- Mariana
Giardino aposta no encontro entre Minas e Itália no Botecando
Com um ragu de costela cozido por 12 horas e polenta frita crocante, o restaurante mostra sua identidade ítalo-mineira no circuito gastronômico marianense
O 1° Festival Botecando: Comida de Bar, Boteco e Botequim movimenta Mariana e, entre os 14 participantes, o Giardino se apresenta ao público celebrando a mistura entre tradições mineiras e marcadores italianos que moldam a essência da casa. O restaurante, já conhecido pelo ambiente acolhedor e pela forte presença de sabores afetivos, escolheu para a competição um petisco que sintetiza sua proposta: ragu de costela com polenta frita.
*** Continua depois da publicidade ***
***
A identidade ítalo mineira na mesa
Para Bárbara Costa, gerente do Giardino, participar do festival foi a oportunidade ideal para reafirmar a proposta gastronômica do restaurante. “A gente como restaurante ítalo-mineiro quis trazer duas coisas muito presentes tanto na culinária italiana quanto na mineira, e para isso a gente escolheu o ragu de costela e a polenta frita, que é algo tradicional nas duas culturas”, explica.
Ver Mais

Coxinha Creme do Bar da Rua Direita brilha no Botecando

Joelho do Carlão: Sabor e Tradição na mesa do 1º Botecando

Garden Beer se apresenta como um espaço para chegar e relaxar
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
O prato, servido numa panela de ferro, é composto por um ragu de costela, que é cozido lentamente por doze horas, até atingir uma textura que desfia com facilidade sem perder o sabor. A polenta, feita com “fubá da roça”, é servida em cortes finos e fritos até atingir crocância por fora e maciez por dentro, o que cria o contraste de textura com a suculência da carne. Finalizado com um molho feito com redução de vinho tinto, cebola caramelizada e aceto balsâmico, o preparo ganha um toque agridoce que equilibra e “amarra” todos os sabores do prato.
O prato sai pelo valor de R$42,00, com uma porção generosa para duas pessoas. Quanto à permanência do prato após o fim do Festival Botecando, o subchefe de cozinha, João Vitor Borges, explica que tudo depende da recepção do público durante o festival. “O prato pode continuar no cardápio, a depender da saída”, comentou.
Ambiente
Localizado no centro de Mariana, na Praça Gomes Freire (Jardim), o Giardino mantém uma atmosfera intimista, com iluminação suave e uma decoração que une rusticidade mineira e elementos que remetem às cantinas italianas. O restaurante figura entre os espaços que apostam na experiência sensorial completa: sabor, conforto e um ambiente pensado para encontros.
Essa identidade carrega no petisco escolhido uma representação concreta, um prato que conversa entre a culinária italiana e as raízes regionais e hábitos mineiros de um preparo lento e cuidadoso. Além disso, o atendimento do restaurante acompanha a proposta acolhedora do espaço. Os garçons se mostram prestativos e atentos às necessidades do público, circulando pelo salão com cordialidade e disposição para orientar sobre o prato concorrente e demais opções da casa.
*** Continua depois da publicidade ***
Festival Botecando
No Festival Botecando, cada bar ou restaurante inscreveu um tira-gosto de até R$60 que expressa sua identidade culinária. As votações seguem abertas no aplicativo Conecta Mariana até 03 de dezembro e os vencedores serão anunciados no grande encerramento marcado para 07 de dezembro, na Praça Gomes Freire.
Esta primeira edição do Botecando é uma iniciativa da Prefeitura de Mariana, articulada pelas secretarias de Patrimônio Cultural e Turismo e de Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação. O festival valoriza a memória afetiva marianense, promove a economia local e transforma bares e botequins em vitrines de cultura e tradição.
Com seu ragu de costela e polenta crocante, o Giardino entra na competição apostando na força do sabor e na união de duas culinárias que, no prato, revelam frescor, contraste e identidade.
Nos acompanhe para as próximas coberturas do Festival Botecando.