Quadro eleitoral de Ouro Preto só é definido no último dia do prazo estabelecido pela Justiça

Partidos e coligações tem até o dia 26 para formalizarem o registro dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e à Câmara Municipal

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
A partir do alto, à esquerda e em sentido horário: Suely Xavier, Caio Bueno, Antônio Clesio, José Leandro, Ângelo Oswaldo e Júlio Pimenta – Arte-montagem: Mariana Paes/Agência Primaz

Terminou nesta quarta-feira (16) o prazo para os partidos políticos realizarem suas convenções e decidir como se manifestarão nas eleições municipais em todo o país. O próximo passo é o registro das candidaturas. Com o fim das convenções partidárias em Ouro Preto, foram confirmados os nomes de Caio Bueno (Solidariedade), José Leandro Filho (PSC), Ângelo Oswaldo (PV), Júlio Pimenta (MDB), Suely Xavier (PSOL) e Antônio Clésio (Democracia Cristã), como cabeças de chapa.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Nas eleições deste ano as coligações só podem ocorrer para a eleição majoritária, ou seja, prefeito e vice-prefeito. Assim, cada partido poderá apresentar chapas com até uma vez e meia a quantidade de cadeiras da Câmara Municipal, sendo vedada a coligação e respeitada a porcentagem de 30% das vagas para candidatas, em obediência à chamada “cota de gênero”. Apesar das incertezas sobre o comportamento da pandemia, as eleições vão ocorrer no dia 15 de novembro, com algumas alterações estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral em termos de horário de funcionamento das seções eleitorais e período de tempo com prioridade para eleitores integrantes de grupos de risco.

Chapa “Verdadeira Mudança”

A composição da chapa majoritária do Solidariedade só foi completada na sexta-feira (18), com o anúncio da escolha de Aline Lopes para concorrer ao lado de Caio Bueno – Fotos: Reprodução/Facebook

Realizada no dia 11, a convenção do Solidariedade indicou Caio Bueno como pré-candidato a prefeito e, nesta sexta-feira (18), Aline Lopes (Solidariedade), foi confirmada como pré-candidata a vice-prefeita pela chapa “A verdadeira mudança”. Em entrevista concedida por telefone à Agência Primaz, Caio ressaltou que vem construindo um projeto político para a cidade de Ouro Preto. “Eu sou candidato sim e muito bem posicionado nas pesquisas internas dos partidos. Temos um projeto de transformação, de mudança política preparado para apresentar aos ouro-pretanos a partir de outubro, quando realmente começa a campanha”, assegurou.

Em vídeo divulgado nas redes socais, Caio Bueno destacou que a mudança não é só dos governantes de Ouro Preto, mas sim das políticas de administração pública como um todo. “Não é só mudar os nomes que governam a cidade há quase 40 anos, não é trocar seis por meia dúzia. O que nós temos que mudar na realidade, são as políticas de educação, de saúde, de geração de emprego e renda, de inclusão social, de esporte e cultura, é isso que tem que mudar na cidade”, enfatizou Caio.

Também no vídeo de confirmação da sua pré-candidatura a vice-prefeita, Aline Lopes (Solidariedade) agradeceu o convite e prometeu trabalhar em prol da cidade. “Ouro Preto está gritando por mudança e eu também quero essa mudança”, afirmou.

Coligação "Viva Ouro Preto"

Coligação “Viva Ouro Preto”, encabeçada por PV e Republicanos, vai contar com o apoio de mais 5 partidos – Foto: Divulgação/Viva Ouro Preto

Em convenção realizada no último domingo (13), PV, Republicanos, PL, Rede Sustentabilidade e PSB, estabeleceram a coligação “Viva Ouro Preto”, confirmando Ângelo Oswaldo (PV) como candidato ao cargo de chefe do Poder Executivo, tendo como vice a atual vereadora Regina Braga (Republicanos).

Presidente do PV, Chiquinho de Assis, confirmou que o partido vai lançar cinco pré-candidatas e 11 pré-candidatos à Câmara Municipal. Após a convenção do PCdoB durante a semana, a coligação majoritária passou a contar com o apoio do partido, que vai lançar chapa com oito candidatos, sendo três pré-candidatas à vereadora e cinco para vereador.

As convenções dos partidos aconteceram separadamente e, para Ângelo, essa descentralização representa a ideia de integração de Ouro Preto e o apoio dos partidos. Ele destacou seu entusiasmo com a possibilidade de renovação política de Ouro Preto, tendo recebido apoio de mais dois partidos, cujos pré-candidatos Rogério Fernandes (PTB) e Tuian Cerqueira (PCdoB) retiraram suas já lançadas pré-candidaturas para apoio à coligação “Viva Ouro Preto”. “Teremos um governo com honestidade, transparência, planejamento, organização, inovação, voltado para o resgate do desenvolvimento ouro-pretano, e novas dimensões, no próximo mandato, interrompendo oito anos de grande decadência na vida socioeconômica política e cultural de Ouro Preto’, ressaltou o ex-prefeito.

