Pré-candidatos retiram candidaturas em apoio a outras chapas em Ouro Preto

A chapa Viva Ouro Preto recebe apoio de dois influentes nomes da política ouropretana

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Pelo menos duas pré-candidaturas à Prefeitura de Ouro Preto não aparecerão nas urnas em 15 de novembro

Ainda no início do murmúrio das possíveis candidaturas à Prefeitura de Ouro Preto, alguns nomes foram citados para as eleições municipais de 2020. Muitos desses seguem na disputa oficial ao cargo máximo da cidade, mas outros desistiram ou se alinharam às chapas já formadas.

É o caso do Tuian Cerqueira, ouro-pretano e médico e de Rogério Fernandes, professor da Educação Básica e advogado. Ambos retiraram suas pré-candidaturas em apoio à Chapa “Viva Ouro Preto”, tendo o Ângelo Oswaldo como candidato a prefeito e a Regina Braga, como vice.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Logo que ingressou na UFOP, Tuian fez parte do diretório central dos estudantes e gestor do DCE por dois mandatos. Além disso, participou dos conselhos municipais de transporte, saúde e meio ambiente, conquistando em 2012 uma vaga de suplente na Câmara Municipal. Neste ano Tuian foi pré-candidato pelo PCdoB até praticamente o final do prazo de definição das candidaturas, mas o partido, que havia apoiado o atual prefeito na última eleição, decidiu pela coligação com Ângelo Oswaldo e Regina Braga.

O PCdoB de Ouro Preto, sigla pela qual Tuian Cerqueira era pré-candidato, mas o partido optou pela coligação "Viva Ouro Preto" - Foto: Arquivo Pessoal/Tuian Cerqueira

Segundo Tuian, a Carta de Ouro Preto, assinada pelo PCdoB em 2012, é um documento que o partido constrói de forma contínua, com visões e propostas sobre a cidade. Ele lembra que o atual prefeito assumiu compromisso com essa Carta, mas a abandonou ao longo do seu governo. “Percebemos que ele a engavetou e que sua gestão não ouve as pessoas, na qual os negócios privados que a prefeitura tem feito com empresas, têm sido prioridade em relação à vida das pessoas”, ressaltou.

A partir disso, o PCdoB optou por um distanciamento do governo e, há um ano, iniciou uma reconstrução da Carta de Ouro Preto, com rediscussão com vários setores da sociedade. Foi neste momento que surgiu a pré-candidatura do Tuian, que conquistou a pontuação de 4% em pesquisas eleitorais.

“E como esses 4%, em um cenário de três outros candidatos com maior potencial de votos, geraria uma dificuldade para nós vencermos o processo eleitoral, avaliamos que havia uma pré-candidatura que poderia ser mais progressista e vencer tanto o atual governo, que acreditamos ter retrocedido muito a cidade, quanto os dois últimos governos”, enfatizou.

Para Tuian, “o candidato Ângelo Oswaldo é alguém que possui uma abertura de diálogo, com experiência administrativa e que nos seus governos, mostrou que faz esse diálogo. Então optamos por apoiá-lo e recuar nossa pré-candidatura para termos mais força para o novo processo futuro. Essa que foi a nossa definição”, acrescentou.

Além da contribuição na candidatura do Ângelo e Regina, Tuian empenha-se em auxiliar a chapa de pré-candidatos à vereança pelo PCdoB, que traz uma diversidade de concorrentes. “Nossa chapa é muito representativa, são trabalhadores do setor público e privado, aposentados, militantes dos movimentos LGBT, defesa da mulher, sindical, educação e cultura”. E ele ainda reforçou que irá ajudar nessas candidaturas, pois, “acredito que transformar a Câmara com representações diversas, dará outra visão na forma de se legislar”, concluiu Tuian.

Rogério Fernandes (PTB) foi outro a abri mão de sua pré-candidatura à Prefeitura de Ouro Preto - Foto: Arquivo Pessoal/Rogério Fernandes

Professor e advogado, Rogério Fernandes é nascido em Ouro Preto e morador há anos da Ladeira de Santa Efigênia, no bairro Antônio Dias. Na última eleição foi candidato a Deputado Federal e, agora, em 2020, havia lançado sua pré-candidatura ao cargo de prefeito pelo PTB.

Rogério buscou, nessa empreitada, trazer para Ouro Preto uma gestão pública moderna, eficiente e com visão de futuro. E, ao retirar sua candidatura, ele deixou claro que o apoio ao Ângelo Oswaldo e Regina Braga, é devido à “certeza que eles irão poder dar sequência à pauta que defendi ao longo dos seis meses de pré-campanha”.

Esse apoio veio com muito entusiasmo pelo Ângelo, que disse em vídeo divulgado em suas redes sociais: “Ouro-pretano apaixonado e lúcido, advogado, educador e liderança, o professor Rogério Fernandes nos dá seu valioso apoio nessa grande jornada pelo desenvolvimento de OP, na cidade, nos distritos e na zona rural. Nós estamos muito felizes, Regina e eu, com a presença se Rogério Fernandes na nossa grande corrente, positiva, que vem para mudar OP para valer”, afirmou Ângelo.

Regina Braga também disse estar feliz com essa parceria. “Cada dia me sinto mais orgulhosa e vejo nossa campanha, não só ela, mas todo o propósito que temos para nossa querida e amada Ouro Preto, tanto sede quanto distrito, se agigantar cada vez mais, com adesões como essa, do nosso querido, estimado e admirado, Prof. Rogério. A nossa eterna gratidão a ele por somar conosco em prol de um futuro muito melhor para nossa Ouro Preto”, concluiu Regina.

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES