- Mariana
Centenas de cavalos de história: carros antigos incendeiam Mariana
Sol, clássicos e boa música aquecem o 7º Encontro de Veículos Antigos da cidade.

O domingo (27) foi de céu azul e muita história sobre rodas em Mariana. A cidade que respira tradição, recebeu a sétima edição do Encontro de Veículos Antigos, transformando a Praça Gomes Freire em um verdadeiro museu a céu aberto. O evento, que faz parte do Festival de Inverno “EntreLaços”, atraiu uma multidão de admiradores e curiosos que lotou o Jardim e reafirmou a força do antigomobilismo na região. Para os entusiastas de carros antigos, foi um dia memorável de imersão na cultura automotiva.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Por todos os lados, a beleza e a nostalgia dos clássicos encantavam os visitantes. Estacionados sob o sol, exemplares impecáveis de Fuscas, Jeeps e Opalas dividiam a atenção com raridades como um elegante Renault Gordini, uma imponente Chevrolet Bonanza e um potente Dodge Charger R/T. Modelos que marcaram época, como a robusta Chevrolet 3100, popularmente conhecida como “Chevrolet Brasil”, também fizeram parte do seleto grupo. A diversidade era grande, com o icônico Itamaraty, o esportivo Puma e clássicos mais populares como o Gol, o Kadett e o Chevette, enriquecendo ainda mais o acervo exposto e proporcionando um verdadeiro deleite para os amantes de carros antigos.
Paixão que move o hobby dos carros antigos

Conversar com os proprietários desses veículos é mergulhar em histórias de dedicação e amor. Para muitos, como Jorge Pereira, morador de Mariana e dono de uma Paraty 1988, a paixão pelos carros antigos começou cedo. “Esse carro eu tenho desde os 15 anos”, conta ele, hoje com 33.
A Paraty de Jorge não é uma Paraty qualquer: com motor 1.9 forjado, injeção programável, ar-condicionado e direção hidráulica, ela tem “tudo que tem hoje, só que melhor”, e rende impressionantes 180 cavalos. Jorge, que tem uma oficina mecânica, vê o hobby como um investimento: “Então é um hobby que me rende dinheiro”. Para ele, encontrar peças não é um problema já que isso faz parte de seu ofício.
Ver Mais

Mariana sedia 5ª Conferência Regional de Políticas para Mulheres

Convivência requer compreensão da diversidade

Itabirito sedia Semana de Desenvolvimento Econômico em agosto
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Danilo Gonçalves, de Barão de Cocais, trouxe seu famoso Camaro Amarelo 1967, com motor de Corvette C3. A paixão de Danilo por carros antigos começou na infância, com o jipe de seu pai, onde aprendeu a dirigir aos 12 anos. Ele já teve uma coleção de 10 carros, mas hoje, a dificuldade de manutenção fez com que ele reduzisse o número. “A dificuldade maior é a mão de obra, o mecânico que antigamente pegava o carro e fazia, né?”, desabafa Danilo, que também possui um Belair 1955 e um Fusca 1979. Sobre o valor de seu Camaro, ele é enfático: “Sem preço”.

Sebastião Fabiano, de Mariana, exibia seu belíssimo Voyage 1988. Para ele, o hobby é pura “paixão mesmo pelos quadrados. O Voyage, o Gol… é paixão mesmo”.
Manter um carro antigo, segundo Sebastião, exige dedicação: “Dá sim, dá bastante trabalho. Bastante trabalho e tem que estar sempre cuidando, porque senão você não consegue manter o carro naquele nível impecável.”
Ele que estava com seu amigo Celso Moutinho, já recebeu propostas na ordem de R$25 mil pelo Voyage, mas não tem intenção de vendê-lo, mostrando o forte elo emocional que existe entre os colecionadores e seus carros antigos.

A trilha sonora da paixão automotiva
Além do brilho dos veículos, o 7º Encontro de Veículos Antigos de Mariana foi embalado por uma programação musical vibrante. O som contagiante das bandas locais ecoou pela Praça Gomes Freire, criando uma atmosfera festiva.
A Sociedade Musical São Caetano de Monsenhor Horta e a Sociedade Musical 08 de Dezembro de Cachoeira do Brumado realizaram cortejos que encantaram o público.
A cantora Marina Anacleto e a banda Lutz Pop Rock agitaram o palco, mantendo a energia lá em cima até o encerramento do evento. A cidade estava lotada, como esteve em todo o fim de semana, que contou também com a Feira do Doce Mineiro que aconteceu entre sexta e domingo na Praça da Sé e com o show do Seu Jorge na Praça Minas Gerais, no sábado à noite.
O 7º Encontro de Veículos Antigos de Mariana não foi apenas uma exposição de carros antigos, mas uma celebração da história, da paixão e da cultura automobilística.
Para ver de perto a beleza e a diversidade dos carros antigos que estiveram presentes neste grande evento, confira nossa galeria de fotos exclusiva abaixo.
*** Continua depois da publicidade ***

Festival de Inverno "EntreLaços"
O 7º Encontro de Veículos Antigos faz parte da programação do Festival de Inverno “EntreLaços”, de Mariana. Este ano, o festival celebra “a dança das fitas”, com uma série de eventos culturais, artísticos e musicais que se estendem por toda a cidade. O festival está quase acabando, mas ainda dá pra aproveitar, a programação segue intensa nos próximos dias, com opções para toda a família.
Entre 28 de julho e 1º de agosto, a Arena Mariana será palco da Colônia de Férias, garantindo diversão para a criançada. No Cineteatro Mariana, o público pode conferir o envolvente “Espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão” nos dias 28 e 29 de julho, sempre às 20h.
A terça-feira, 29 de julho, também reserva a apresentação “Minas Noturna”, com Letícia Leal, no Museu Mariana, às 19h. Na quarta-feira, 30 de julho, o Cineteatro Mariana recebe o aclamado espetáculo “O Delírio”, com Jonas Bloch, às 20h.
Para encerrar a semana com chave de ouro, a quinta-feira, 31 de julho, terá a Feira Noturna na Praça dos Ferroviários a partir das 18h, e uma apresentação especial da Orquestra Bios do Corpo de Bombeiros no Cineteatro Mariana, às 20h.