- Mariana
Mariana reinaugura Salão e Barbearia Escola
A instalação vai servir para a qualificação de participantes dos programas sociais geridos pela Secretaria de Assistência Social

A instalação vai servir para a qualificação de participantes dos programas sociais geridos pela Secretaria de Assistência Social
*** Continua depois da publicidade ***
***
Projeto volta a ser desenvolvido em espaço próprio

As oficinas do Salão e Barbearia Escola são destinadas a beneficiários e beneficiárias dos programas da Secretaria de Assistência Social, como o Mariana D’Elas, Ativa Idade, Inclusão Produtiva da Pessoa com deficiência, e Jovem Aprendiz, bem como as pessoas atendidas pelo CRAS, com atividades desenvolvidas em um ambiente adequado e devidamente provido de insumos e equipamentos. “A ideia era reformular o espaço e insumos do Salão Escola, que já existe há anos, mas trazendo a Barbearia Escola, que nunca existiu, porque o homem também merece ter sua beleza cuidada, né?”, comentou o secretário Juliano Barbosa, lembrando que “o Salão Escola estava inserido numa microssala, lá dentro da Secretaria de Assistência, totalmente sucateado”, por não ser um programa que desperta tanto a atenção, “mas que é necessária e eficiente na vida de famílias humildes, como instrumento de geração de emprego e renda.
“Nós tivemos essa preocupação lá em 2017, 2018. Em 2020, eu entendo que veio a pandemia, e isso tudo dificultou, claro [a continuidade do programa]. Mas, pós-pandemia, as coisas parecem que se perdem ainda mais e a gente encontra tudo sucateado, sem os insumos”, afirmou o secretário.
Ver mais reportagens da Editoria Cidades

Novo Projeto de Lei “Mariana D’Elas” é aprovado na Câmara

Câmara de Mariana aprova PL de estímulo à economia local

Povo Borum-kren reforça presença na Região dos Inconfidentes
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Juliano Barbosa ressaltou, porém, que o projeto havia sido retomado em 2021, durante o governo interino do atual prefeito, Juliano Duarte (PSB), que mencionou o fato em sua manifestação na abertura do evento. “Nós inauguramos este espaço aqui em 2021, e hoje voltamos para reinaugurar. Cada vez mais, eu fico vendo jovens que estão sem perspectiva, jovem que está, muitas vezes, indo para outro caminho. Porque, às vezes, ele não teve uma oportunidade, ele não conheceu um outro lado, ele não conheceu um outro caminho, E aqui, como o [vereador] Samuel falou, passaram 25 jovens que tiveram compromisso, determinação e que hoje tem salões e barbearias espalhados em Mariana“, declarou o prefeito.
Demanda pelo Salão e Barbearia Escola

“E tem muita demanda [pela capacitação no salão e Barbearia Escola], gente. Quem não quer sair arrumadinho em final de semana? Quem não quer estar com a barba feita, com o cabelo feito, com a unha feita, com o cabelo escovado?”, indagou Juliano Duarte.
Segundo o prefeito, a solução não é apenas apoiar por meio dos programas sociais, mas qualificar para proporcionar geração de emprego e renda. “Não é dar o peixe, é ensinar a pescar. Não só no Pro-Jovem, mas a gente tem que ter esse trabalho de formação profissional também no Mariana Delas. As mulheres precisam sair da dependência do programa e procurar cada vez mais oportunidade no mercado de trabalho’, ressaltou Juliano Duarte, destacando que o município oferece muitas oportunidades de trabalho, mas é preciso investir mais e mais em qualificação, bem como em aproximar as pessoas e as empresas, como será feito, ainda este mês, com a realização de um Feirão de Emprego.
De acordo com o secretário de Assistência Social, ainda é necessário pensar na situação de pós-capacitação das pessoas que passarem pelo Salão e Barbearia Escola, principalmente se elas ainda estiverem inseridas em programas sociais, acompanhando o desenvolvimento e, se for o caso, oferecendo oportunidades de reciclagem.

