- Mariana, Ouro Preto ou Itabirito
Dezembro Vermelho terá testagem contra IST’s em Mariana
O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids e marcou o início do Dezembro Vermelho
- Eduarda Belchior
- Supervisão: Lui Pereira
Em sintonia com a mobilização mundial e nacional do Dezembro Vermelho, Mariana deu início a sua campanha de ações voltadas à prevenção e combate ao HIV/AIDS e outras doenças Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Com o foco em intensificar a conscientização da população, a campanha municipal inclui a oferta de testes rápidos e a ampliação do acesso à informação sobre diagnósticos e tratamentos.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Aumento nos casos em Mariana
A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na última segunda-feira (01) a programação do Dezembro Vermelho e, ao longo de todo o mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) vão disponibilizar testes rápidos e a distribuição de preservativos. Esses serviços estão disponíveis gratuitamente durante todo o ano, mas no mês de dezembro há uma intensificação no incentivo do uso desses serviços.
Os dados recentes divulgados pelo município, através do boletim epidemiológico, reforçam um cenário de atenção em relação às IST’s na cidade, entre janeiro e outubro de 2025, Mariana registrou cerca de 253 casos. Nesse período, foram registrados também ao menos 14 casos de AIDS. As campanhas e publicações nas redes da prefeitura, voltadas à prevenção, testagem e informação, têm reforçado a urgência do tema.
Ver Mais

Recurso de R$139 milhões é destinado para Saúde em Mariana

Escola estadual de Mariana realiza ação sobre saúde mental

“Saúde com equidade” é tema da conferência em Mariana
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
O Brasil e o HIV/AIDS
A AIDS e o HIV, continuam sendo um desafio de saúde pública no Brasil, embora o país tenha avançado significativamente no cuidado, no acesso ao tratamento e na redução da mortalidade. O HIV é o vírus que ataca o sistema imunológico e, quando não tratado, pode evoluir para a AIDS, estágio em que o organismo fica mais vulnerável a infecções graves.
O Dezembro Vermelho reforça a mobilização nacional contras as doenças e, durante todo o mês, campanhas públicas ampliam a oferta de testagem rápida e fortalecem ações educativas, além de adesão à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e à Profilaxia Pós-Exposição (PEP), métodos estratégicos de tratamento disponibilizados no SUS. Mais que informar, a campanha busca combater o estigma e aproximar a população dos serviços de saúde.
Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, indicam avanços com relação à resposta brasileira ao vírus. Em 2023, o país registrou pouco mais de 46 mil novos diagnósticos de HIV, número que também reflete a ampliação da testagem. Ao mesmo tempo, a taxa de mortalidade por AIDS caiu em 13% entre 2023 e 2024.
*** Continua depois da publicidade ***