- Mariana, Ouro Preto ou Itabirito
Maria José da Silva: Conheça os nomes mais populares do Brasil
Mesmo com o passar dos anos, o último censo mostra que nomes tradicionais como Maria, José e Silva seguem liderando registros em todo o Brasil e principalmente em Minas Gerais
- Joyce Campolina
- Supervisão: Lui Pereira
Por meio do Censo 2022, o IBGE revelou o retrato mais atualizado da onomástica brasileira, ou seja, o estudo dos nomes próprios e, mesmo com o passar das décadas, três nomes seguem reinando de norte a sul: Maria, José e o sobrenome Silva.
De acordo com a pesquisa, Maria é o nome mais comum do país, presente em mais de 12,2 milhões de mulheres, enquanto José ocupa o topo entre os homens, com 5,1 milhões de registros. No campo dos sobrenomes, Silva se destaca: 34 milhões de brasileiros o carregam.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Minas Gerais: tradição que se mantém
No estado, a tradição religiosa e familiar segue forte. Maria aparece em 1,2 milhão de registros, e José, em mais de 528 mil. O top 3 mineiro repete o pódio nacional: Maria, Ana e Júlia entre as mulheres; José, João e Antônio entre os homens.
Nos sobrenomes, Silva também lidera, seguido de Santos e Oliveira. Em Minas, o sobrenome mais comum está presente em mais de 3,1 milhões de pessoas.
Ver Mais

Mariana relembra 10 anos do rompimento com minuto de sirene

Ato em Bento Rodrigues marcou 10 anos do desastre-crime

Entrevista Primaz – Pia Chaves e Raquel Silva
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Mariana e Ouro Preto: nomes que ecoam fé e família
Em Mariana, conhecida como berço da história mineira, os nomes refletem o apego à tradição do estado. Maria e José também seguem na dianteira, com 3.828 e 1.642 pessoas, respectivamente. Entre os sobrenomes, Silva é novamente o mais frequente, presente em 8.635 moradores, seguido ainda por Santos e Oliveira.
Chama atenção a presença de nomes como Geralda e Geraldo, típicos da cultura interiorana, que aparecem entre os dez mais usados, um sinal da permanência de nomes de gerações passadas.
Em Ouro Preto, Maria e José ocupam o topo, mas aparecem ao lado de nomes mais recentes, como Júlia, Alice e Gabriel, que ganharam força nas últimas gerações.
O sobrenome Silva também domina, com 9.442 registros, mas dessa vez é seguido por Santos, Ferreira e Souza.
*** Continua depois da publicidade ***
Itabirito: entre o clássico e o moderno
Já em Itabirito, Maria e José continuam liderando, mas há uma presença crescente de nomes como Laura, Helena e Beatriz entre as meninas, tendência observada nas últimas décadas.
Entre os homens, Lucas e Gabriel aparecem com destaque, refletindo a influência de nomes bíblicos. O tradicional Silva, contudo, mantém seu domínio absoluto, com 7.305 registros.
O nome como identidade e memória
Mais do que dados, os nomes carregam história, cultura e identidade. A onomástica revela não apenas preferências pessoais, mas também a força da religião, da herança familiar e das transformações sociais.
Segundo o IBGE, há quase 130 mil primeiros nomes e mais de 200 mil sobrenomes diferentes no Brasil. A diversidade, no entanto, não apaga a força dos clássicos.
Curiosidades e brincadeiras sobre os nomes
Além dos dados estatísticos, o site do IBGE convida o público a explorar o universo dos nomes de forma leve e interativa. A plataforma oferece jogos, fatos e curiosidades sobre os significados e origens dos nomes mais populares do país.
Para os místicos, amantes do zodíaco e do calendário chinês, o censo oferece ainda curiosidades personalidades de cada nome. Você se chama Luiz? Então, aquário é o signo mais comum para as pessoas com o seu nome e cachorro é o seu signo chinês mais comum. Agora se você chama Larissa, o rato que vai te representar mais frequentemente nessa efeméride oriental.
O censo não para no cenário brasileiro não, com a divisão “No mundo”, na página principal do site, é possível descobrir o nome mais comum em diferentes países. Nos Estados Unidos, por exemplo, Mary, relativo à Maria, é líder de popularidade para as estadunidenses. Lá o sobrenome mais comum é o Smith.
A proposta é unir ciência e diversão, despertando a curiosidade sobre a história que cada nome carrega.
É importante ressaltar que, se o seu nome ou sobrenome for muito raro, o dado poderá ser ocultado como sigilo estatístico. Mas claro, são para casos com menos de 20 incidências no país, por exemplo.
O site Nomes no Brasil já está disponível em censo2022.ibge.gov.br/nomes.