Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 19 de maio de 2024

Cerca de 30 mil pessoas são esperadas em festividade tricentenária de Antônio Pereira

A festividade também vai receber o registro de tombamento como patrimônio imaterial de Ouro Preto

Compartilhe:

Cerca de 30 mil pessoas são esperadas em festividade tricentenária de Antônio Pereira
Tradicional benção na Gruta da Lapa, em Antônio Pereira | Foto: Ane Souz
O Jubileu de Nossa Senhora da Lapa, em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, é uma tradição local que teve início em 31 de julho e terá programação até 15 de agosto, dia dedicado à padroeira. Cerca de 30 mil peregrinos são esperados na gruta neste ano para rezar e agradecer em uma devoção que completa 300 anos de história.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

A programação da próxima segunda-feira (15) no distrito conta com uma missa às 11h, presidida por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana, e uma procissão às 18h30 partindo da Igreja de Nossa Senhora das Mercês em direção ao Santuário da Lapa.

A Gruta de Nossa Senhora da Lapa fica a 13 km de Mariana e 26 km de Ouro Preto. A história tricentenária envolvendo o local diz que a gruta foi descoberta por crianças que presenciaram aparições de Nossa Senhora no local. Desde então, este tornou-se um dos principais destinos religiosos da região.

Uma novidade esperada para a data é a assinatura pelo prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), de um documento que dá início ao processo de registro dessa manifestação cultural como patrimônio imaterial da cidade. A intenção é que no próximo ano haja também o tombamento da Gruta de Nossa Senhora da Lapa. Para isso, é preciso fazer a salvaguarda da festa e do local. Após o jubileu, um estudo detalhado fará uma apuração da condição geográfica da gruta, inclusive de suas áreas de acesso. 

Primeiro é preciso registrar a festa, que será um patrimônio imaterial, ou seja, intangível. O motivo da preservação da gruta é a festa. Depois, faz o tombamento da gruta como patrimônio material, ou seja, o tangível, que é possível tocar. […] O que muda com tudo isso é a responsabilidade do município de manter, por meio da salvaguarda, a tradição religiosa e do local”, explica Margareth Monteiro, secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto

Em 2021, a Prefeitura de Ouro Preto sancionou decretos criando um conselho consultivo para garantir os meios para a preservação e conservação do Monumento Natural Municipal “Gruta da Lapa”. A gestão do espaço é compartilhada pelo Município Ouro-pretano e pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Arquidiocese de Mariana.

Outra novidade para o distrito é que está em fase de finalização o processo de construção de uma Casa de Cultura em Antônio Pereira, dentro da antiga creche do local. A inauguração estava prevista para ocorrer durante a festa de Nossa Senhora da Lapa. Porém, precisou ser adiada devido a complexidade da obra. A abertura deve acontecer em breve, com uma longa exposição de imagens que contam a história e preservam a memória das famílias de Antônio Pereira.

Ainda no ano passado, a Prefeitura recebeu o relatório final do diagnóstico geomecânico da gruta da Lapa. Este apontou a necessidade de elaboração de um plano de manejo espeleológico (que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente) para o uso sustentável e atrativo ao público, com monitoramento contínuo das atividades turísticas e religiosas, e priorizando ações que diminuam os impactos atuais. 

Confira a programação completa do Jubileu de Nossa Senhora da Lapa:

Festa tricentenária deverá levar 30 mil pessoas a Antônio Pereira
Foto: Secretaria de Turismo de Ouro Preto

Curiosidades

O distrito de Antônio Pereira, situado a nordeste da cidade de Ouro Preto, entre Mariana e Catas Altas, foi fundado pelo bandeirante Antônio Pereira no final do século XVII, início do século XVlll. Em 1722, na gruta no alto de uma montanha que domina a paisagem urbana de Antônio Pereira, teve início a devoção à Nossa Senhora da Conceição da Lapa, originando o famoso Jubileu que atrai milhares de fiéis.

A estrada que liga a sede ao distrito, pelas serras de Ouro Preto e Antônio Pereira, com aproximadamente 10 km, tem o nome histórico de estrada da Purificação por ser passagem de romeiros e peregrinos em busca do Santuário da Lapa.

*** Continua depois da publicidade ***

***