Regina Braga (Republicanos), considera Ângelo como nome muito forte, querido e respeitado. “Por isso que, mais uma vez, Ângelo Oswaldo está sendo aclamado e indicado para ser o próximo prefeito de Ouro Preto. Por sua competência, experiência e honestidade. Estou muito feliz e muito honrada por seguir ao seu lado, como pré-candidata a vice-prefeita. Juntos nós vamos buscar o bem de ouro preto e principalmente do povo de Ouro Preto”, destacou.

A atual vereadora ainda ressaltou sua promessa em representar a força da mulher na política e que é preciso trabalhar muito para o desenvolvimento do Município. “Nós precisamos pensar no crescimento econômico e social da nossa cidade e vamos trabalhar muito para isso e se Deus quiser, vai dar tudo certo. Eu estou muito feliz e muito honrada por estar junto com Ângelo nessa caminhada”, finalizou.

Coligação “Com a força do coração”

Em convenção realizada online no dia 16, foram confirmados os nomes de José Leandro (PSC), como pré-candidato a prefeito e Gleiser Boroni (PSL) como vice. A coligação é composta por quatro partidos: PSDB, Democratas, PSC e PSL. Com exceção do Democratas, os demais partidos vão lançar chapa completa, com 16 candidatos e 7 candidatas.

Segundo Gleiser, essa coligação vem para renovar. “Estamos diante de uma eleição polarizada, em que os grupos políticos, através de pesquisas internas, dão empate técnico do ex-prefeito e do atual prefeito, então as terceiras vias, entenderam, em sua maioria, conduzir alianças com grupos que já têm forças já consolidadas”, destacou. Ele se considera honrado em estar coligado a um pré-candidato ouro-pretano, que tem grandes feitos na cidade de Ouro Preto, destacando “projetos como a estrada real, que foi feita durante o mandato dele [José Leandro], o hospital municipal, a rodoviária e vários serviços estruturantes nos distritos e na sede”. Ele ainda ressaltou sua contribuição à campanha como uma forma de integrar os princípios da gestão privada, da eficiência da máquina para somar com o social.

Para José Leandro (PSC), a aliança com Gleiser é uma nova maneira de governar, considerando o parceiro de chapa como uma expressiva liderança política jovem de Ouro Preto. “Eu tive uma satisfação muito grande em poder contar com um dos empresários mais bem-sucedidos de Ouro Preto. Muita satisfação ter um vice desse nível e que embora não tenha muita experiência administrativa pública, ele possui uma atividade empresarial muito ativa que o credencia a vir ser um eficiente e grande político realizador”, ressaltou.

Em entrevista à Agência Primaz, o equilíbrio da chapa, pela experiência política de mais de 40 anos do Zé Leandro e pela juventude do Gleiser, foi algo muito destacado pelos pré-candidatos. Outro ponto em destaque é a ideia do futuro de Ouro Preto, ressaltado por Zé Leandro. “Almejamos um futuro que seja mais forte, vibrante, mesmo Ouro Preto sendo Patrimônio da Humanidade, só isso não basta para dar riqueza, renda. Precisamos fazer a cidade crescer em outros sentidos, e acho que o Boroni vem para nos ajudar a encontrar as melhores saídas, os melhores caminhos. Tenho muita confiança de que vai dar certo, principalmente para a cidade e distritos”, concluiu.

*** Continua depois da publicidade ***

Reeleição

Candidatos à reeleição, Júlio (MDB) e Tico (PDT) contam com o apoio do Cidadania, PSD, PT e PP – Foto: Ane Souz

Em convenção realizada no dia 16 de setembro, o MDB confirmou a pré-candidatura do atual prefeito, Júlio Pimenta (MBD) e do vice, Tico Miranda (PDT), para a reeleição. Ainda sem nome, a coligação tem também em sua composição Cidadania, PSD, PT e PP.

No encontro partidário, Júlio Pimenta ressaltou a parceria com o atual vice-prefeito e a caracterizou como leal, ética e moral. “Estou aqui ao lado do meu companheiro Tico. Pela primeira vez um prefeito e um vice chegam ao final do mandato, unidos e repetindo uma chapa do governo transparente, sério, que quer acertar e sempre melhorar”, destacou Júlio e ainda reforçou: “É um companheiro que participa de todas as ações do município, nenhum dia deixamos compartilhar as ideias. Aqui há um respeito, não tem um querendo ser maior que o outro”.

