Agência Primaz-Ano 6

Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 29 de abril de 2024

Conheça Leandro Ferreira, secretário de Saúde de Mariana

Um dos principais focos de sua atuação é o fortalecimento da atenção primária

Leandro Ferreira assumiu a pasta em setembro de 2023, sendo a primeira vez que ocupa um cargo de administração pública
Leandro Ferreira assumiu a pasta em setembro de 2023, sendo a primeira vez que ocupa um cargo de administração pública - Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

Nascido e criado em Mariana, Leandro Guilherme Silva Ferreira iniciou sua carreira na área de saúde em 2012, quando se mudou para estudar medicina na Suprema – Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora. Passados seis anos, retornou para Mariana como médico de atenção primária e trabalhou no bairro Cabanas, além de também ter sido plantonista no Hospital Monsenhor Horta e na Policlínica. Em 2019, iniciou a especialização em cirurgia geral no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte. Após completar o curso, retornou para Mariana e passou a trabalhar na região do Centro/Barro Preto, também realizando plantões de cirurgia geral no Hospital Monsenhor Horta. Em setembro do ano passado foi convidado pelo prefeito Celso Cota (MDB) para assumir a Secretaria Municipal de Saúde.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 4

*** 

Primeiros passos de Leandro Ferreira na Secretaria de Saúde

Apesar de ter acompanhado Celso Cota durante sua campanha política em 2020, Leandro Ferreira não tinha a pretensão de assumir a pasta da Secretaria de Saúde, mas se colocou à disposição e encarou o desafio ao receber o convite. “A parte técnica da saúde eu tenho mais contato, a parte de exame, essa parte toda de fluxo de atendimento, a parte de assistencial, o que era o dia a dia [da profissão de médico]. O grande desafio é a parte de gestão pública, porque aí tem que aprender algumas coisas, eu tenho que estudar e eu venho estudando para entender o orçamento, para ver o que a gente pode fazer”, diz o secretário.

Ao assumir a pasta, as primeiras medidas tomadas foram com o intuito de organizar a pasta da Saúde, para melhorar o gerenciamento. Algumas recomposições, em relação aos colaboradores, foram feitas com o objetivo de melhorar o atendimento da secretaria que conta com muitas frentes de atendimento 24 horas, de urgência e emergência.

Leandro elegeu como um dos principais pontos de sua atuação o foco na atenção primária, que se refere a um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, promovendo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são um exemplo de atenção primária à saúde.

Ver Mais

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Estudos evidenciam que 76% de todos os acometimentos de saúde se resolvem na atenção primária. A atenção primária é a base, é aquele posto de saúde que tem perto de casa, onde a gente busca o entendimento, o atendimento do técnico, do enfermeiro, do médico, do ACS [Agente Comunitário de saúde], que faz um trabalho de busca ativa”, explica Leandro.

Outra grande preocupação do secretário de Saúde é a redução da fila de espera para cirurgias eletivas. Para Leandro, ainda seria uma utopia falar em zerar a fila, mas o objetivo é reduzir, o máximo possível, o tempo de espera e ampliar os tipos de cirurgias feitas, estudando a viabilidade de consórcios ou da realização dos procedimentos em hospitais próximos. “Fazer cirurgias, não só de otorrino e cirurgia geral, mas ortopédicas, né? Hoje o que a gente tem mais ‘agarrado’ aqui é a cirurgia de prótese total de quadril e de joelho, que são para colocação de próteses”.

Principais desafios

A sede administrativa da Secretaria de Saúde, comandada por Leandro Ferreira, está instalada no antigo Palácio dos Bispos, bairro São José (Chácara)
A sede administrativa da Secretaria de Saúde está instalada no antigo Palácio dos Bispos, bairro São José (Chácara) – Foto: Amanda de Paula Almeida/Agência Primaz

A construção da UTI no Hospital Monsenhor Horta é uma cobrança constante dos moradores de Mariana. O contrato da prestação de serviço venceu em julho de 2023 e teve que ser estendido já que a UTI ainda não foi entregue. Segundo o secretário, a principal questão do atraso para a entrega da unidade, é que a construção será realizada no segundo andar, tendo como base a extensão da hemodiálise, que teve problemas na estrutura, atrasando tanto a finalização da extensão, quanto a construção da UTI.

