Entrevista Primaz – Danielle dos Anjos
Na edição desta semana da Entrevista Primaz, conversamos com Danielle dos Anjos, atriz, performer, artista visual, produtora cultural e mestra em artes cênicas. A conversa abordou sua trajetória artística e acadêmica, sua pesquisa sobre o corpo feminino negro e seu engajamento com a produção cultural e a arte-educação, culminando na inauguração da Galeria Gameleira e na realização da IX SeMANA AFROfeminista.
Nascida em Ouro Preto, cresceu em uma família envolvida com arte. Iniciou sua formação em artes cênicas na UFOP, focando no teatro de rua e em espaços alternativos. Durante a pandemia e o mestrado, aprofundou sua pesquisa sobre o “corpo feminino da negrura”, o que a aproximou da performance e das artes visuais. Sua obra é cada vez mais ligada à arte contemporânea e à ancestralidade feminina.
Danielle Investiga os estereótipos do corpo feminino da mulher negra, com foco no estereótipo da “mulata” e a resposta de artistas negras a essa representação. O trabalho da artista busca ainda construir um mundo novo, não focado na evidência da violência, mas na superação. Sua arte celebra o samba e a imagem da mulher negra de forma positiva, buscando ressignificar a sexualidade e erotismo com autonomia, através da fabulação e do afrofuturismo
*** Continua depois da publicidade ***
***
Veja outras entrevistas

Entrevista Primaz – Gilma Vilas Boas

Entrevista Primaz – Pia Chaves e Raquel Silva
