Notícias de Mariana

Hoje é sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Cineclube Chico Rei é inaugurado em Ouro Preto 

Projeto une cinema, educação popular e mobilização social na Ocupação Chico Rei, território de luta por moradia.

Jovem na abertura do Cineclube Chico Rei.
A sessão foi um sucesso, visto que cinema também é uma ferramenta de transformação social - Foto: Vinicius Terror

Foi inaugurado, neste último sábado (2) na Ocupação Chico Rei, em Ouro Preto, o Cineclube Chico Rei, que teve como primeira exibição o documentário “A Cabeça Pensa Onde os Pés Pisam – Frei Betto e a Educação Popular”, dirigido por Evanize Sydow e Américo Freire. A sessão foi comentada e contou também com a presença de Durval Ângelo, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

*** Continua depois da publicidade ***
***

Cineclube Chico Rei

A inauguração do Cineclube integra a programação comemorativa dos 10 anos da Ocupação Chico Rei, que busca moradia digna para famílias de baixa renda e denuncia a falta de políticas habitacionais em Ouro Preto. 

O debate sobre habitação popular no município já é pauta há tempos. Em maio deste ano, por exemplo, cerca de 40 integrantes do movimento acamparam na Praça Tiradentes com o objetivo de mobilização para a 7ª Audiência Pública, realizada na Câmara Municipal. A audiência discutiu as negociações referentes às terras da Febem e da Novelis, reivindicações da Ocupação desde 2015. 

O vereador Wanderley Kuruzu, que já faz parte da luta por moradia desde 2004, é um dos idealizadores do Cineclube Chico Rei e conta que os integrantes da ocupação receberam o projeto com muita gratidão. “A Ocupação Chico Rei foi, até aqui, vitoriosa na sua luta pela implementação de uma política habitacional e de desenvolvimento urbano em Ouro Preto. Entretanto, o movimento foi deficiente na parte cultural. Por isso, há cerca de um ano, a gente vem tentando criar uma sala de vídeos e uma biblioteca”, explica.

Nesse contexto, a proposta do Cineclube Chico Rei é promover o acesso ao cinema e estimular o debate crítico sobre temas sociais e políticos, com curadoria voltada para produções que dialogam com os valores da educação popular, da justiça social e da luta por moradia. 

A estreia com o documentário sobre a trajetória de Frei Betto reafirma essa perspectiva, já que explora sua atuação como agente pastoral e educador popular, que aplicava a metodologia de Paulo Freire em processos de formação de jovens militantes e líderes sindicais.  

Vale mencionar que a instalação do Cineclube na Ocupação Chico Rei foi doada pela Universo Produções e a QR Soluções Técnicas. 

Moradores da Ocupação Chico Rei assistem à sessão de abertura do cineclube, que exibiu um documentário sobre Paulo Freire.
Troca potente e muitos olhares atentos para o documentário - Foto: Vinicius Terror

Ver mais sobre cultura

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Universo Produção

A Universo Produção atua na realização de eventos e projetos personalizados, como mostra de cinemas, circuitos itinerantes, ações de inclusão social, programas socioculturais, turísticos e educacionais, entre outros. 

A equipe acredita que a cultura é um direito fundamental de todos e que o cinema reflete quem somos. Nesse sentido, dentre suas principais realizações estão a Mostra de Cinema de Tiradentes e a CineOP. Também realizam outros projetos com propostas semelhantes ao Cineclube Chico Rei, como o “Cinema na Cidade”.

O programa, que já teve edições em Antônio Pereira e Santa Rita Durão, foi criado com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema e às artes em regiões que historicamente carecem de infraestrutura cultural, se consolidando como uma importante ação de inclusão, valorização da cultura brasileira e fortalecimento das comunidades locais. 

O vereador Kuruzu completa que o CineClube “será um lugar que propiciará enriquecimento cultural, de formação política e também de diversão e entretenimento.

Foto de Maria Eduarda Marques
Maria Eduarda Marques, natural de João Monlevade (MG), é graduanda do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, com interesse em pautas culturais e fotojornalismo.