Partidos e coligações definem quatro candidatos à Prefeitura de Itabirito

Convenções municipais movimentaram a cidade neste início de setembro, com transmissões ao vivo pelas redes sociais

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Itabirito tem quatro candidaturas ao Executivo em 2020 (a partir do alto, à esquerda e em sentido horário): Sara Boratti (UP), Orlando Caldeira (Cidadania), Wagner Melillo (PTB) e Ricardo Oliveira (Avante) – Montagem: Mariana Paes/Agência Primaz

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as convenções partidárias realizadas na primeira quinzena de setembro, em Itabirito, adotaram os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), respeitando o distanciamento social e garantindo a segurança dos participantes. Além disso, proporcionaram a oportunidade de cidadãos e cidadãs acompanharem os trabalhos, transmitidos pelo Facebook, Instagram e You Tube.

Ao final do prazo legal, Orlando Caldeira (Cidadania), Wagner Melillo (PTB), Ricardo Oliveira (Avante) e Sara Boratti (Unidade Popular) foram escolhidos para encabeçarem as chapas majoritárias de seus respectivos partidos ou coligações.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Resultados das convenções

A coligação “Transforma Itabirito” composta pelos partidos Cidadania, PROS, PCdoB, PMN, PSDB, PDT, PSL e PSC aclamaram os atuais prefeito e vice-prefeito Orlando Caldeira e Elio da Mata, ambos do Cidadania, como pré-candidatos. Em seu discurso, Elio afirmou que, conseguindo a reeleição, o trabalho irá ser focado no resgate da dignidade da população. “Vai ser um mandato de mudança que iremos devolver aos itabiritenses toda a dignidade que foi retirada deles nos últimos anos. É para isso que vamos trabalhar”, destacou o pré-candidato.

Na convenção do dia 05/09, o Cidadania, partido do atual prefeito, recebeu o apoio do PROS, PCdoB, PMN, PSDB, PDT, PSL e PSC, formando a coligação “Transforma Itabirito” – Foto: Alexandre Alves

Indicados respectivamente pelo PTB e pelo PL, Wagner Melillo e Sebastião Antônio da Silva (conhecido como Tião Cabeção) compõem a chapa da coligação “Gente que Inova”, integrada ainda pelo PV, PSD e Republicanos, formada na convenção realizada no dia 12. Um dos pontos destacados por Wagner Melillo (PTB) foi o investimento que a cidade de Itabirito precisa fazer na modernização para o seu desenvolvimento e progresso. “Acredito demais no caminho da inovação, em modernizar nossa cidade e fazer ela ir de encontro com o futuro”, enfatizou.

Coligação “Gente que Inova” integra PTB, PL, PV, PSD e Republicanos – Foto: Denise Avellar

No último domingo (13) foi realizada a convenção conjunta dos partidos Avante e Solidariedade, finalizada com a escolha de Ricardo Oliveira e Ezio Pimenta, ambos do Avante. Em sua fala aos convencionais, Ricardo destacou a importância de ouvir as necessidades da população e prometeu realizar um mandato participativo. “São as pessoas que detêm o poder da cidade, por isso temos que ouvi-las”, declarou o pré-candidato, dizendo acreditar “é possível uma diversificação econômica ativa e um mandato participativo em nosso município. Os nossos sonhos também podem governar”.

Avante e Solidariedade juntam-se prometendo mandato participativo – Foto: Divulgação Avante/Solidariedade

Sem coligação, o partido Unidade Popular pelo Socialismo (UP) vai disputar a eleição com chapa “puro sangue”, composta por Sara Boratti e Thomás Toledo, como pré-candidatos a prefeita e vice-prefeito. “Estamos cansados desse jogo político antigo que rege as leis da cidade, precisamos alinhar a conversa com o povo, enxergar quais são as reais demandas da população, fortalecer os serviços públicos oferecidos na cidade, tornar a vida do cidadão itabiritense digna”, afirmou Sara Boratti, enfatizando que é preciso repensar o jeito de se fazer política e cuidar mais dos serviços públicos em Itabirito.

Das candidaturas à Prefeitura de Itabirito, a da Unidade Popular é a única sem coligação – Foto: Divulgação/UP

*** Continua depois da publicidade ***

Outros partidos

Em convenções separadas, PSL e PT decidiram juntar-se à coligação “Transforma Itabirito” para apoiar a pré-candidatura de Orlando Caldeira. O mesmo aconteceu com a Democracia Cristã (DC) que, surpreendentemente, abriu mão de seu direito de apresentar candidatos à Câmara Municipal e também vai apoiar o atual prefeito.

O MDB optou por não participar de nenhuma coligação majoritária, liberando seus filiados e pré-candidatos a vereador para oferecer apoio a qualquer um dos candidatos ao Executivo. Por sua vez, o PSOL optou por não apoiar nenhum candidato a prefeito, lançando somente candidatos a vereador.

Conheça os pré-candidatos ao executivo (**)

Orlando Caldeira é o atual prefeito de Itabirito. Formado em Engenharia Civil com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, tem 37 anos de trajetória profissional, atuando em grandes empresas do país, principalmente no setor de mineração. Assumiu o cargo em setembro de 2019, depois da realização de uma eleição suplementar, realizada em virtude da cassação de Alex Salvador.

Wagner Melillo é engenheiro, empreendedor e gestor público. Nascido e criado em Itabirito, esteve à frente do SAAE Itabirito de 2005 a 2009 e de 2013 a 2019, onde foi servidor efetivo. Além da atuação na vida pública, também trabalhou em diversas empresas da iniciativa privada.

Ricardo Oliveira, 37 anos, é empreendedor, técnico em meio ambiente e graduando em gestão pública.

Sara Boratti é artista independente formada pela escola de teatro na UFMG, compõe e constrói alguns movimentos sociais na cidade como a Coletiva Feminista PAGU, o Coletivo Netos da África – que está iniciando diálogos e atuações no cenário da negritude itabiritense e atuações artistas em alguns blocos da cidade de Itabirito.

(**) Informações fornecidas pelas assessorias dos candidatos

(*) A jornalista Carina Toledo cobre as Eleições 2020 em Itabirito para a Agência Primaz de Comunicação

Veja Mais