Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 1 de maio de 2025

Crédito do Trabalhador permite trocar dívidas por juros menores

Programa oferece portabilidade com taxas reduzidas para quem tem carteira assinada

Programa oferece portabilidade com taxas reduzidas para quem tem carteira assinada.
Bancos agora tem autonomia para oferecer as trocas de dívidas. - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os trabalhadores que possuem crédito consignado ou Crédito Direto ao Consumidor (CDC), podem agora substituir suas dívidas por outra, através do Crédito do Trabalhador. O programa oferece o serviço com taxas de juros mais baixas para empregados que têm Carteira de Trabalho assinada. A nova fase do programa foi iniciada na última sexta (25), data em que as instituições financeiras tornaram-se aptas a oferecer a troca em seus sites e aplicativos.

*** Continua depois da publicidade ***
***

De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o CDC tem, em média, taxa de juros de 7% a 8% ao mês. Ao optar pela portabilidade, o juros cai para pouco mais de 3% ao mês, aproximadamente. A medida provisória que instituiu o programa garante a obrigatoriedade da redução das taxas de juros para a troca de dívidas até 21 de julho deste ano.

Como solicitar a portabilidade das dívidas?

O trabalhador deve contratar um empréstimo consignado pelo Crédito do Trabalhador e quitar a dívida anterior. Caso tenha margem consignável disponível, isto é, caso as parcelas do consignado sejam inferiores a 35% do salário mensal  bruto, o trabalhador pode solicitar um novo crédito.

Os bancos podem oferecer diretamente a portabilidade a seus clientes, tendo em vista a obrigatoriedade da redução dos juros. Se o trabalhador julgar que as taxas não são vantajosas, ele pode optar pela migração para outras instituições financeiras. Tal medida é benéfica para o trabalhador, como explicou o ministro, destacando que os bancos correm o risco de perder seus consignados uns para os outros caso não ofereçam condições de juros mais competitivas.

A gestão de trocas e novos empréstimos realizados pelos bancos é da Dataprev, empresa pública responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira.

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Outros possibilidades de crédito

A portabilidade das dívidas é válida para empréstimos consignados e CDC, mas é possível contratar o serviço para quitar as dívidas de cartão de crédito e cheque especial. Caso esteja negativado, o trabalhador precisa renegociar a dívida antes da contratação do empréstimo para quitá-la. A medida visa evitar o aumento do endividamento.

*** Continua depois da publicidade ***

Foto de Maria Teresa Carvalho
Maria Teresa Carvalho é natural de Belo Horizonte (MG). É aluna do 7º período de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto.