Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 19 de maio de 2024

Rua João Batista: Vereador Ronaldo Bento busca solução junto à Câmara Municipal

Comissão de moradores apresentou queixas relacionadas ao trânsito de veículos pesados utilizados em obra da Vale.

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Ronaldo Bento, sentado atrás de uma mesa, ouve as queixas dos moradores da rua João Batista, em Passagem de Mariana
Ronaldo Bento recebeu os moradores em seu gabinete, em Passagem de Mariana - Foto: Igor Varejano/Agência Primaz

A “novela” da Rua João Batista segue causando transtornos e mobilizando as pessoas de Passagem de Mariana. Na manhã dessa quarta-feira (18), um comitê de quatro moradores se reuniu com o vereador Ronaldo Bento (PSB) para apresentar a situação atual da via. O membro do Legislativo ouviu as reclamações quanto ao tráfego intensivo de veículos pesados, atribuído a uma obra da Vale que se iniciou há cerca de três meses, prometendo protocolar um requerimento na Câmara Municipal, para a realização de reunião para discussão e encaminhamento de propostas de solução do problema.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Uma das janelas do gabinete de Ronaldo Bento permite a visão da rua João Batista e, pouco, é possível ver a tal rua e os reparos feitos pela prefeitura. Pouco antes do início da reunião, foi possível observar a dificuldade enfrentada por um ônibus da linha Colina x Passagem ao passar pelo buraco recém-fechado.

O encontro começou com a explanação do morador Giorgio, que relatou observar o tamanho e a frequência da passagem dos caminhões, desde quando as intervenções começaram. De acordo com ele, “o peso bruto de alguns caminhões chega a 41,5 a 44 toneladas”. Marlene, outra moradora, revelou que já viu “oito ou nove caminhões passando, um atrás do outro”, o que, no entendimento dos residentes no local, não é compatível com as condições da via.

O vereador revelou que já conhece a situação da rua há anos, e que tem conhecimento da informação dada à Agência Primaz pelo atual secretário de obras, quanto ao pedido de realização de um estudo amplo do local, mas alegando que, devido ao período de chuvas e à complexidade da obra, não é possível realizar a intervenção definitiva de imediato.

Reunião dos moradores com a Vale e o Poder Público

Jairo, integrante do comitê de moradores, revelou que a Vale chegou a conversar com os moradores, consultando-os sobre os impactos da obra no dia a dia, mas que a situação do tráfego pesado não foi alterada. Em função disso, o ex-prefeito interino decidiu apresentar à Câmara um requerimento de convocação de reunião, envolvendo o Poder Público, moradores e representantes da Vale.

Por conta do recesso parlamentar, a reunião deve acontecer apenas em fevereiro. Enquanto isso, os moradores da rua João Batista seguem questionando as autoridades, com receio que mais problemas apareçam enquanto o trânsito pesado ainda é liberado na via.

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) realizou uma vistoria, nesta quinta-feira (19), e as análises feitas devem indicar quais serão os próximos passos. A interdição total da rua para trânsito de veículos pesados não foi descartada por Ronaldo Bento, que sugeriu a criação de uma blitz para averiguação do peso e condição dos caminhões que transitam pelo local.

*** Continua depois da publicidade ***

***