- Região dos Inconfidentes: Mariana, Ouro Preto e Itabirito
Região dos Inconfidentes: Sábado tem Dia D de Vacinação
Até esta sexta-feira (09), 13 cidades mineiras já haviam decretado emergência em saúde pública

No dia 02 de maio, o governador Romeu Zema (Novo) publicou decreto de enfrentamento de crise sanitária em Minas Gerais, depois que Belo Horizonte e outros seis municípios decretaram estado de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e doenças infecciosas virais. Até esta sexta-feira (09), mas sete cidades seguiram o exemplo, entre elas Mariana, situada na Região dos Inconfidentes, que, juntamente com as vizinhas Ouro Preto e Itabirito, promovem, neste sábado (10), o Dia D de Vacinação., visando intensificar os trabalhos iniciados em abril.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Mariana decreta situação de emergência em saúde pública
A Prefeitura de Mariana decretou situação de emergência diante do cenário epidemiológico e assistencial das doenças respiratórias no município, mediante publicação do decreto nº 12.275, com validade por 180 dias, podendo ser prorrogado, se necessário.
A publicação do decreto permite que o município receba mais recursos dos governos federal e estadual, reforce a contratação de profissionais, abra novos serviços para atendimento da população e tenha mais agilidade no processo de compra de equipamentos, insumos e medicamentos.
A medida foi tomada diante do cenário epidemiológico preocupante registrado nas últimas semanas em Minas Gerais e em outras regiões do país. Nos últimos dias, de acordo com Nota Técnica distribuída à imprensa, o município registrou um aumento no número de atendimentos a pacientes com quadros respiratórios nas Unidades de Saúde.
A Prefeitura conta com um Plano de Enfrentamento das Doenças Respiratórias que tem objetivo monitorar, padronizar, qualificar e organizar os fluxos de atendimento, mediante ao aumento de casos e maior demanda. Como ações de enfrentamento à demanda atual, o município já reforçou o quadro da pediatria durante a madrugada na Unidade de Pronto Atendimento, além diante da demanda será implantada uma sala adicional de triagem de enfermagem, a fim otimizar a classificação dos pacientes.
A situação se agrava pela taxa máxima de ocupação dos leitos de internação na região macrocentro, incluindo os municípios de Belo Horizonte, Betim e Contagem, dificultando a assistência e transferência de pacientes que necessitem de cuidados de média e alta complexidade.
Ver mais reportagens da Editoria Saúde

Lei municipal cria programa de reinserção em Itabirito

Minas cria política estadual para dermatite atópica

Itabirito institui Semana de Conscientização sobre Burnout
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Dia D de Vacinação simultâneo na Região dos Inconfidentes

Em Mariana, o Dia D de Vacinação contra a Influenza, acontece de 8 às 12h, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe. A vacina está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, desde que não apresentem contraindicação.
A vacinação vai acontecer na Central de Vacinação, UBS Cabanas, UBS Rosário, UBS Santo Antônio e UBS Marisa Quintão, além de um reforço em frente ao Centro de Convenções. Nas demais unidades de saúde, a imunização vai ser realizada ao longo da próxima semana. Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, CPF, Cartão do SUS e documento de identidade.
*** Continua depois da publicidade ***


Ouro Preto e Itabirito não publicaram decreto de emergência em saúde pública, mas promovem, também neste sábado (10), o Dia D de vacinação.
Em Itabirito, a campanha acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e na Unidade de Apoio em Saúde de São Gonçalo do Bação, das 8 às 16h, destinada a toda a população, enquanto houver estoque do imunizante.
De acordo com comunicado publicado no site oficial e encaminhado à imprensa, a Prefeitura de Municipal de Itabirito (PMI) tem buscado formas de aumentar os índices vacinais por meio de busca ativa de pessoas que compõem o grupo prioritário. Por meio do Vacimóvel, a vacina contra gripe já alcançou a comunidade do Bonsucesso e do distrito de Acuruí.
Além disso, informa a PMI, profissionais do Hospital São Vicente de Paulo foram vacinados nas dependências da unidade e servidores públicos, como os da Brigada e da Guarda Civil Municipal também receberam a dose do imunizante nas unidades de trabalho.
Em Ouro Preto, a ação acontece no pátio da Policlínica Municipal, no bairro São Cristóvão, e no Complexo de Saúde de Cachoeira do Campo, das 8 às 16h. Além da vacina contra a gripe, estarão disponíveis todas as vacinas do Plano Nacional de Imunizações (PNI), permitindo que a população aproveite a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação.
Mesmo que ainda que não haja uma situação crítica relacionada à Síndrome Respiratória Aguda Grave, a vereadora Lilian França (PP), protocolou uma representação junto ao Ministério da Saúde, à SES-MG, à Prefeitura de Ouro Preto e a parlamentares mineiros, solicitando atenção e suporte preventivo ao município. O documento busca garantir que cidades turísticas como Ouro Preto, que recebem grande fluxo de visitantes, não sejam negligenciadas em ações estaduais de prevenção.
