Entrevista Primaz – Pia Chaves e Raquel Silva
Pia Chaves é professora, doceira e vice-presidente da ADAF em Ouro Preto (Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu), enquanto Raquel Silva é arte-educadora e secretária da ADAF. As convidadas desta semana da Entrevista Primaz, comentam sobre suas trajetórias de vida em São Bartolomeu, a ameaça da perda das tradições doceiras na região, o reconhecimento como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto, em 2008, e a conquista que foi a realização do projeto Circuito Feiras. Confira, no link, o vídeo com a íntegra e, abaixo, a reprodução dos principais temas da entrevista.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Trajetória de Pia Chaves e Raquel Silva
Há mais de quatro décadas, Pia Chaves, conhecida como Vovó Pia, chegou a São Bartolomeu e se encantou com a arte doceira que dá sabor, cheiro e personalidade ao distrito mais antigo de Ouro Preto. Aprendeu com mestres locais, como Dona Maria da Costa, e logo percebeu a urgência de preservar essa tradição ameaçada pelo tempo. Em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, iniciou um movimento de resgate à valorização, que resultou no reconhecimento como Patrimônio Cultural e Imaterial do município, em 2008. Um ano depois, nascia da união dos doceiros, a ADAF, em torno de um único propósito, o de valorizar o ofício que transforma frutas de quintal em doces.
Raquel Silva, belorizontina que chegou em São Bartolomeu no início do processo de reconhecimento da ADAF, diz que foi atraída pelo “cheiro de goiabada” que permeava o local. Como secretária da ADAF, Raquel auxilia os doceiros com documentação, compra de insumos (açúcar, vidro) e na divulgação do Circuito de Feiras.
*** Continua depois da publicidade ***
O Circuito Feiras: Integração e Valorização dos Distritos
Nascido do encontro da ADAF e da ROOTS (Rotas do Ouro Turismo Sustentável), que faz um turismo de base comunitária e sustentável em Ouro Preto, o projeto Circuito Feiras visava inovar e partilhar as riquezas dos distritos do município. Financiado por um edital do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Ouro Preto, através do Fundo de Desenvolvimento Econômico Sustentável (FUNDES), a iniciativa fortaleceu a economia criativa e a cultura, aproximando a prefeitura dos produtores.
O primeiro circuito englobou São Bartolomeu, Glaura e Soares, gerando um contato e troca entre os distritos, permitindo que cada um conhecesse e valorizasse os trabalhos dos outros, criando um senso de comunidade. Além disso, reforçou a cultura local, o empoderamento, especialmente das mulheres, que são maioria na tradição doceira, e trouxe visibilidade para os locais, atraindo turistas, o que impulsiona a economia e a venda dos produtos.
*** Continua depois da publicidade ***
Planos Futuros e aprendizados de Pia Chaves e Raquel Silva
A ADAF e ROOTS seguem com sonhos em comum. Entre os planos, está a participação em novos editais que permitam dar continuidade e ampliar o Circuito Feiras, incluindo outros distritos de Ouro Preto. Pia Chaves sonha com um grande evento anual na cidade que reúna todos os distritos, para que cada um mostre seus talentos, sabores e saberes. Para que isso aconteça, Pia apontou melhorias que precisam acontecer, como a logística de locomoção para a participação dos produtores. Mais que planos e metas, Pia Chaves e Raquel Silva consideram positivo o saldo de aprendizados, sendo o maior deles o amor envolvido em cada etapa.
Veja outras entrevistas

Entrevista Primaz – Gaudêncio

Entrevista Primaz – Élio da Mata
