
- Mariana
Vereadores participam da primeira reunião ordinária na Casa de Câmara e Cadeia restaurada
Vereadores voltam do recesso parlamentar direto para o plenário do prédio restaurado
- Matheus Camargos
- Supervisão: Luiz Loureiro
Compartilhe


Aconteceu na tarde dessa segunda-feira (07), no edifício da Casa de Câmara e Cadeia, a primeira reunião do legislativo marianense, após mais de dois anos desde o início da restauração do prédio tricentenário projetado pelo mestre José Pereira dos Santos, construído em 1798. A sessão plenária contou com a participação dos 15 vereadores eleitos e marcou o retorno das atividades legislativas ao histórico prédio localizado na Praça Minas Gerais.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Vereadores em primeiro mandato fazem estreia no histórico plenário
Dentre os vereadores eleitos para a legislatura 2021/2024, oito deles puderam participar pela primeira vez de uma reunião na Primeira Casa de Leis de Minas Gerais, são eles: Sônia Azzi (União Brasil), Ricardo Miranda (Republicanos), Pedrinho Salete (Cidadania), Maurício da Saúde (Avante), Manoel Douglas (PV), José Sales (PDT), Gilberto Mateus (Cidadania) e Ediraldo Ramos (Avante).
“É minha primeira reunião ordinária da qual eu vou participar na data de hoje, nessa segunda-feira. Então, assim, eu ‘tô’ maravilhado em relação a tudo que ‘tá’ acontecendo, principalmente na minha vida, no meu mandato”, destacou o vereador Ricardo Miranda, ainda antes do início da reunião.
“A primeira vez que eu pisei aqui nessa Câmara, eu estava vendendo salgado, eu vendia salgado na rua e eu entrei aqui e conheci a Câmara. E hoje estou aqui como vereador da cidade. ‘Pra’ mim é uma honra, um privilégio poder ‘tá’ aqui num prédio centenário e poder viver esse momento no dia de hoje”, completou o vereador, que atualmente preside a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais.
Ver Mais

Crédito do Trabalhador permite trocar dívidas por juros menores

UFOP busca recursos em Brasília após corte orçamentário

Ouro Preto recebe 3ª edição de festival gastronômico
Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
O vereador Pedrinho Salete, que também está em seu primeiro mandato como representante do povo, manifestou sua satisfação por realizar um sonho. “É muito gratificante e cabe aqui ressaltar que para mim hoje é a finalização de um sonho, porque eu sempre tive um sonho de estar aqui nesta Câmara, especificamente como vereador”, afirmou.
“O que eu digo é de sentar hoje na primeira reunião aqui no plenário e dar continuidade no trabalho que eu venho fazendo. Um trabalho de representar, de ser a voz de cada um e não medir esforços para buscar melhorias para que a vontade do povo seja respeitada”, finalizou Pedrinho Salete.

“‘Pra’ mim é um momento histórico no dia no qual eu sinto muita honra em poder estar participando e representando o nosso povo de Mariana na casa legislativa restaurada. Hoje estamos aqui para poder, realmente, trazer de volta essa emoção de estarmos nessa representatividade e dizer o quanto eu estava já ansioso e motivado para estar participando dessa primeira reunião”, afirmou Maurício da Saúde (Avante), outro dos vereadores em primeiro mandato.
Aproveitando a ocasião, o vereador ressaltou o excelente trabalho feito na restauração do prédio, inclusive no aspecto da acessibilidade, fazendo um convite para que a população venha conhecer as instalações e participar das reuniões. “O prédio da Câmara, hoje, apresenta acessibilidade, no qual foram realizados aí grandes esforços da comissão do presidente e de outros vereadores também, que não estão presentes hoje na vereança, mas contribuíram para que hoje esse restauro fosse finalizado. E quero convidar a todos das associações, a todos da população de Mariana, ‘pra’ que possam vir conhecer a Câmara, ‘pra’ que possam ver esse novo visual e participar das reuniões presencialmente”, finalizou Maurício.
Discurso de boas-vindas
Em pronunciamento quase ao final da reunião, o líder de governo, Marcelo Macedo (MDB), deu boas-vindas aos vereadores “novatos” no plenário da sede do Legislativo Marianense, conclamando a todos a continuarem trabalhando em prol da comunidade, destacando ainda que a garantia do direito à acessibilidade foi uma preocupação para a equipe responsável pela restauração do prédio.
Destacando que o prédio agora conta com um elevador e uma rampa de acessibilidade, o que torna a Casa de Câmara e Cadeia o primeiro e único prédio histórico de Mariana a garantir o direito de ir e vir às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, Marcelo usou a iniciativa como incentivo a ele e a todos os vereadores. “Tem como fazer as coisas sim, mas tem que ter vontade para fazer. Foi uma construção do legislativo, com o IPHAN, com a Secretaria de Obras, com todos os atores envolvidos, e hoje temos uma Casa com acessibilidade. Isso só tem a nos engrandecer que entregamos um prédio histórico com acessibilidade” pontuou o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Restauro.
*** Continua depois da publicidade ***
Câmara passa a contar com uma sede administrativa em novo local
Também na tarde dessa segunda, antes da Reunião Ordinária, ocorreu a abertura da nova sede administrativa da Câmara de Mariana, localizada na Rua do Seminário, nº 237. Na instalação, estão os setores de Almoxarifado, Arquivo, Controladoria Interna, Contabilidade, Departamento de Comunicação e Cerimonial, Compras e Licitação, Financeiro, Informática, Patrimônio, Recursos Humanos e Transportes.

No prédio histórico, além do Plenário, permanecem o Gabinete da Presidência, a Procuradoria do Legislativo, o Protocolo, o Departamento de Atas, o estúdio de transmissão e, anexo ao edifício, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).
