- Região dos Inconfidentes
Municípios iniciam campanha de vacinação contra a gripe
A vacina oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, o H3N2 e o vírus Influenza B.
- Gustavo Batista
- Supervisão: Lui Pereira

Em abril, os municípios de Mariana, Ouro Preto e Itabirito iniciam a campanha de vacinação contra a gripe. Em Itabirito, a campanha começou na última segunda (01) e os atendimentos estão ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Já em Mariana e Ouro Preto, a vacinação começa a partir da próxima segunda (07). Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, além de uma lista de outras categorias que serão divulgadas pelas redes das prefeituras.
*** Continua depois da publicidade ***

Como se vacinar?
Em Itabirito, a campanha começou na última segunda (01) e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. No ato da vacinação, é necessário apresentar cartão de vacina e documento com foto.
Em Ouro Preto, a campanha de vacinação começa a partir da próxima segunda (07). Para realizar a vacina, deve ser procurada a UBS do seu bairro e levar Cartão de Vacina. Além disso, trabalhadores que fazem parte dos grupos listados como prioritários, como trabalhadores de saúde e professores, devem apresentar um documento que comprove o exercício efetivo da função.
Já em Mariana, a campanha também começa a partir da próxima segunda (07), e é necessário levar Cartão de Vacina e documento de identidade ou cartão do SUS. Para casos que haja alguma comorbidade, é necessário ainda levar laudo médico. No município, haverá semanas específicas para atender a cada grupo prioritário, que serão informadas através das redes sociais da Prefeitura de Mariana e as vacinas estarão disponíveis na Central de Imunização, rua Santa Cruz, 368. Barro Preto.
Ver Mais

UFOP busca recursos em Brasília após corte orçamentário

Ouro Preto recebe 3ª edição de festival gastronômico

Flores de um adolescente
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Quem pode se vacinar?
Segundo o Ministério da Saúde, para além dos grupos prioritários que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, o público-alvo para vacinação esse ano também inclui:
- Trabalhadores da Saúde;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
*** Continua depois da publicidade ***

Campanha de vacinação contra a gripe
Com eficácia que garante evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbito, a vacina oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, o H3N2 e o vírus Influenza B. Para a campanha de vacinação de 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses, com um valor total de investimento em R$1,3 bilhões. O público alvo é de 81,6 milhões de pessoas. A meta do Ministério é vacinar 90% dos grupos prioritários do Calendário Nacional de Vacinação.
A Secretária Municipal de Saúde de Itabirito, Cleusa de Lourdes Claudino, destaca que a campanha desempenha um papel importante ao “evitar a sobrecarga nos serviços de saúde do município”. Ela também reforça que a vacina contra a gripe colabora para a redução de sintomas nos grupos prioritários e previne o surgimento de complicações decorrentes da doença.