O atual prefeito reiterou o pedido de apoio à sua candidatura. “Nós estamos aí com várias frentes de ações, várias frentes de obras e, agora, com a confirmação dos nossos nomes, nós estaremos juntos mais uma vez e pedimos o apoio de todos para o nosso número 15, para que possamos dar continuidade ao trabalho que estamos realizando, ampliar ainda mais as nossas ações. Com muita humildade, simplicidade, dedicação e presença”, destacou.

Com a coligação consolidada, Júlio enfatizou o comprometimento de continuar com os trabalhos realizados ao longo dos três anos de mandato e a força da coligação formada nesta campanha. “Lembrando sempre o nosso lema: prioridade na saúde, na geração de emprego e renda para que possamos levar os benefícios para todos”, finalizou.

Tico Miranda agradeceu o apoio do partido e do atual prefeito nessa empreitada. “Eu agradeço a confiança de todos, especialmente ao prefeito Júlio por esse companheirismo, fidelidade, lealdade que esteve comigo nesses três anos nesse mandado. Com certeza continuaremos o trabalho respeitando a vontade do povo e respeitando a indicação dos partidos com muita lealdade com muita transparência e com muita honestidade representando assim o município de Ouro Preto”, concluiu.

Somos sementes, está na hora de cuidar da gente!

Em convenção realizada no dia 14 de setembro, a Professora Suely Xavier (PSOL) foi confirmada como candidata ao cargo de chefe do Poder Executivo, tendo como vice o Professor José Eduardo, do mesmo partido.

Segundo Suely, a chapa não fará coligação com outros partidos da cidade e lançará para vereança apenas três pré-candidatos, sendo uma mulher e dois homens.

Sobre seu projeto para Ouro Preto, Suely exemplificou alguns pontos a serem trabalhados. “Nós pensamos em várias questões que vieram da demanda da sociedade e queremos melhorar as condições de trabalho dos ouro-pretanos. Temos propostas para geração de emprego e renda, regularização dos trabalhadores informais, diminuição do desemprego e criação de cooperativas nos bairros. Além de projetos voltados ao combate do racismo e homofobia”, concluiu.

Coligação “Inovação - Verdade - Participação – Transparência”

Apresentada como única chapa de Direita em Ouro Preto, os professores Antônio Clesio (à esquerda) e Geraldo Gomes não revelam quais partidos podem apoiar a Democracia Cristã – Foto: Divulgação/DC

Na convenção do Democracia Cristã, realizada online no dia 13 de setembro, o Prof. Clesio foi confirmado como candidato ao cargo de chefe do Poder Executivo, tendo como vice o Prof. Geraldo Gomes. Ambos filiados do DC/Ouro Preto.

Em entrevista, o Prof. Clesio informou que não foi feita nenhuma coligação até o momento e enfatizou o posicionamento do partido. “Somos a única chapa verdadeiramente de Direita e contamos com diversos grupos da sociedade nos apoiando, e também, alguns partidos de Direita, que serão conhecidos e declarados no tempo certo”, disse ele.

Ele ainda acrescentou que desde o ano passado vem buscando pessoas para forma a equipe partidária. Jovens e adultos capazes de promoverem uma inovação na gestão municipal. Disse: “Trouxemos o partido Democracia Cristã (27) e filiamos apenas pessoas que comungam dos mesmos ideais. Evitamos filiar pessoas envolvidas com a politicagem”, ressaltou.

O Prof. Clesio considera o partido como: “liberal na economia, conservador quanto aos princípios familiares, religiosos e nos costumes” e, como cristãos, são contrários ao aborto não previsto pela Constituição Federal, à doutrinação comunista e à ideologia de gêneros nas escolas municipais. Clesio salientou ainda, que a luta do partido será “pela ordem e progresso, moral e civismo, ética na gestão municipal, prestação de contas online e pelo profissionalismo. Queremos sepultar de vez o Toma lá dá cá, o compadrio e a corrupção”.

Para a Câmara Municipal o partido vai lançar chapa composta por 3 mulheres e 5 homens.

Com seis pré-candidatos como cabeça de chapa para as eleições municipais de Ouro Preto, o cargo é muito disputado. Até os mais distantes da política conseguem perceber a grande responsabilidade que vem agregada ao status de Prefeito de Ouro Preto. Transparência, respeito e honestidade são pontos a serem considerados na hora do voto, pois eles governam, mas a cidade é de todos.

*****

Acompanhe a cobertura da Agência Primaz de Comunicação, pois a gente informa, mas quem vota é você.

(*) A jornalista Nathália Souza cobre as Eleições 2020 em Ouro Preto para a Agência Primaz de Comunicação

Veja Mais