Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 17 de maio de 2024

Olimpic alcança semifinal dos juniores em partida tumultuada

Jogo teve sete expulsões, invasão de campo e intervenção policial na arquibancada

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Jogadores do Olimpic (camisas e calções vermelhos) e Guarani de Furquim (camisas com listras verticais brancas e vermelhas, calções branos), disputam partida decisiva de classificação à semifinal dos juniores
Clima de decisão levou as equipes do Olimpic e do Guarani de Furquim a exagerarem nas disputas físicas, com muitas faltas e reclamações contra a arbitragem – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
O último sábado (03) foi de definição para a classificação no campeonato de futebol promovido pela Liga Esportiva de Mariana (LEMA). Olimpic e Guarani de Furquim jogaram todas as fichas em partida disputada no Estádio Nicanor Mota, buscando a classificação para a semifinal dos juniores, em partida marcada por expulsões, invasão de campo e intervenção policial na arquibancada. Com a vitória por 3×2, Olimpic ficou em segundo lugar na Chave B, eliminando o adversário, e mede forças neste sábado (10) com o São Caetanense, para tentar chegar à final, em partida marcada para as 15h, em Monsenhor Horta. No mesmo horário, no distrito de Águas Claras, o Ideal enfrenta o União Passagense.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Jogo truncado

Com retrospecto rigorosamente igual – derrotas para o Ideal por 1×0 –, Olimpic e Guarani de Furquim dependiam da vitória para obter a classificação para a semifinal dos juniores. Com sol forte e tempo seco, a partida teve jogo bastante truncado no 1º tempo, que terminou com a vitória parcial do Olimpic, pela vantagem mínima, com gol de Daniel Vitor, em cobrança de pênalti.

No intervalo, Vítor Nero, técnico do Olimpic, declarou à Agência Primaz que a falta de entrosamento e o tempo seco prejudicou a equipe, embora tenha gostado do desempenho de seus atletas. “O tempo está muito seco, e os atletas sentem, né? Mas, de toda forma, eu acredito que os meninos são novos e estão respondendo bem ao desafio que o tempo está nos propondo. O primeiro tempo do Olimpic foi muito bom, dentro do esperado. A galera, mesmo não estando entrosada, respondeu bem, e agora é voltar ‘pro’ segundo tempo e buscar mais gols, ‘pra’ gente classificar tranquilo ‘pra’ próxima fase, e buscar esse caneco”, afirmou.

Para conseguir a classificação, Vítor recomendou que seus atletas explorassem melhor a velocidade do ataque, o que só havia acontecido, no primeiro tempo, na jogada que resultou no gol do Olimpic. “Falei com a galera ‘pra’ explorar mais os atacantes. O primeiro tempo teve poucas bolas na velocidade e foi justamente uma das que passaram ‘pra’ que acontecesse o gol. Então, é utilizar essas bordas, esse facão, essas bolas no atacante por cima da zaga que vai dar certo, vai sair mais uns dois, três gols”, declarou Vítor, com confiança na classificação.

Do outro lado, Claudinei, técnico do Guarani de Furquim, mudou a equipe no intervalo, tentando tirar proveito da superioridade numérica, devido à expulsão de um atleta do Olimpic, nos acréscimos, e buscando melhor desempenho para conseguir colocar a equipe na semifinal dos juniores, depois de 20 anos de ausência na disputa da categoria. “Já coloquei um atacante. Vamos partir ‘pra’ cima! No primeiro tempo foi uma fatalidade do nosso goleiro, tomamos o gol, mas o time ‘tá’ bem e vamos sair classificados, se Deus quiser. É o segundo jogo hoje, e ‘tá’ valendo a sobrevivência do Guarani de Furquim, depois de vinte anos, voltando à do futebol [de Mariana]”, declarou.

Gols, mais expulsões e tumulto

Com um atleta a mais, o Guarani de Furquim forçou a equipe adversária desde o início do 2º tempo, conseguindo o empate logo aos seis minutos, quando Otávio pegou o rebote da defesa e, de fora da área, encobriu o goleiro adversário. Porém, três minutos depois, cometeu falta, recebeu o 2º cartão amarelo e foi expulso, deixando as equipes novamente em igualdade numérica em campo.

A expulsão do atleta gerou muitas reclamações de Otávio e do banco do Guarani, com a alegação que o árbitro, José Benvindo da Costa, teria anulado o cartão dado a Otávio na primeira etapa.

Mesmo com a expulsão de outro atleta, o Olimpic conseguiu abrir vantagem no placar. Aos 11 minutos, depois de escanteio cedido pelo goleiro do Guarany, a bola foi levantada para a área e Yan empurrou para as redes, fazendo o segundo gol da equipe local.

