- Mariana
Bar da Rosângela serve tradição e afeto no Festival Botecando
Com croquete de costela e geleia de pimenta artesanal, o bar reafirma sua história como ponto de encontro do Jardim
- Larissa Antunes
- Joyce Campolina
- Supervisão: Lui Pereira
O 1° Festival Botecando: Comida de Bar, Boteco e Botequim continua em Mariana e a Agência Primaz segue acompanhando o circuito e experimentando os pratos concorrentes. Um dos destaques do festival é o tradicional Bar da Rosângela. Com 37 anos de história e reconhecido pelos sabores afetivos que marcaram gerações no Jardim, o bar chega ao festival celebrando sua identidade. Para a competição, escolheu um petisco que traduz essa essência: o croquete de costela servido com geleia de pimenta artesanal.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Tradição
Seja como Ponto Certo, Bar da Rosângela ou Bar do Rô, todo marianense conhece o tradicional espaço que há 37 anos é um dos principais pontos de encontro da Praça Gomes Freire. O bar se tornou parte da história do Jardim e da memória afetiva da população, reunindo desde estudantes universitários a antigos frequentadores da cidade.
O espaço nasceu do desejo de conciliar o trabalho e a família e, atualmente, é gerido por Rosângela e seus familiares. Não é difícil encontrar sua mãe, Dona Tetê, ao frequentar o restaurante, que aos 87 anos continua cozinhando e trabalhando no estabelecimento. Para ela, “é isso que faz a gente não envelhecer.”
Débora, filha de Rosângela, conta que a ideia de participar do festival foi sua. Ela afirma que, em um primeiro momento, ela havia planejado entrar com o tradicional feijão tropeiro vendido na casa, porém o prato não se configurou como petisco, pré-requisito para a participação no festival, assim surgiu a ideia de apresentar os croquetes de costela acompanhados de uma geleia de pimenta artesanal.
Ver Mais

Giardino aposta no encontro entre Minas e Itália no Botecando

Pix comemorou seu 5º aniversário neste domingo

Coxinha Creme do Bar da Rua Direita brilha no Botecando
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Vendidos a R$40, os croquetes da Rô são crocantes por fora e suculentos por dentro. O petisco, que tem chamado a atenção do público, foi pensado especialmente para o festival e combina a intensidade da carne com o toque doce da geleia de pimenta, criando uma mistura equilibrada que representa bem o estilo da casa.
Segundo Rosângela, o movimento tem surpreendido, “Mal dá tempo de fazer que já pedem mais. Hoje tá uma correria”, conta entre risos, enquanto atende seus clientes. A participação no festival reforça a vocação do bar como espaço de encontro, convivência e tradição culinária. Entre uma mesa e outra, o clima descontraído se mistura à expectativa dos clientes que chegam para experimentar o novo prato.
Com seu croquete de costela artesanal, o Bar da Rô entra na competição apostando na força do sabor, na simplicidade que atravessa gerações e no acolhimento que faz do espaço um patrimônio afetivo marianense.
E por lá, o clima de casa fala mais alto e as histórias também. Entre risos atrás do balcão, a própria Rô dispara: “Nota de 0 a 10 pro meu prato? Eu dou 10, claro!”. Do outro lado, a clientela confirma que ali, é o afeto que tempera tudo. “Ainda nem experimentamos, mas meu voto já é da Rô, não tem como. Meu namoro começou aqui, meu casamento foi aqui e nós estamos aqui até hoje”, conta Sandra Teixeira, frequentadora fiel. E quando finalmente prova o tira-gosto do Botecando, a opinião só reforça a fama do bar: “Delicioso, nota 10”. Apesar da reputação se manter pelo nome: Bar da Rosângela”, o consenso é geral: lá é tudo no “ponto certo”.
*** Continua depois da publicidade ***
Festival Botecando
O Festival Botecando, iniciativa da Prefeitura de Mariana organizado pelas secretarias de Patrimônio Cultural e Turismo e de Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação, reúne bares e restaurantes da cidade com tira gostos de até R$60 que expressam a identidade culinária de cada estabelecimento . As votações seguem abertas no aplicativo Conecta Mariana até 3 de dezembro, e os vencedores serão anunciados no encerramento marcado para 7 de dezembro, na Praça Gomes Freire.
Para saber mais sobre os pratos do Botecando, fique atento as nossas próximas coberturas.
Larissa Antunes é graduanda em Jornalismo na UFOP e estagiária na Agência Primaz de Comunicação. Possui interesse por jornalismo cultural, radiojornalismo, audiovisual, fotojornalismo, movimentos político-sociais e expressões artístico- culturais.