- Mariana
Inova Mariana premia iniciativas de inovação no serviço público
Projetos vencedores do Inova Mariana propõem soluções digitais para facilitar o acesso da população a serviços públicos essenciais
- Eduarda Belchior
- Supervisão: Lui Pereira
Na última terça-feira (28), no dia do servidor público, foram anunciados os projetos vencedores do Prêmio Inova Mariana, iniciativa que incentiva servidores municipais a desenvolverem ideias que tragam avanços para os órgãos públicos. As propostas premiadas são soluções tecnológicas voltadas para facilitar e transformar desafios do dia a dia da administração pública e do atendimento à população. Entre as iniciativas vencedoras, estão uma inteligência artificial para agilizar o acesso a informações das secretarias municipais e um painel online que ajuda a localizar medicamentos na rede pública. Mais do que troféus e medalhas, a cerimônia celebrou a criatividade e o engajamento de quem está na linha de frente do atendimento todos os dias.
*** Continua depois da publicidade ***
***
O prefeito Juliano Duarte destacou que o prêmio é uma forma direta de valorização dos colaboradores e a ponte para a modernização da máquina pública. “A Prefeitura de Mariana é uma empresa e assim como toda empresa a gente precisa ouvir os funcionários. Muitas vezes o servidor tem uma boa ideia para melhorar a gestão, para melhorar a eficiência do serviço público, para desburocratizar o serviço público, mas não consegue implementar. E a gente tem servidores qualificados, que tem boas ideias”, afirmou, prometendo que os três projetos vencedores serão implementados ainda nesta gestão.
Atendimento mais inteligente ao cidadão
O grande vencedor da noite no Inova Mariana foi Gustavo Grijoto, pregoeiro e membro da Comissão do Setor de Licitações, que faz parte da Secretaria de Planejamento, Fazenda e Governança. A proposta de Gustavo foi o Mariana 360°, a criação de uma IA, um chat inteligente que teria informações específicas para cada setor em que for implementado, além de um chat central, que serviria como ponte entre o cidadão e o servidor.
O chatbot teria também acesso às informações principais para tirar dúvidas, desde as mais simples às mais complexas: “Fazer requerimentos básicos, protocolos que demandam mais, através do celular, com o aplicativo ou no próprio site. Facilita para todo mundo, desde o servidor, trabalhador e para quem precisa do serviço que é o cidadão”, comenta Grijoto que pretende trazer mais inovações no próximo ano.
O servidor conta ainda que o projeto nasceu de sua curiosidade, do espanto e da admiração pela evolução da inteligência artificial. “A evolução da tecnologia é uma coisa inevitável, já é presente para a gente”, aponta. Segundo o autor do prêmio ganhador, a ferramenta tornará o atendimento mais rápido, preciso e menos burocrático.
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Ver mais reportagens da Editoria Cidades

Mariana relembra 10 anos do rompimento com minuto de sirene

Ato em Bento Rodrigues marcou 10 anos do desastre-crime

Representante da ADEM discursa na Câmara de Mariana
O segundo lugar ficou com Geizelaine Gonçalves, chefe do Departamento de Cultura. A ideia de Geizelaine é um Painel Online de Medicamentos Municipais, um painel integrado ao Conecta Mariana que informará em tempo real onde estão disponíveis remédios na rede municipal, com controle de estoque e validade. Criada a partir de uma experiência pessoal: a busca constante por medicamentos para sua mãe, diagnosticada com Parkinson, a experiência virou política pública.
Para Geize, o maior ganho será no atendimento às pessoas de Mariana e dos seus distritos e subdistritos. “Fica muito mais fácil. Pensa também nas pessoas dos distritos, que às vezes precisam de medicação e não sabem onde tem. Ele é pensado nas pessoas, porque as elas são as maiores prejudicadas e vão ser as maiores beneficiadas quando esse projeto estiver funcionando”, pontuou.
O terceiro lugar ficou com o projeto Mariana Estoque Inteligente, proposto por Douglas Tadeu e Rodrigo do Carmo, uma plataforma digital centralizada para otimizar o controle de materiais utilizados na administração pública. A iniciativa reúne em um único sistema tudo o que hoje é feito de forma descentralizada: solicitações, entradas e saídas de itens e prazos de validade. O objetivo é permitir compras mais eficientes, reduzir desperdícios e garantir que cada recurso público seja bem aplicado.
*** Continua depois da publicidade ***
Novo programa anunciado
Além da premiação do Inova Mariana, que reforçou o papel do agente público como um promotor de transformação, a noite marcou também o anúncio de um novo programa de valorização interna, o Prata da Casa. A proposta é criar um banco de talentos do funcionalismo municipal, reunindo formações, cursos e especialidades dos profissionais para evitar contratações externas e reconhecer a competência do time de dentro da própria estrutura pública.