Auxiliado por José Arlindo de Paula e Robson José dos Santos, José Levindo foi alvo de mais reclamações veementes do técnico do Guarani, alegando que o goleiro de sua equipe havida sofrido falta no lance.

Aos 17 minutos, mesmo com uma terceira expulsão, o Olimpic chegou ao terceiro gol, em falta cobrada forte por Yan. A bola passou pelo meio da barreira, impedindo a reação do goleiro do Guarani.

Segundo gol do Olimpic (camisas e calções vermelhos) contra o Guarani de Furquim (camisas com listras verticais brancas e vermelhas, calções branos), em partida decisiva de classificação à semifinal dos juniores
Com batida forte em cobrança de falta, Yan (Olimpic) faz seu 2º gol no jogo – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Com dois atletas a mais em campo, a equipe do distrito de Furquim tentou reagir, mas o jogo passou a ser disputado com muita virilidade, acúmulo de faltas marcadas e fortes reclamações das duas equipes e de seus técnicos. Isso, inclusive, determinou a expulsão do técnico do Olimpic, que já havia sido repreendido no 1º tempo, também por reclamação.

Aos 31 minutos o Guarani conseguiu seu 2º gol, marcado por Caio e, pouco tempo depois começou o tumulto. O Atleta Gabriel, do Guarani, foi expulso por responder a provocações da torcida adversária, dois torcedores invadiram o campo, e o mesmo aconteceu com Claudinei, que também foi expulso.

Do lado de fora do alambrado, a Polícia Militar foi acionada, e a partida foi encerrada com a vitória do Olimpic, por 3 a 2.

Semifinal dos juniores

Na Chave A, o São Caetanense garantiu sua classificação, em 1º lugar, ao vencer o Barro Branco por 2×1, em partida realizada em Monsenhor Horta, também na tarde de sábado (03). Com isso, enfrenta o Olimpic, 2º colocado da Chave B, neste sábado (10), em seu próprio campo, às 15h.

Ideal e União Passagense decidem a outra vaga na semifinal dos juniores, em partida marcada para o campo do Ideal, no distrito de Águas Claras. De camarote, ambas as equipes acompanharam os jogos da última rodada de classificação. O Ideal já havia garantido a 1ª posição da Chave B, com duas vitórias, ambas por 1 a 0. Já o União, com uma vitória e uma derrota, foi beneficiado com a derrota do Barro Branco, e garantiu seu lugar na fase semifinal.

*** Continua depois da publicidade ***

Campeonato feminino e outras divisões

O primeiro final de semana de setembro teve definições no campeonato feminino e rodada de jogos das divisões de adultos.

Campeonato Feminino

A terceira rodada do campeonato feminino tinha duas partidas marcadas para o domingo (04), no Estádio Nicanor Mota (campo do Olimpic), em Mariana.

A equipe do 1º de Maio venceu o Ideal por 2 a 0, garantindo o 1º lugar com 100% de aproveitamento, marcando 28 gols em três partidas.

Integrantes da equipe de futebol feminino do 1º de Maio, em pose oficial antes do jogo
Equipe feminina do 1º de Maio não tomou conhecimento das adversárias e venceu todos os jogos sem sofrer nenhum gol – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

A partida entre Olimpic e Cachoeirense, com ambas as equipes já sem aspiração à final, foi remarcada para esta quarta-feira (07), a pedido das equipes, devido ao envolvimento de atletas nos Jogos Escolares de Mariana (JEM).

2ª Divisão

A rodada do primeiro final de semana de setembro teve quatro partidas válidas pela fase de classificação da 2ª divisão do campeonato de futebol amador de Mariana.

No sábado (03), no subdistrito de Barro Branco, Goiabeiras derrotou Mainart, por 3×1, assumindo a liderança da Chave B. No mesmo dia, em partida realizada em Águas Claras, o Ideal fez prevalecer o mando de campo, derrotando o Guarani de Furquim por 2×1, recuperando-se da derrota sofrida contra o Mainart, na primeira rodada. Com esse resultado, a equipe de Águas Claras está na 3ª colocação da Chave B, perdendo a vice-liderança para o Mainart, pelo saldo de gols, e deixando o Guarani na lanterna.

Na Chave A, a partida realizada em Padre Viegas, na manhã de domingo (04), terminou com a vitória do Paracatu sobre o Barro Branco, pela contagem mínima. Em Furquim, também no domingo, o Vila Nova foi surpreendido pelo União Passagense, que obteve importante vitória, por 3×1, assumindo a liderança da chave, com quatro pontos.

Com os resultados da rodada, a Chave A, que conta com cinco equipes, tem o Paracatu na vice-liderança, seguido por 07 de Outubro, Barro Branco e Vila Nova, sendo que 07 de outubro e Vila Nova só disputaram uma partida.

1ª Divisão

A segunda rodada da divisão principal do campeonato amador de Mariana teve a realização de seis partidas no final de semana.

