nessa quarta-feira (17), reuniu escritores, acadêmicos, professores, alunos e a comunidade em atividades voltadas à literatura, à arte e à educação, contou com a participação de políticos locais e incluiu uma homenagem ao cronista Danilo Gomes.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Memória, educação e homenagem a Danilo Gomes
Mariana respira cultura. E, entre igrejas monumentais, casarões coloniais e memórias de pedra e ouro, a literatura também floresce. É nesse cenário que a Feira Literária de Mariana (FLIMARI) chega à sua terceira edição, de 17 a 20 de setembro, com o tema “Era uma vez…”, em conexão com a 14ª Semana de Arte Aldravista. Criada e idealizada pela escritora Andreia Donadon, a feira nasce com o propósito de reflorestar e movimentar a literatura, incentivando a leitura e a circulação de livros, e reconectar a comunidade marianense com a escrita produzida em Mariana. Nesta edição, a FLIMARI se estrutura em três eixos: contação de história, sessão de autógrafos e rodas de conversa com a presença de autores nas escolas, além da comemoração dos 15 anos da Aldravia e dos 25 anos do Movimento Aldravista.
Ver mais reportagens da Editoria de Cultura

Sabadinho na Passagem celebra arte e comunidade

“Ser Barroca” une afeto, ancestralidade e ressignificação

Mostra “Desvia” reinventa Ouro Preto no olhar coletivo
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Entre as muitas narrativas que nascem e se desenvolvem em Mariana, uma delas ganha destaque especial nesta edição: Danilo Gomes, escritor e jornalista marianense, nascido em 1947, é o autor homenageado da feira. Dono de uma escrita sensível e precisa, Danilo construiu uma carreira sólida como cronista e escritor, tornando-se uma referência mineira e nacional. Atuou em vários jornais e periódicos como Estado de Minas e Correio Braziliense, além de ter trabalhado por anos em Brasília como redator de discursos para o Governo Federal, transitando com maestria entre burocracia e a criação literária. Seu compromisso com as raízes marianenses transformou Danilo em uma das vozes mais representativas da cidade, tendo, inclusive, publicado crônicas no portal da Agência Primaz, durante um determinado período.

José Benedito Donadon-Leal, presidente da Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, reforça a importância de Danilo para a memória da cidade: “É uma homenagem merecida, de um ilustre escritor brasileiro, nascido aqui em Mariana e que às vezes os Marianenses não conheciam. Então, nós fizemos questão de ser o escritor homenageado para que Mariana saiba que há um ilustre escritor brasileiro, que escreveu os discursos do Collor, do Fernando Henrique, do Lula 1, Lula 2 e Dilma 1. Então, você vê o tamanho desse homem”, destaca.
A homenagem a Danilo Gomes, feita na cerimônia de abertura da FLIMARI, simboliza a proposta de Donadon, de resgatar e valorizar a identidade cultural e literária marianense. Ao destacar a trajetória de um cronista que levou o nome de Mariana para além das cadeias montanhosas de Minas Gerais, o evento reafirma seu compromisso com a memória, a educação e o estímulo à leitura.
Parcerias e incentivos
A mesa de abertura, que aconteceu no Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, contou com a presença da idealizadora da FLIMARI, Andreia Donadon, do prefeito, Juliano Duarte, do ex-prefeito Duarte Júnior, dos vereadores Zezinho Salete e Ítalo de Majelinha, além do homenageado Danilo Gomes e Marina de Oliveira, representante do Sicredi, parceiro do evento.

Durante a solenidade, o Sicredi anunciou uma parceria com a Prefeitura de Mariana para implementar um programa de educação financeira nas escolas municipais. A iniciativa vai começar em 2026 em caráter piloto em uma unidade escolar, para expandir para as outras escolas nos anos seguintes.
Outro marco da abertura foi a oficialização do Dia da Aldravia, celebrado em 17 de setembro, agora incluído no calendário escolar e cultural do município. Além disso, foi instituída a Semana da Arte da Aldravia, que será realizada sempre na terceira semana de setembro, com o objetivo de difundir e fortalecer a prática literária de aldravia como expressão literária contemporânea. Essas ações reforçam o caráter coletivo da feira e demarcam a importância de como políticas públicas fomentam a literatura.
*** Continua depois da publicidade ***

Literatura em sintonia
A abertura contou com um momento artístico a cargo da trupe Sons do Brasil, formada por Marcelino Xibil, Adriana Maciel, Silvia Gomes, Tiago Valentim e Danilo Campos, que apresentaram o espetáculo “A História da Música Brasileira”. A performance percorreu ritmos e canções que fazem parte da memória nacional aproximando estudantes e comunidade da música brasileira com a arte em um somatório de coisas como a própria música, o teatro e a contação de história.
“Eles devem ter contato com vários tipos de música, vários tipos de arte, isso é muito importante, porque auxilia na formação das pessoas. A gente aqui tá falando hoje de história, de português, tá falando de música, que é matemática. Então, é uma multiplicidade de aprendizagens para as crianças. Eu acho que cada vez é mais importante a gente mostrar para a criança esse universo tão rico que é a cultura brasileira”, aponta Marcelino Xibil.

A atmosfera da manhã foi de entusiasmo coletivo. O principal público na abertura foram os estudantes e professores da Escola Estadual Professora Santa Godoy e da Escola Municipal Wilson Pimenta Ferreira, que se mostraram empolgadas durante a apresentação. Além de assistirem o espetáculo, as crianças receberam um vale-livro que permitiu que todas levassem para casa um exemplar de“O Encontro de Pedro Aleixo com os alunos da Escola de Ribeirão do Carmo”, de Andreia Donadon e Luciano Guimarães.
Saiba mais sobre a programação no Instagram da FLIMARI.
