Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 10 de maio de 2025

Região dos Inconfidentes: Sábado tem Dia D de Vacinação

Até esta sexta-feira (09), 13 cidades mineiras já haviam decretado emergência em saúde pública

Dia D de Vacinação é destinado a toda a população
Imagem ilustrativa - Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

No dia 02 de maio, o governador Romeu Zema (Novo) publicou decreto de enfrentamento de crise sanitária em Minas Gerais, depois que Belo Horizonte e outros seis municípios decretaram estado de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e doenças infecciosas virais. Até esta sexta-feira (09), mas sete cidades seguiram o exemplo, entre elas Mariana, situada na Região dos Inconfidentes, que, juntamente com as vizinhas Ouro Preto e Itabirito, promovem, neste sábado (10), o Dia D de Vacinação., visando intensificar os trabalhos iniciados em abril.

*** Continua depois da publicidade ***
***

Mariana decreta situação de emergência em saúde pública

A Prefeitura de Mariana decretou situação de emergência diante do cenário epidemiológico e assistencial das doenças respiratórias no município, mediante publicação do decreto nº 12.275, com validade por 180 dias, podendo ser prorrogado, se necessário.

A publicação do decreto permite que o município receba mais recursos dos governos federal e estadual, reforce a contratação de profissionais, abra novos serviços para atendimento da população e tenha mais agilidade no processo de compra de equipamentos, insumos e medicamentos.

A medida foi tomada diante do cenário epidemiológico preocupante registrado nas últimas semanas em Minas Gerais e em outras regiões do país. Nos últimos dias, de acordo com Nota Técnica distribuída à imprensa, o município registrou um aumento no número de atendimentos a pacientes com quadros respiratórios nas Unidades de Saúde.

A Prefeitura conta com um Plano de Enfrentamento das Doenças Respiratórias que tem objetivo monitorar, padronizar, qualificar e organizar os fluxos de atendimento, mediante ao aumento de casos e maior demanda. Como ações de enfrentamento à demanda atual, o município já reforçou o quadro da pediatria durante a madrugada na Unidade de Pronto Atendimento, além diante da demanda será implantada uma sala adicional de triagem de enfermagem, a fim otimizar a classificação dos pacientes.

A situação se agrava pela taxa máxima de ocupação dos leitos de internação na região macrocentro, incluindo os municípios de Belo Horizonte, Betim e Contagem, dificultando a assistência e transferência de pacientes que necessitem de cuidados de média e alta complexidade.

Ver mais reportagens da Editoria Saúde

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Dia D de Vacinação simultâneo na Região dos Inconfidentes

Centro de Convenções de Mariana vai ter ponto de reforço para o Dia D de vacinação
Centro de Convenções de Mariana vai ter ponto de reforço para o Dia D de vacinação – Foto: Luiz Loureiro/Arquivo Agência Primaz

Em Mariana, o Dia D de Vacinação contra a Influenza, acontece de 8 às 12h, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe. A vacina está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, desde que não apresentem contraindicação.

A vacinação vai acontecer na Central de Vacinação, UBS Cabanas, UBS Rosário, UBS Santo Antônio e UBS Marisa Quintão, além de um reforço em frente ao Centro de Convenções. Nas demais unidades de saúde, a imunização vai ser realizada ao longo da próxima semana. Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, CPF, Cartão do SUS e documento de identidade.

*** Continua depois da publicidade ***

Mesmo sem decreto de emergência em saúde pública, Ouro Preto e Itabirito promovem Dia D de Vacinação neste sábado (10)
Mesmo sem decreto de emergência em saúde pública, Ouro Preto e Itabirito promovem Dia D de Vacinação neste sábado (10) – Foto: CDC/Unsplash

Ouro Preto e Itabirito não publicaram decreto de emergência em saúde pública, mas promovem, também neste sábado (10), o Dia D de vacinação.

Em Itabirito, a campanha acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e na Unidade de Apoio em Saúde de São Gonçalo do Bação, das 8 às 16h, destinada a toda a população, enquanto houver estoque do imunizante.

De acordo com comunicado publicado no site oficial e encaminhado à imprensa, a Prefeitura de Municipal de Itabirito (PMI) tem buscado formas de aumentar os índices vacinais por meio de busca ativa de pessoas que compõem o grupo prioritário. Por meio do Vacimóvel, a vacina contra gripe já alcançou a comunidade do Bonsucesso e do distrito de Acuruí.

Além disso, informa a PMI, profissionais do Hospital São Vicente de Paulo foram vacinados nas dependências da unidade e servidores públicos, como os da Brigada e da Guarda Civil Municipal também receberam a dose do imunizante nas unidades de trabalho.

Em Ouro Preto, a ação acontece no pátio da Policlínica Municipal, no bairro São Cristóvão, e no Complexo de Saúde de Cachoeira do Campo, das 8 às 16h. Além da vacina contra a gripe, estarão disponíveis todas as vacinas do Plano Nacional de Imunizações (PNI), permitindo que a população aproveite a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação.

Mesmo que ainda que não haja uma situação crítica relacionada à Síndrome Respiratória Aguda Grave, a vereadora Lilian França (PP), protocolou uma representação junto ao Ministério da Saúde, à SES-MG, à Prefeitura de Ouro Preto e a parlamentares mineiros, solicitando atenção e suporte preventivo ao município. O documento busca garantir que cidades turísticas como Ouro Preto, que recebem grande fluxo de visitantes, não sejam negligenciadas em ações estaduais de prevenção.

Foto de Luiz Loureiro
Luiz Loureiro é jornalista graduado pela UFOP, fundador, sócio proprietário e editor chefe da Agência Primaz de Comunicação.