Devido à superposição de partidas das diferentes categorias, bem como de outros eventos simultâneos, a reportagem da Agência Primaz só conseguiu acompanhar presencialmente a etapa inicial dos jogos Guarany x Cachoeirense e Reunidos x Morro Santana.

Guarany x Cachoeirense

Abrindo a rodada no sábado (03) à tarde, o Guarany, jogando em seu território, derrotou o Cachoeirense por 3×0, colocando o adversário em situação difícil na Chave B da fase de classificação, uma vez que já havia sido derrotado pelo Morro Santana, por 1 a 0, na rodada inicial.

Antes da partida, o técnico do Guarany, Geraldo Mozart, falou à reportagem da Agência Primaz sobre a expectativa para a estreia, ressaltando a situação do futebol amador em Mariana, com dificuldade de realizar treinamentos, devido à necessidade de contar com atletas de fora da cidade, e lamentou a ausência de um jogador contundido. “Em primeiro lugar é respeitar o adversário, eu sempre prego isso aí. E fazer valer um mando de campo. Nós estamos jogando dentro do nosso campo e a gente tem que vencer. O campeonato é difícil, e quanto mais pontos a gente somar agora será melhor. A gente teve um jogador que machucou o joelho e pôde estar aí. Mas a gente está com um pessoal de fora, alguns que até eu nem conheço. Infelizmente, o time amador não tem como treinar. Nós demos um treino quarta-feira, mas o pessoal de Santa Bárbara, que joga com a gente, não pôde vir. Então a gente fica numa situação que é jogando que a gente vai ver. A gente está, a princípio, na incógnita. Mas eu acho que não tem jeito de errado. Vai dar certo”, afirmou Mozart.

Também otimista, o técnico do Cachoeirense, conhecido como Grilo, manifestou expectativa pela oportunidade de recuperação, esperando que a equipe pudesse ter melhor sorte do que na partida anterior. “Expectativa boa. Hoje tem que vencer ‘pra’ é pensar em classificação. No jogo anterior tivemos até mais chances de gol, que não foram convertidas. E aí acabamos tomando o gol e perdemos de 1 a 0. Mas eu acredito que hoje vai dar ‘pra’ ser um resultado melhor. A mudança na equipe foi feita na base da necessidade, porque um atleta, que estava no jogo anterior, não está aí no jogo de hoje. Mas o jeito de jogar do time vai ser o mesmo. Tem que tentar ir ‘pra’ cima, tentar fazer o resultado, porque se não vencer vai ficar mais difícil a classificação”

*** Continua depois da publicidade ***

A expectativa de Grilo foi frustrada já no início de jogo. Aos 4 minutos, Raul, meio-campista e capitão do Guarany, cobrou falta, batendo cruzado, a meia altura. A bola passou por zagueiros e atacantes, confundindo o goleiro Juranês (Cachoeirense), que demorou a reagir e viu a bola entrar no seu canto direito.

Ao longo do primeiro tempo o Guarany manteve maior volume de jogo, controlando as ações, mas sempre pecando na preparação para a conclusão das jogadas, enquanto o Cachoeirense tentava jogadas à base do individualismo, sem levar perigo à meta defendida por Pedro.

A melhor chance de gol surgiu de uma reposição rápida do goleiro do Guarany, que acionou o ponteiro Sinha. O atacante foi mais rápido que o lateral do Cachoeirense e, frente a frente com o goleiro, tentou uma cavadinha, interceptada pela mão esquerda de Juranês.

Com arbitragem de Givanildo José Gonzaga, auxiliado por Alexandrino Silvério de Souza e Wesley Araújo Ferreira, a partida foi encerrada com a vitória do Guarany, que fez valer o seu mando de campo e marcou mais duas vezes no segundo tempo.

Reunidos x Moro Santana

Jogadores do Reunidos e do Morro Santana disputam jogada em partida noturna com iluminação deficiente
Reunidos e Morro Santana se enfrentaram no campo do União, em Passagem de Mariana, sob iluminação deficiente – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

No início da noite de sábado, Reunidos e Morro Santana entraram em campo, em Passagem de Mariana, já com refletores acesos e temperatura de 24º. Com resultados opostos na rodada inicial, o Morro Santana ocupava a 2ª posição, com 3 pontos, perdendo a liderança para o Olimpic, pelo saldo de gols. Já o Reunidos, goleado pelo Olimpic por 4 a 0.

É a gente tem que entrar pensando que hoje vai ser outro jogo, porque nosso time [na partida anterior] estava muito desfalcado. Então, hoje, nós vamos entrar ‘pra’ cima deles, ‘pra’ tentar os três pontos de qualquer jeito. Hoje o nosso time está bem mais completo, entendeu? Alguns jogadores trabalham, aí não tem jeito de contar todo jogo, mas sendo sábado, facilitou um pouquinho ‘pra’ nós”, afirmou Lau, técnico do Reunidos, antes da partida.

