- Itabirito
Itabirito conquista Selo Safira de Gestão Sustentável da CEF
Certificação, concedida a cada 2 anos, foi entregue à Administração Municipal em cerimônia realizada no dia 24 de outubro
Pela segunda vez consecutiva, a Prefeitura de Itabirito conquistou o Selo Gestão Sustentável – Nível Safira, concedido pela Caixa Econômica Federal (CEF), em reconhecimento à qualidade e eficiência da Administração Pública municipal, com destaque para as práticas de governança e de responsabilidade socioambiental. A concessão do título ocorreu em cerimônia realizada no dia 28 de outubro, na sede do Poder Executivo itabiritense, sendo a segunda conquista do município, já agraciado com o mesmo título em 2023.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Melhoria dos indicadores no Selo de Gestão Sustentável
Subindo dos 89,5 pontos, obtidos na primeira edição do Selo de Gestão administrativa, em 2023, para 92 na edição deste ano, a honraria foi entregue ao prefeito de Itabirito, Élio da Mata (Cidadania) pelo superintendente de Rede Belo Horizonte Leste, João Maurício Lima de Rezende, que destacou o suporte que o banco presta aos municípios. “A CAIXA reafirma seu papel como agente de transformação, apoiando iniciativas que geram impacto positivo e duradouro na vida da população dos municípios. Parabenizamos as cidades pelo empenho em transformar ideias em ações concretas, contribuindo para a construção de uma região mais justa, inclusiva e ambientalmente responsável“, afirmou.
Com esse resultado, para a edição de 2027, Itabirito tem o desafio de implementar mais melhorias na gestão municipal, em busca do nível Diamante, concedido ao município que consiga atingir ou ultrapassar 100 pontos.
De acordo com Élio da Mata, “essa conquista reafirma o compromisso com a responsabilidade fiscal, a transparência e o desenvolvimento sustentável. Itabirito vem se consolidando como referência em gestão pública eficiente e moderna, voltada para o bem-estar da população e para o futuro”.
Ver mais reportagens da Editoria Cidades

Guerreiras de Antônio Pereira vencem batalha judicial contra Vale

Inova Mariana premia iniciativas de inovação no serviço público

Abertura da exposição dos dragões é marcada por protestos
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Critérios de concessão do selo
Para concorrer ao selo, os municípios passam por um processo de adesão voluntária, mediante inscrição e disponibilização dos dados necessários à análise do compromisso das administrações municipais com a eficiência, a transparência e a sustentabilidade.
Em 2025 foram avaliados 22 indicadores distribuídos em quatro grandes eixos: Ambiental; Social; Governança; e Climático (mudanças do clima), incluindo acesso à água potável, cobertura de esgoto, coleta seletiva, eficiência energética, plano de gerenciamento de risco climático, capacidade de pagamento fiscal, transparência e regularidade das contas públicas.
A cada indicador corresponde um peso específico, e o município acumula pontos conforme desempenho, conduzindo aos quatro níveis de classificação para atribuição do Selo de Gestão Sustentável, com validade de dois anos, conforme pontuação mínima alcançada: Nível Cristal (mínimo de 60 pontos); Nível Topázio (mínimo de 70 pontos); Nível Safira (mínimo de 80 pontos); e Nível Diamante (a partir de 100 pontos.