Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 17 de maio de 2025

Jardim de Mariana ganha novos flamboyants e ipês

Replantio de árvores adultas pretende “acelerar” recuperação de áreas sombreadas na Praça Gomes Freire

Um dos flamboyants colocados no Jardim tem aproximadamente 40 anos
Um dos flamboyants colocados no Jardim tem aproximadamente 40 anos – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Nesta terça-feira (13), foi realizado o plantio de dois flamboyants e dois ipês na Praça Gomes Freire (Jardim) com o objetivo de promover a recuperação da área, aumentando a sombra e o espaço verde. O espaço passou por intervenções, de 2019 até 2020, resultando na supressão de árvores e drástica redução de áreas sombreadas. O plantio visa criar um ambiente mais acolhedor, onde as pessoas possam se reunir, resgatando um pouco do aspecto original da praça. Além dessa iniciativa, o Poder Público pretende revitalizar o laguinho e os canteiros, assegurando que a praça esteja bem cuidada e atraente para os visitantes e moradores.

*** Continua depois da publicidade ***
***

Substituição de flamboyants

Todo marianense tem um carinho muito grande pelo Jardim e, com a reforma que aconteceu, ocorreu uma grande supressão de árvores no jardim. Agora, em dias de sol muito quente, dependendo da região que você está no Jardim, você não consegue ficar porque não tem sombra”, afirmou o prefeito Juliano Duarte (PSB), justificando a iniciativa.

Queda do galho do antigo flamboyant, em 2021, causou danos ao banco e ao poste de iluminação do Jardim
Queda do galho do antigo flamboyant, em 2021, causou danos ao banco e ao poste de iluminação do Jardim – Foto: Lui Pereira/arquivo Agência Primaz

O flamboyant trazido para a parte alta do Jardim, próximo do lago principal, está substituindo uma árvore de idade avançada, que havia sido preservada durante a reforma realizada pela Fundação Renova, mas que foi suprimida em função de um acidente ocorrido em 2021, quando um grande galho se desprendeu. Como apurado pela reportagem da Agência Primaz, havia sido detectada a necessidade de supressão da árvore, mas houve uma manifestação favorável do CODEMA à sua manutenção, conforme ofício assinado por Antônio de Moraes Lopes Júnior, à época ocupante do cargo de Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e encaminhado à Fundação Renova.

Com o plantio do segundo flamboyant, recupera-se a situação pré-reforma, com dois espécimes colocados em posições aproximadamente simétricas em relação ao coreto. Além disso, encontra-se em estudo a substituição de um outro flamboyant, situado em frente ao Centro Cultural Dom Frei Manoel da Cruz (antiga residência episcopal), já avaliado como sem vida.

Ver mais reportagens da Editoria Cidades

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Plantio de ipês e outras intervenções no Jardim

Os ipês escolhidos para o plantio têm desenvolvimento menor que os flamboyants
Os ipês escolhidos para o plantio têm desenvolvimento menor que os flamboyants – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Além do flamboyant de maior porte, a parte alta do Jardim foi contemplada com o plantio de dois ipês, um deles em um canteiro interno, que não tinha nenhuma árvore de maior porte, e o outro em um canteiro do contorno da Praça Gomes Freire, em frente ao restaurante Rancho da Praça, este último em substituição a um exemplar implantado na época da reforma, mas que não floresceu.

De acordo com Juliano Duarte, o Jardim vai passar por algumas melhorias pontuais, visando maior conforto e beleza, como a recuperação do laguinho e uma manutenção contínua dos canteiros e do paisagismo do Jardim.

Canteiros sem grama e com cercamento improvisado causam impressão de desleixo
Canteiros sem grama e com cercamento improvisado causam impressão de desleixo – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

“Nós também vamos recuperar o laguinho, colocando vida aquática, com peixes e tartarugas. E, além disso, nós temos uma outra etapa que é a recuperação de todos os canteiros, com a atuação de uma empresa, que também está em processo de licitação, especializada em plantios de flores e mudas”, informou o prefeito, esclarecendo que a intenção é fazer intervenções sazonais, privilegiando flores e plantas de cada estação.

Durante as quatro estações do ano nós teremos a empresa trabalhando, substituindo as flores, as mudas, para que em cada estação o jardim esteja florido, bem cuidado. Nós queremos que os marianenses, os turistas, os visitantes que venham ao jardim vejam que a nossa praça principal, nosso cartão postal da cidade está muito bem cuidado”, finalizou Juliano.

*** Continua depois da publicidade ***

2025_anuncie-aqui-1
Foto de Luiz Loureiro
Luiz Loureiro é jornalista graduado pela UFOP, fundador, sócio proprietário e editor chefe da Agência Primaz de Comunicação.