Para Macarrão, técnico do Morro Santana, a equipe, mesmo desfalcada, precisa manter os pés no chão, para conseguir a segunda vitória e continuar na luta pela classificação. “Vamos aí, com os pés no chão, buscar os três pontos, a segunda vitória, porque o nosso objetivo é classificar entre os quatro, e classificar bem, né? Então, é jogo a jogo, com os pés no chão, [com] muita humildade. E hoje nós estamos com um desfalque muito grande, mas é buscar a vitória o tempo todo. São três desfalques, que são titulares absolutos, então é manter o foco o tempo todo, e ter o objetivo e a tranquilidade, que vai dar tudo certo”.

Com arbitragem de Luciano de Jesus Cardoso, auxiliado por William Ribeiro Lopes e Leonardo Novais, a partida foi iniciada às 17h45, e, já aos 3 minutos, em um chute forte, da intermediária, o volante Anderson (27), do Cachoeirense, conhecido como Sonson, acertou um chute forte no canto superior direito do goleiro Danilo, abrindo o marcador.

Com muitos erros de passe de ambas as equipes e número elevado de faltas, a partida transcorreu com ações concentradas entre as intermediárias, sem grandes chances de gol, mas com maior posse de bola do Morro Santana e tentativas de contra-ataque do Reunidos, principalmente em jogadas pelos lados.

Para o técnico Lau, o elevado número de faltas era decorrência da má qualidade da iluminação, fazendo com que os atletas, às vezes, perdessem a noção de distância e posicionamento da bola nas disputas.

Com a defesa bem postada, e com destaque para a atuação de Sonson, o Reunidos conseguia anular as tentativas de ataque do Morro Santana, cuja primeira boa chance de gol surgiu de uma falta frontal, aos 31 minutos, desperdiçada com chute alto, à direita do goleiro do Reunidos.

Anderson, conhecido como Sonson, jogador do Reunidos, usando camisa com listras verticais verdes, vermelhas e brancas, concede entrevista à Agência Primaz, no intervalo do jogo contra o Morro Santana
Autor do gol do Reunidos, Sonson explicou que sempre tenta chutes de média distância – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

No intervalo, falando à reportagem da Agência Primaz, Sonson revelou que o chute de média distância é uma de suas especialidades e da expectativa para o restante do jogo. “Eu fui realmente feliz na jogada, né? Essa é minha característica, marcação forte e chute a média distância. Fui feliz no chute e o time contribuiu ‘pra’ isso, porque o Gabriel foi muito esperto em ver que ninguém me marcou. Ele rolou e eu consegui pegar. A gente está à frente do placar, mas não tem nada acabado ainda. Vamos ver o que que o professor fala ‘pra’ gente manter o placar e, se Deus quiser, agregar esse placar aí. São dois times que que vêm ‘pra’ disputar o título, e ninguém quer perder. A gente ‘tá’ vindo de um jogo perdido, a gente tem que pontuar, eles estão com pontuando no campeonato, e a meta nossa é sair com os três pontos aqui hoje”, declarou.

Mas a expectativa do atleta foi frustrada no 2º tempo, quando o Morro Santana conseguiu criar muitas chances de gol, conseguindo converter duas delas e estabelecendo o placar de 2 a 1.

Outras partidas

Outras partidas

Ainda no sábado foram realizadas mais duas partidas: 1º de maio 0x6 Olimpic, na Arena Badaró, e São Caetanense 4×2 Bandeirantes, em Monsenhor Horta.

No domingo, jogando no campo do União, Águia de Ouro derrotou o Engenho por 3 a 1, enquanto Meninos da Vila e 08 de Dezembro empataram (1 a 1), em partida disputada no Estádio Emílio Ibrahim.

Leia mais:

Campeonato Amador de Mariana retorna após dois anos, apresentando bom futebol

Falecimento

O presidente do Centro de Vivência Del Rey (CVDR), conhecido como “João Criança”, faleceu no início da noite dessa terça-feira (06).

Em sinal de luto, a Liga Esportiva de Mariana (LEMA) suspendeu as partidas do CVDR, previstas para esta quarta-feira (07), válidas pelas semifinais das divisões de base sub-11 e sub-13.

De acordo com Aloísio Caburé, presidente da LEMA, o adiamento vai acarretar mudanças das finais das categorias de base e do campeonato feminino, uma vez que é sua intenção realizar o encerramento desses campeonatos em um mesmo dia.

Leia mais:

Categoria sub-11 de Mariana tem jogo único decisivo para classificação ao mata-mata

CVDR goleia União e garante vaga na semifinal da sub-11

***