Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quarta-feira, 23 de julho de 2025

Personagens do imaginário popular ganham vida em Ouro Preto

Criado para o Festival de Inverno, o espetáculo “Bonecoteca” resgata memórias coletivas e saberes tradicionais ouro-pretanos

Entre os dias 26 e 30 de julho, Ouro Preto recebe o apresentações de “Bonecoteca: Quintais da Memória”, um espetáculo que une narração de histórias e ventriloquia para contar narrativas e apresentar personagens do imaginário popular ouro-pretano. A peça integra o Festival de Inverno de Ouro Preto, e as 10 apresentações gratuitas vão acontecer em variados pontos da cidade e distritos.
A peça dialoga com o programa de educação e patrimônio “Ouro Preto – O Meu Lugar”. - Foto: Raed Travizane/Divulgação

Entre os dias 26 e 30 de julho, Ouro Preto recebe apresentações de “Bonecoteca: Quintais da Memória”, um espetáculo que une narração de histórias e ventriloquia para contar narrativas e apresentar personagens do imaginário popular ouro-pretano. A peça integra o Festival de Inverno de Ouro Preto 2025, e as 10 apresentações gratuitas vão acontecer em variados pontos da cidade e distritos.

*** Continua depois da publicidade ***
***

Sobre o espetáculo

Criado especialmente para a compor o Festival de Inverno, cujo tema é “Entre Minas e Memória, Ouro Preto vive”, o texto homenageia o patrimônio imaterial da cidade, trazendo as tradições orais e saberes populares que mantêm viva a memória coletiva da região. As apresentações acontecem em espaços que se relacionam com a memória ouro-pretana, como casas de cultura e praças. 

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Os bonecos foram confeccionados com materiais reutilizáveis, utilizando madeira, tecidos e papel. Já os personagens, são figuras do imaginário popular da cidade, que ilustram desde histórias do saber comum à espiritualidade ouro-pretana, como Ninica, João Pé de Rodo, Tunico Zelador, Efigênia Carabina e Sinhá Olímpia.

O espetáculo tem criação, roteiro e atuação da multiartista Nana e é beneficiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A realização é da Terra de Rudá Produções, Nana Encanta, Festival de Inverno de Ouro Preto 2025 e Ministério da Cultura.

*** Continua depois da publicidade ***

A peça é interativa e algumas crianças são convidadas a entrar em cena. A faixa etária do espetáculo é livre, e conta com interpretação de libras e audiodescrição.

Confira programação a seguir:

Serviço

Bonecoteca: Quintais da Memória

26/07 – Sábado

10h – Casa de Cultura Padre Faria

16h – Horto dos Contos

27/07 – Domingo

10h – Autoparque Bauxita

16h – Casa de Gonzaga

28/07 – Segunda-feira

10h – Lar São Vicente de Paula

15h – Casa de Cultura J.Mendes – Mota

29/07 – Terça-feira

10h – Santo Antônio do Leite (Praça Juca Geraldo)

15h – São Bartolomeu (Adro da Igreja Matriz)

30/07 – Quarta-feira

10h – Casa de Pedra – Amarantina

15h – Casa de Cultura – Cachoeira do Campo

Foto de Maria Teresa Carvalho
Maria Teresa Carvalho é natural de Belo Horizonte e cursa o 7º período de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem interesse por jornalismo cultural e literário.