Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é terça-feira, 29 de julho de 2025

Centenas de cavalos de história: carros antigos incendeiam Mariana

Sol, clássicos e boa música aquecem o 7º Encontro de Veículos Antigos da cidade.

Várias pessoas e veículos antigos no Jardim de Mariana
Sétima edição do Encontro de Carros Antigos atraiu um grande público em Mariana - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

O domingo (27) foi de céu azul e muita história sobre rodas em Mariana. A cidade que respira tradição, recebeu a sétima edição do Encontro de Veículos Antigos, transformando a Praça Gomes Freire em um verdadeiro museu a céu aberto. O evento, que faz parte do Festival de Inverno “EntreLaços”, atraiu uma multidão de admiradores e curiosos que lotou o Jardim e reafirmou a força do antigomobilismo na região. Para os entusiastas de carros antigos, foi um dia memorável de imersão na cultura automotiva.

*** Continua depois da publicidade ***
***

Por todos os lados, a beleza e a nostalgia dos clássicos encantavam os visitantes. Estacionados sob o sol, exemplares impecáveis de Fuscas, Jeeps e Opalas dividiam a atenção com raridades como um elegante Renault Gordini, uma imponente Chevrolet Bonanza e um potente Dodge Charger R/T. Modelos que marcaram época, como a robusta Chevrolet 3100, popularmente conhecida como “Chevrolet Brasil”, também fizeram parte do seleto grupo. A diversidade era grande, com o icônico Itamaraty, o esportivo Puma e clássicos mais populares como o Gol, o Kadett e o Chevette, enriquecendo ainda mais o acervo exposto e proporcionando um verdadeiro deleite para os amantes de carros antigos.

Paixão que move o hobby dos carros antigos

Paraty de Jorge Pereira
Não está pura! A Paraty de Jorge Pereira rende impressionantes 180 cavalos de potência - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Conversar com os proprietários desses veículos é mergulhar em histórias de dedicação e amor. Para muitos, como Jorge Pereira, morador de Mariana e dono de uma Paraty 1988, a paixão pelos carros antigos começou cedo. “Esse carro eu tenho desde os 15 anos”, conta ele, hoje com 33.

A Paraty de Jorge não é uma Paraty qualquer: com motor 1.9 forjado, injeção programável, ar-condicionado e direção hidráulica, ela tem “tudo que tem hoje, só que melhor”, e rende impressionantes 180 cavalos. Jorge, que tem uma oficina mecânica, vê o hobby como um investimento: “Então é um hobby que me rende dinheiro”. Para ele, encontrar peças não é um problema já que isso faz parte de seu ofício.

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Danilo Gonçalves, de Barão de Cocais, trouxe seu famoso Camaro Amarelo 1967, com motor de Corvette C3. A paixão de Danilo por carros antigos começou na infância, com o jipe de seu pai, onde aprendeu a dirigir aos 12 anos. Ele já teve uma coleção de 10 carros, mas hoje, a dificuldade de manutenção fez com que ele reduzisse o número. “A dificuldade maior é a mão de obra, o mecânico que antigamente pegava o carro e fazia, né?”, desabafa Danilo, que também possui um Belair 1955 e um Fusca 1979. Sobre o valor de seu Camaro, ele é enfático: “Sem preço”.

Danilo Gonçalves e o seu xodó, o Camaro Amarelo 1967
Danilo Gonçalves e o seu xodó, o Camaro Amarelo 1967 - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Sebastião Fabiano, de Mariana, exibia seu belíssimo Voyage 1988. Para ele, o hobby é pura “paixão mesmo pelos quadrados. O Voyage, o Gol… é paixão mesmo”.

Manter um carro antigo, segundo Sebastião, exige dedicação: “Dá sim, dá bastante trabalho. Bastante trabalho e tem que estar sempre cuidando, porque senão você não consegue manter o carro naquele nível impecável.” 

Ele que estava com seu amigo Celso Moutinho, já recebeu propostas na ordem de R$25 mil pelo Voyage, mas não tem intenção de vendê-lo, mostrando o forte elo emocional que existe entre os colecionadores e seus carros antigos.

Sebastião Fabiano e seu amigo Celso Moutinho posam ao lado do Voyage 1988
Sebastião Fabiano e seu amigo Celso Moutinho posam ao lado do Voyage 1988 - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

A trilha sonora da paixão automotiva

Além do brilho dos veículos, o 7º Encontro de Veículos Antigos de Mariana foi embalado por uma programação musical vibrante. O som contagiante das bandas locais ecoou pela Praça Gomes Freire, criando uma atmosfera festiva.

A Sociedade Musical São Caetano de Monsenhor Horta e a Sociedade Musical 08 de Dezembro de Cachoeira do Brumado realizaram cortejos que encantaram o público.

A cantora Marina Anacleto e a banda Lutz Pop Rock agitaram o palco, mantendo a energia lá em cima até o encerramento do evento. A cidade estava lotada, como esteve em todo o fim de semana, que contou também com a Feira do Doce Mineiro que aconteceu entre sexta e domingo na Praça da Sé e com o show do Seu Jorge na Praça Minas Gerais, no sábado à noite.

O 7º Encontro de Veículos Antigos de Mariana não foi apenas uma exposição de carros antigos, mas uma celebração da história, da paixão e da cultura automobilística.

Para ver de perto a beleza e a diversidade dos carros antigos que estiveram presentes neste grande evento, confira nossa galeria de fotos exclusiva abaixo.

*** Continua depois da publicidade ***

Festival de Inverno "EntreLaços"

O 7º Encontro de Veículos Antigos faz parte da programação do Festival de Inverno “EntreLaços”, de Mariana. Este ano, o festival celebra “a dança das fitas”, com uma série de eventos culturais, artísticos e musicais que se estendem por toda a cidade. O festival está quase acabando, mas ainda dá pra aproveitar, a programação segue intensa nos próximos dias, com opções para toda a família.

Entre 28 de julho e 1º de agosto, a Arena Mariana será palco da Colônia de Férias, garantindo diversão para a criançada. No Cineteatro Mariana, o público pode conferir o envolvente “Espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão” nos dias 28 e 29 de julho, sempre às 20h.

A terça-feira, 29 de julho, também reserva a apresentação “Minas Noturna”, com Letícia Leal, no Museu Mariana, às 19h. Na quarta-feira, 30 de julho, o Cineteatro Mariana recebe o aclamado espetáculo “O Delírio”, com Jonas Bloch, às 20h. 

Para encerrar a semana com chave de ouro, a quinta-feira, 31 de julho, terá a Feira Noturna na Praça dos Ferroviários a partir das 18h, e uma apresentação especial da Orquestra Bios do Corpo de Bombeiros no Cineteatro Mariana, às 20h.

Foto de Lui Pereira
Jornalista, fotojornalista e contador de histórias. Cronista do cotidiano marianense.