- Mariana
Padre Viegas: primeira estação do Circuito Experimente Mariana
Distrito é a sede do tradicional Festival de Cuscuz
- Marina Ferreira
- Supervisão: Luiz Loureiro

O Natal de Luz Mariana 2023 teve início na última sexta-feira (08), com a inauguração da decoração de Natal, na Praça Gomes Freire (Jardim), que contou com DJ, blocos tradicionais, intervenções circenses e grupos artísticos e culturais. A programação é composta por cinco circuitos que têm o objetivo de fomentar o turismo e a cultura da cidade: Circuito Encantado, Circuito Caravana, Circuito Experimente Mariana, Circuitos Conexões Iluminadas e Circuito Museus e Ateliês. Nessa segunda-feira (11), aconteceu a primeira excursão do Circuito Experimente Mariana, em Padre Viegas, momento em que foi possível conhecer a casa de Dona Cremilda, idealizadora do Festival do Cuscuz, e experimentar o prato típico do distrito.

Festival do Cuscuz de Padre Viegas
Guiado por João Bosco, o grupo que participou do passeio pôde experimentar o tradicional cuscuz de Cremilda e entender como foi o surgimento do Festival do Cuscuz de Padre Viegas, que acontece anualmente, no dia 12 de outubro. Depois de uma reportagem do programa Terra de Minas na localidade, surgiu a proposta de realizar o festival, tendo como ingrediente principal 20kg de fubá.
Cremilda, juntamente com outras organizadoras, passaram a pedir ingredientes de casa em casa e a vender cuscuz no salão comunitário do distrito para arrecadar fundos para a igreja. Posteriormente, as vendas passaram a ser na praça e foi criado o festival que já foi realizado 19 vezes.
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Ver Mais

Nova caverna de 150 metros é descoberta na Serra do Botafogo

Crédito do Trabalhador permite trocar dívidas por juros menores

UFOP busca recursos em Brasília após corte orçamentário
Cuscuz da Cremilda
Confira os registros da primeira estação do Circuito Experimente Mariana:





Distrito de Padre Viegas
O distrito, denominado primeiramente como Sumidouro, fica localizado a 9km de Mariana e foi fundado em 1748. Sua denominação original se deve a uma expressão utilizada pelos colonos para se referir à qualidade do metal precioso extraído na localidade, onde se obtinha o “sumo do ouro” (o extrato, a melhor parte) de Mariana, antes conhecida como Vila de Ribeirão do Carmo, explicou Larissa Gonçalves, jornalista e pesquisadora das tradições do distrito. “O Sumidouro é um distrito acolhedor, de pessoas simples, que mantém ainda vivas e pulsantes tradições festivas e religiosas”, afirma Larissa.
O artista plástico Camaleão explica, em seu trabalho histórico sobre Mariana, que José Joaquim Viegas de Menezes, o Padre Viegas, foi um religioso nascido em Ouro Preto e adotado por uma família de Sumidouro, onde iniciou a carreira sacerdotal. Padre Viegas imprimiu os primeiros jornais de Minas Gerais, em 1822, e marcou o início da imprensa mineira. Vargem, Engenho, Serra do Lico, Serra do Carmo e Barro Branco são subdistritos da localidade.

***