Call center do SINE: Serviço de Atendimento ao Trabalhador começa a funcionar em Mariana
Gestor responsabiliza operadora de telefonia por atraso de dois dias no lançamento do SAT SINE
- Marcelo Sena
- 24/07/2020
- 18h55
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Começou a funcionar ontem (23) em Mariana, o Serviço de Atendimento ao Trabalhador (SAT-SINE), que oferece atendimento telefônico a candidatos e empregadores interessados em divulgar vagas. O projeto foi idealizado pelo SINE Mariana, como tentativa de não interromper as atividades da autarquia durante a pandemia de Covid-19.
A previsão de início do que já está sendo popularmente chamado de “Call center do SINE” era terça-feira (21). Porém, de acordo com Gustavo Ribeiro, coordenador municipal do SINE, a operadora de telefonia Oi não fez todas as instalações necessárias a tempo e o serviço só começou a operar na quinta-feira. “Nós fizemos a solicitação de 8 linhas telefônicas e até ontem (23), a Oi só tinha instalado três”.
Na tarde desta sexta-feira (24), a redação da Agência Primaz visitou o SINE Mariana para conhecer as instalações do Serviço de Atendimento ao Trabalhador. Na visita, conversamos com o coordenador Gustavo Ribeiro e com Emília de Moraes, funcionária do SAT-SINE.
O Serviço de Atendimento ao Trabalhador conta com 8 linhas telefônicas. Seis delas são destinadas à Central de Serviço do Trabalhador, enquanto as outras duas para o setor de Administração do serviço. As linhas estão disponíveis para candidatos e empregadores de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 16h30, pelos telefones 3558-5449 (Central) e 3558-2001 (Administração).
O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social para a realização das atividades. Gustavo Ribeiro, coordenador municipal do SINE, comenta a criação do projeto. “Esse serviço foi idealizado a pedido do prefeito Duarte Jr. e do vice Newton [Godoy] para que o SINE não parasse o atendimento. Foi um trabalho de quase 90 dias em cima desse projeto”.
Perguntado sobre a mão de obra utilizada no serviço, Gustavo afirmou que não foi preciso contratar novos funcionários. “Para o SAT, nós capacitamos funcionários que já tínhamos e também os nossos jovens aprendizes. Só teve um funcionário que precisou ser realocado de outro setor da Prefeitura para cá”.
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Emília de Moraes Sales, funcionária do SINE há quase 13 anos, comentou como foram os primeiros dois dias na nova função. “Ontem foi cheio e hoje de manhã também recebi algumas ligações. Agora a tarde está mais tranquilo. Normalmente, no início da semana é mais movimentado, porque tem toda aquela expectativa de se conseguir um novo emprego na segunda-feira”.
Sobre o fluxo de trabalho e se as novas linhas serão capazes de atender a todos os chamados, Emília explicou que isso depende das características das vagas. “Por exemplo, se tiver uma grande quantidade de vagas ofertadas para construção civil, como ajudante, pedreiro e carpinteiro, vai ter muitas ligações. Agora, a gente tá com o quadro cheio de vagas, mas que pedem mão de obra mais especializada e que não tem muita procura.”, explicou a funcionária do SINE.
Serviços oferecidos em cada número do SAT-SINE
(31) 3558-5449 – Central do Serviço de Atenção do Trabalhador
– Realização e atualização de cadastro no Sistema Nacional de Empregos (Sine);
– Direcionamento para as oportunidades de emprego;
– Acompanhamento e divulgação de processos seletivos;
– Agendamento de entrevistas;
– Registro e habilitação de trabalhadores nas plataformas on-line de emprego;
– Orientações diversas sobre o SINE Mariana.
(31) 3558-2001 – Administração do SAT-SINE
– Solicitação do Seguro Desemprego;
– Informações sobre o status do benefício solicitado;
– Agendamentos gerais e de solicitação da Carteira de Trabalho Digital;
– Cadastro e divulgação de vagas por parte dos empregadores.
As vagas de emprego disponíveis, outros serviços oferecido e maiores informações sobre o trabalho do SINE Mariana podem ser encontrados no site www.pmmariana.com.br/vagas-sine
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