Entrevista Primaz – Gilma Vilas Boas
- Ana Beatriz Justino
- Supervisão: Luiz Loureiro
Gilma Vilas Boas é presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (ADEM) e foi a convidada da semana na Entrevista Primaz. Empresária e mãe da Maria Luísa e do João Lucas, a presidente falou sobre inclusão na cidade de Mariana, além de frisar a necessidade de cuidar também de quem cuida e acompanha as pessoas com deficiência. Confira, no link, a íntegra da conversa entre a presidente da ADEM e a graduanda de jornalismo Ana Beatriz Justino.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Para além da associação
A empresária saiu do ramo da engenharia de minas depois de 18 anos trabalhando para a mesma empresa para aumentar os cuidados com seus filhos e encontrou no empreendedorismo a oportunidade de continuar trabalhando. Atualmente, além de voluntária na associação, ela possui uma empresa de aluguel de trajes de festas e uma imobiliária. Gilma tem deficiência auditiva unilateral, é filha de uma pessoa com deficiência (após um AVC) e mãe de um pessoa com deficiência. Por sua experiência como cuidadora acabou se encontrando como voluntária na ADEM.
Ingresso na ADEM
A associação foi fundada em 2018 e a entrevistada entrou nesse espaço social em 2019, depois que participou de um evento realizado pela ADEM junto com as escolas no dia da inclusão, quando encontrou Aparecida Tavares. Ela se interessou pelo trabalho realizado pela instituição e procurou a associação para se voluntariar e acabou se tornando secretária da ADEM.
O funcionamento da ADEM
A instituição tem eleições de quatro em quatro anos para presidência e Gilma foi indicada para se tornar presidente, já que seu empenho com a causa a destacou. Sua primeira investida como presidente foi o projeto “Cuidar de quem cuida”, uma forma de dar acalento às mulheres que são rede de cuidado de pessoas com deficiência.
A presidente contou um pouco sobre os meios de arrecadação da ADEM, que apesar de não ser uma empresa, Gilma a considera como tal já que nada funciona sem verba. A associação angaria fundos com doações, mas também tem o projeto “Estamparia com Propósito” que confecciona e vende camisas e canecas com frases de impacto e um bazar solidário.
Setembro Verde
O mês de setembro também é o mês da inclusão social das pessoas com deficiência e, em 2019, o município inclui o mês no calendário oficial, mas esse ano a cidade não realizou uma ação ampla abordando essa temática. Em setembro, a ADEM realizou o I Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, por lá foram ouvidas pessoas com deficiência, instituições e familiares que abraçam a causa. Durante a ação foi criada a carta lida durante a Tribuna Livre da Câmara dos Vereadores, com demandas e políticas públicas que apesar de serem direitos ainda não estão 100% aplicados no dia a dia de pessoas com deficiência no município.
Veja outras entrevistas

Entrevista Primaz – Pia Chaves e Raquel Silva

Entrevista Primaz – Gaudêncio