Leandro acredita que, superadas as questões da base e estrutura, a UTI poderá ser construída com cuidado e logo estará disponível para a população. Em relação ao pagamento para a empresa contratada para a realização das obras, o repasse do dinheiro vai sendo feito mediante a entrega do serviço.

Um outro desafio, segundo Leandro, é conciliar a parte assistencial com o planejamento do setor público, equilibrando as funções e as possibilidades com as portarias obrigatórias da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde, sendo a diferença entre o número de habitantes, mostrado pelo censo, e o número de pessoas que necessitam de atendimentos um grande problema para essa organização. “Então, hoje nós temos aí uma realidade de quase o dobro [de habitantes] do que o censo mostra, e isso é um desafio também, porque todas as verbas vêm de acordo com o número do censo, e eu atendo de acordo com o número que é a realidade nossa. Nós temos uma população flutuante alta e a gente tem que ficar sempre atento e contando com isso no nosso planejamento”.

*** Continua depois da publicidade ***

Banner Anuncie aqui, versão 3

***

Causa Animal

O pleno funcionamento do Centro de Acolhimento de Animais é uma das preocupações de Leandro Ferreira
O pleno funcionamento do Centro de Acolhimento de Animais é uma das preocupações de Leandro Ferreira – Foto: Reprodução Freepik

Em relação à causa animal no município, Leandro Ferreira explica que uma das prioridades do município é a reforma do Centro de Acolhimento de Animais (CAA), localizado no Morro Santana. Um dos pontos principais da reforma é adequar o espaço para realizar as castrações, de forma que o castramóvel possa seguir com o trabalho nos distritos. “A última vez que foi feita uma reforma no Centro de Acolhimento Animal, se eu não me engano, foi em 2016. Então, a gente precisa fazer um estudo, ‘pra’ gente fazer o projeto, ‘pra’ fazer um novo centro de acolhimento. É uma bandeira do governo e é uma coisa que ‘tá’ na nossa na nossa pauta, no nosso plano de governo”, afirmou Leandro Ferreira.

Dengue

Mosquito transmissor da dengue, que registrou mais de dois mil casos em Mariana, no ano passado
No ano passado foram registrados mais de dois mil casos de dengue em Mariana – Foto: Reprodução/Freepik

Conforme dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, até o dia 26 de dezembro de 2022, Mariana registrou 2.137 casos de dengue, seis de Chikungunya e um de Zika. Um número expressivamente maior do que o de cidades vizinhas, como Ouro Preto, que registrou 191 casos de dengue, um de Chikungunya e um de Zika.

Em abril de 2023, a Agência Primaz publicou uma reportagem sobre o decreto de situação de emergência em saúde pública, devido aos mais de 700 casos de dengue no município. Entretanto, as chamadas “arboviroses urbanas” (Dengue, Chikungunya e Zika) permanecem como uma preocupação da Secretaria de Saúde do Estado, tendo sido registrados, nos primeiros dez dias de janeiro de 2024, um aumento de 330% nos casos de dengue em comparação ao ano passado.

Leandro Ferreira aponta que um dos grandes problemas no combate à dengue é o ciclo de vida, que vai de ovo ao mosquito adulto em aproximadamente uma semana. O cuidado com a água parada tem que ser contínuo, principalmente no período de chuva e calor. O secretário também aponta que a recusa em receber a equipe responsável por conscientizar e fiscalizar os focos de desenvolvimento do mosquito é um problema no município, já que dificulta o controle das arboviroses.

Aumento dos casos de IST´s

Outra questão que tem chamado a atenção das secretarias estadual e municipal é o aumento no número de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). De acordo com o secretário, Mariana vem se mobilizando com campanhas para cuidado e prevenção aos IST’s, com disponibilização do teste nos postos de saúde, além de um trabalho de conscientização que vi ser feito ao longo dos próximos meses, alertando sobre a importância do uso de preservativo e a necessidade de fazer exames.

O secretário também explicou quais são os trâmites caso o teste rápido seja positivado para alguma IST’s: em caso de infecções com cura, como sífilis e gonorreia, o paciente faz a confirmação do resultado e é encaminhado para o tratamento, enquanto na situação de resultado positivo para HIV, depois da confirmação, o paciente é encaminhado a um infectologista. Atualmente, em Mariana, existem dois médicos infectologistas em exercício.

Banner Anuncie aqui, versão 2

***