- Ouro Preto
Festival gastronômico e cultural une sabores e ritmos do Brasil
A terceira edição do festival reuniu experiências únicas de norte a sul do Brasil e destacou o potencial cultural de Ouro Preto e de Minas Gerais
- Maria Teresa Carvalho
- Supervisão: Lui Pereira

Durante o feriado prolongado, Ouro Preto sediou a terceira edição do Festival Gastronômico e Cultural. Entre os dias 1 e 4 de maio, o evento ofereceu uma programação variada, em que Minas Gerais recebeu os sabores do Brasil, tema desta edição. O Festival aconteceu no estacionamento do Centro de Convenções da UFOP e ofereceu aos participantes, muita variedade musical e experiências gastronômicas.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Foram 12 expositores gastronômicos, entre eles drinks e vinhos, além de apresentações culturais e experiências gastronômicas durante os 4 dias de evento. Culinárias e ritmos de norte a sul uniram suas singularidades às de Minas, e o resultado foi um festival variado, que ofereceu múltiplas experiências para o público.
Culinária regional
O chefe de cozinha Dudu Jaber e sua equipe levaram ao festival pratos típicos do centro-oeste e do pantanal. “A gente preparou um prato próprio para o festival. Tem uma farofa de pequi junto com jacaré, que é servido junto com um ceviche de banana da terra, que fica maravilhoso”, comenta o chefe.

Ver Mais

Entrevista Primaz – Bruno Regenthal

Lei municipal cria programa de reinserção em Itabirito

V Semana Estadual de Incentivo à Literatura
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Leonardo Godefroid, professor da Universidade Federal de Ouro Preto, não perdeu a chance de provar gastronomias diferenciadas. “Bom, eu comi um prato do norte, um peixe pirarucu. É muito interessante essa mistura. Trazer para cá outros sabores também”, conta o professor.
O evento atraiu não só os moradores: a professora da UFV Juliana Rocha, saiu de Viçosa para aproveitar o Festival. “Eu amo Ouro Preto, amo gastronomia. E estou adorando a música. Tudo ótimo aqui”, comenta.
Música para todos os gostos

O evento também contou com 16 atrações musicais, divididas entre os 4 dias. Do MPB ao samba, do rock ao forró, a curadoria foi feita pensando na pluralidade da música e dos ritmos do Brasil.
*** Continua depois da publicidade ***

Projeções futuras
Artur Faier, um dos idealizadores e curadores do festival, comenta que a adesão ao evento foi surpreendente e que tem o desejo de expandir. “Hoje, a gente tem esse evento como portfólio para mostrar para o estado inteiro que o Festival Gastronômico de Ouro Preto tem potencial, tem porte para estar em várias cidades. E com certeza isso enriquece o circuito mineiro. Minas Gerais respira gastronomia, respira cultura, então, por que não ter isso em outras cidades?”, finaliza.
