- Região dos Inconfidentes
UFOP abre 3 mil vagas com novo campus e cursos de IA
Inscrições para o SiSU e para transferências começam em janeiro; universidade permite uso de notas do Enem de anos anteriores
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) inicia o ano de 2026 com uma expansão significativa em sua oferta acadêmica, disponibilizando mais de 3 mil vagas para novos estudantes. O processo seletivo deste ano é marcado pela inauguração de um novo campus, o lançamento de graduações em áreas tecnológicas e uma flexibilidade inédita no uso das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
*** Continua depois da publicidade ***
***
Novidades no SiSU 2026 e flexibilidade no Enem
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), principal via de ingresso na instituição, receberá inscrições entre os dias 19 e 23 de janeiro. Uma das principais vantagens para os candidatos nesta edição é a possibilidade de utilizar os resultados das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). O sistema da universidade está programado para calcular e selecionar automaticamente a melhor média ponderada do estudante entre esses anos, aplicando-a às duas opções de curso escolhidas pelo candidato.
A seleção segue as diretrizes da Lei de Cotas, reservando vagas para candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, com subcotas para baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Para saber mais informações sobre o processo de seleção da UFOP, basta acessar o link.
Ver Mais

Nova bacia de contenção promete fim de enchentes históricas

Cinema hip-hop: “Arte da Guerra” estreia com grande público

Nova Mesa Diretora é empossada na Câmara de Itabirito
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Entenda as mudanças e os novos cursos
A UFOP reformulou a oferta de cursos tradicionais e lançou novas graduações para atender às demandas do mercado. As principais alterações são:
- Educação Física (Bacharelado e Licenciatura): Os dois cursos, localizados no Campus Morro do Cruzeiro em Ouro Preto, deixam de ter entrada única e passam a oferecer vagas nos dois semestres letivos. Serão 20 vagas para cada semestre em cada modalidade, com aulas em turno integral, abrangendo os períodos vespertino e noturno.
- Ciência e Tecnologia de Alimentos: O curso também passa a ofertar vagas em ambos os semestres em Ouro Preto. No primeiro semestre, serão 35 vagas para o turno noturno; no segundo semestre, outras 35 vagas para o turno vespertino.
- Inteligência Artificial: A nova graduação será oferecida em duas cidades. Em Ouro Preto, terá 40 vagas em turno integral (matutino e vespertino) com entradas nos dois semestres. Em João Monlevade, serão 50 vagas no turno matutino, com ingresso apenas no primeiro semestre.
- Estatística e Ciência de Dados: Novo curso no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, com 40 vagas no turno noturno e início das aulas previsto para o segundo semestre de 2026.
*** Continua depois da publicidade ***
Novo campus de Ipatinga
Pela primeira vez, a UFOP ofertará vagas no Campus de Ipatinga, no Vale do Aço, criado por meio do PAC-Universidades. A unidade estreará com o curso de Pedagogia (Licenciatura), com 50 vagas noturnas para o primeiro semestre e 50 vagas vespertinas para o segundo.
Vagas residuais: Transferências e Novo Título
Além do SiSU, a UFOP abriu inscrições para ocupação de vagas residuais, voltadas para quem já possui vínculo com o ensino superior ou já é graduado. O prazo para se candidatar começa nesta sexta-feira (8) e vai até 23 de janeiro, com aulas iniciando em 30 de março. As modalidades são:
- Transferência: Para alunos de outras faculdades (públicas ou privadas) com matrícula ativa.
- Obtenção de novo título: Para pessoas já diplomadas que desejam uma nova graduação.
- Reopção: Para alunos da própria UFOP que querem mudar de curso internamente.
- Reingresso: Para ex-alunos da UFOP desligados que ainda podem concluir o curso no prazo regulamentar.
Para transferência e novo título, a classificação prioriza notas do Enem de qualquer edição desde 2009, embora existam critérios alternativos para quem não realizou o exame. Para mais informações acesse.