Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 19 de maio de 2024

Câmara Municipal de Mariana inicia 2023 com longa reunião ordinária e debates acalorados

Temas como paralização das obras do campo de Cachoeira do Brumado e a falta de remédios provocaram manifestações dos vereadores.

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Abertura da 1ª reunião ordinária de 2023, da Câmara Municipal de Mariana, sob comando da nova Mesa Diretora
Reunião contou com bom quórum presencial. Foto: Igor Varejano/Agência Primaz

Os vereadores de Mariana encerraram recesso parlamentar de janeiro e o ano começou na Câmara Municipal. Na tarde desta segunda-feira (06) aconteceu a primeira reunião ordinária de 2023. A reunião foi longa, com mais de 30 requerimentos aprovados por unanimidade. Entretanto, alguns temas foram discutidos em tom acalorado, com vários debates diretos entre os parlamentares.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Compareceram ao plenário Fernando Sampaio (PSB), Zezinho Salete (MDB), Ronaldo Bento (PSB), Sonia Azzi (União Brasil), Marcelo Macedo (MDB), Juliano Duarte (Cidadania), Ricardo Miranda (Republicanos), Maurício da Saúde (Avante), Pedrinho Salete (Cidadania), Ademar (Cidadania), José Sales (PDT) e Manoel Douglas (PV). Tiquinho Mateus (Cidadania), Edinaldo Ramos (Avante) e João Bosco (PDT) participaram remotamente.

Essa foi a primeira reunião ordinária presidida pela nova mesa diretora, mas não a primeira reunião. No final do ano passado, houve a prorrogação do programa “Tarifa Zero” aprovado em encontro extraordinário, sendo o plenário liderado por Fernando Sampaio. O presidente observa que essa relação entre o novo executivo e o legislativo tende a ser positiva. “Toda cobrança é bem-vinda.  De repente a própria cobrança faz o acerto do executivo. Acho que tem que saber cobrar com respeito, respeitando também o secretário citado. Ninguém vai estar lá ‘pra’ errar’, e se por um acaso errar, não vai ser por querer. Nós não só vamos saber cobrar, mas vamos saber também escutar a versão do executivo”, declarou.

“Em relação à nova interinidade na Prefeitura Municipal, exercida pelo vereador Edson Agostinho (Cidadania), Sampaio reafirmou a unidade com a Câmara Municipal. “E pode ter certeza, como o Edson também é um vereador, posso dizer que o Executivo e o Legislativo vão caminhar juntos. Afinal de contas, daqui uns dias, o Edson está de volta nessa Casa. Então, nós vamos caminhar juntos e vamos dar todo o apoio que ele precisar” garantiu Fernando Sampaio em entrevista à Agência Primaz.

Fernando Samapio (PSB) é o novo Presidente da Câmara Municipal de Mariana, em substituição a Edson Agostinho (Cidadania), que ocupa interinamente a Chefia da Administração do Município.
Primeira reunião ordinária presidida por Fernando Sampaio. Foto: Igor Varejano/Agência Primaz

Os velhos conhecidos, novos secretários

Fernando Sampaio ainda fez elogiosas referências aos dois ex-vereadores que assumiram pastas de secretarias com o novo prefeito interino. Danielly Alves, nova Secretária de Desenvolvimento Social foi sua colega de plenário no último mandato. “A Daniele é uma pessoa formidável, sabe? Muito inteligente, muito boa de serviço. Eu acho que ela vai dar conta. Vai não, já ‘tá’ mostrando que dá conta do serviço na Ação Social. Ela é muito técnica, muito profissional.  Não tenho dúvida nenhuma que ela vai dar conta de gerir a Secretaria de Desenvolvimento Social”

Em relação a Pedro Souza, que substituiu Ronaldo Bento na Câmara nos últimos seis meses de 2022, Sampaio também não poupou adjetivos. “O Pedro, na Cultura, também. Conheci o Pedro de seis meses ‘pra’ cá, ele é uma pessoa extraordinária. Um rapaz com um bom caráter e que quer crescer na vida. Então, acho que ele tem tudo para poder deslanchar na Secretaria de Cultura”,  finalizou Sampaio.

Retorno de Ronaldo Bento à Câmara Municipal de Mariana

O primeiro encontro dos vereadores contou com o retorno de Ronaldo Bento, que estava ocupando o cargo de prefeito interino da cidade, durante o segundo semestre de 2022. Em sua primeira reunião ordinária, ele se mostrou participativo no plenário, defendendo sua gestão, relembrando o caráter extraordinário de sua alçada ao cargo de prefeito. Em entrevista à Agência Primaz, ele afirmou que não era uma pretensão sua ocupar cargo. “Eu fazia parte da vice-presidência. Então, a minha estada naquela cadeira seria pela cassação do Juliano, pela renúncia ou pela morte. E nenhuma das três coisas assim aconteceram. Então foi algo épico, atípico na relação do mundo jurídico” revelou à reportagem.

Ronaaldo Bento, retornando à Câmara Municipal de Mariana, discursa em defesa de sua gestão como prefeito interino do município
Ronaldo Bento retorna após 6 meses liderando o executivo. Foto: Igor Varejano/Agência Primaz

Ronaldo desejou boa sorte a Edson Agostinho e afirmou que a gestão da cidade vai contar com o apoio da Câmara Municipal, visando um clima positivo para as campanhas eleitorais da eleição suplementar que se aproxima.

“Eu acredito que a mesa diretora e o  Executivo vamos ter esse entendimento para que possamos unir forças mais uma vez sem bandeira partidária, como tem acontecido,  para que Mariana avance em suas necessidades. Volto com muita alegria, com muita satisfação dando apoio ao executivo para que possamos, juntamente com o legislativo fazer um trabalho que atenda a perspectiva do povo marianense, sem ataques, sem pior ou melhor. Muita boa sorte ao Edson Agostinho, para que faça uma gestão que atenda os anseios da nossa população” complementou o ex-prefeito interino.

*** Continua depois da publicidade ***

Reforma do campo de Cachoeira do Brumado

Um dos temas que causaram maior tempo de debate entre os parlamentares foi a paralisação da obra de drenagem do campo de Cachoeira do Brumado. O vereador Ronaldo Bento apresentou requerimento para questionar o novo Secretário de Obras, Leonardo Rodrigues, pedindo explicações sobre uma fala dele, na qual teria dito que o povo do distrito foi “feito de bobo” pela antiga chefia do executivo.

Manoel Douglas, conhecido como Preto do Cabanas, acompanhado por Zezinho Salete e Marcelo Macedo, saíram em defesa do novo secretário, questionando as obras, e afirmando que a suspensão da ordem de serviço partiu da Secretaria de Planejamento, e não da pasta de Leonardo. Neste ponto, Juliano Duarte entrou na discussão, já que o projeto começou a ter andamento durante sua gestão à frente do Executivo. Preto e Zezinho lembraram que a obra já havia sido paralisada antes, durante a CPI das Obras, que investigou irregularidades em diversas obras na cidade.

Plenário da Câmara Municipal de Mariana recebeu bom número de vereadores presencialmente
A primeira reunião ordinária de 2023 foi marcada por extensos debates. Foto: Igor Varejano/Agência Primaz

O debate seguiu com Ronaldo exibindo o projeto da reforma e alegando que sua gestão deu andamento às obras, com respaldo técnico. O vereador Pedrinho Salete propôs um requerimento semelhante, convocando o secretário Leonardo para prestar esclarecimentos, que foi aprovado por unanimidade.

Remédios: Falta de dinheiro, questão estrutural, ou má gestão?

Outro tema que foi amplamente debatido na primeira reunião ordinária do ano foi a falta de remédios nas unidades de saúde do município. O vereador Marcelo Macedo fez uma longa manifestação citando o problema. Em sua explanação, chegou inclusive a questionar a gestão dos gastos públicos, atribuindo a uma suposta falha do Executivo e Legislativo na fiscalização dos recursos.

Vereadores Marcelo Macedo (MDB), ao fundo, acompanhado de Juliano Duarte, este último tendo ocupado interinamente a Prefeitura de Mariana, de janeiro de 2021 a junho de 2022.
Marcelo Macedo sobe o tom nas críticas, ao lado do ex-prefeito Juliano Duarte. Foto: Igor Varejano/Agência Primaz

O presidente Fernando Sampaio usou a palavra e explicou que essa questão dos remédios é estrutural, decorrente de questões internacionais, como a guerra da Ucrânia com a Rússia, e influenciaram fortemente este déficit.

Rua João Batista: Ronaldo Bento solicita presença de partes envolvidas para reunião

Desde o começo do mês passado, a situação da Rua João Batista, em Passagem de Mariana, é acompanhada pela Agência Primaz. O afundamento do revestimento do asfalto vem causando tanto transtorno aos moradores, que eles pediram uma reunião com o vereador Ronaldo Bento há menos de um mês. Como resultado das conversas, ele prometeu convocar uma reunião entre as partes na Câmara.

Acompanhe outras matérias sobre o assonto, publicadas pela Agência Primaz:

Nessa primeira reunião pós-recesso, o requerimento foi apresentado, convocando as secretarias de Obras, Meio Ambiente, Segurança Pública e Governo, bem como o Demutran e representantes da empresa Vale, que é acusada pelos moradores de levar caminhões muito pesados para transitar na via. Nos últimos dias, inclusive, ocorreu novo processo de surgimento de buracos no local, causando mais um motivo de transtorno aos moradores, com a necessidade de nova intervenção e interdição do trânsito.

“Já solicitei ao Excelentíssimo Presidente Fernando Sampaio que dê procedimento de uma forma urgente. Ou seja, sob prioridade, para que tenhamos essa reunião o mais rápido possível”, declarou Ronaldo Bento à Agência Primaz.

***