Notícias de Mariana

Hoje é quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Inova Mariana premia iniciativas de inovação no serviço público

Projetos vencedores do Inova Mariana propõem soluções digitais para facilitar o acesso da população a serviços públicos essenciais

Os três primeiros colocados no concurso receberam premiação em dinheiro
Os três primeiros colocados no concurso Inova Mariana receberam premiação em dinheiro - Foto: Eduarda Belchior/Agência Primaz

Na última terça-feira (28), no dia do servidor público, foram anunciados os projetos vencedores do Prêmio Inova Mariana, iniciativa que incentiva servidores municipais a desenvolverem ideias que tragam avanços para os órgãos públicos. As propostas premiadas são soluções tecnológicas voltadas para facilitar e transformar desafios do dia a dia da administração pública e do atendimento à população. Entre as iniciativas vencedoras, estão uma inteligência artificial para agilizar o acesso a informações das secretarias municipais e um painel online que ajuda a localizar medicamentos na rede pública. Mais do que troféus e medalhas, a cerimônia celebrou a criatividade e o engajamento de quem está na linha de frente do atendimento todos os dias.

*** Continua depois da publicidade ***
***

O prefeito Juliano Duarte destacou que o prêmio é uma forma direta de valorização dos colaboradores e a ponte para a modernização da máquina pública. “A Prefeitura de Mariana é uma empresa e assim como toda empresa a gente precisa ouvir os funcionários. Muitas vezes o servidor tem uma boa ideia para melhorar a gestão, para melhorar a eficiência do serviço público, para desburocratizar o serviço público, mas não consegue implementar. E a gente tem servidores qualificados, que tem boas ideias”, afirmou, prometendo que os três projetos vencedores serão implementados ainda nesta gestão.

Atendimento mais inteligente ao cidadão

O grande vencedor da noite no Inova Mariana foi Gustavo Grijoto, pregoeiro e membro da Comissão do Setor de Licitações, que faz parte da Secretaria de Planejamento, Fazenda e Governança. A proposta de Gustavo foi o Mariana 360°, a criação de uma IA, um chat inteligente que teria informações específicas para cada setor em que for implementado, além de um chat central, que serviria como ponte entre o cidadão e o servidor.

O chatbot teria também acesso às informações principais para tirar dúvidas, desde as mais simples às mais complexas: “Fazer requerimentos básicos, protocolos que demandam mais, através do celular, com o aplicativo ou no próprio site. Facilita para todo mundo, desde o servidor, trabalhador e para quem precisa do serviço que é o cidadão”, comenta Grijoto que pretende trazer mais inovações no próximo ano.

O servidor conta ainda que o projeto nasceu de sua curiosidade, do espanto e da admiração pela evolução da inteligência artificial. “A evolução da tecnologia é uma coisa inevitável, já é presente para a gente”, aponta. Segundo o autor do prêmio ganhador, a ferramenta tornará o atendimento mais rápido, preciso e menos burocrático.

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Ver mais reportagens da Editoria Cidades

O segundo lugar ficou com Geizelaine Gonçalves, chefe do Departamento de Cultura. A ideia de Geizelaine é um Painel Online de Medicamentos Municipais,  um painel integrado ao Conecta Mariana que informará em tempo real onde estão disponíveis remédios na rede municipal, com controle de estoque e validade. Criada a partir de uma experiência pessoal: a busca constante por medicamentos para sua mãe, diagnosticada com Parkinson, a experiência virou política pública.

Idealizadora do Painel Online de Medicamentos Municipais apontou que um dos maiores indicadores de sucesso do projeto será reduzir o número de reclamações sobre a falta de medicamentos no município
Idealizadora do Painel Online de Medicamentos Municipais apontou no Inova Mariana, que um dos maiores indicadores de sucesso do projeto será reduzir o número de reclamações sobre a falta de medicamentos no município - Foto: Eduarda Belchior/Agência Primaz

Para Geize, o maior ganho será no atendimento às pessoas de Mariana e dos seus distritos e subdistritos. “Fica muito mais fácil. Pensa também nas pessoas dos distritos, que às vezes precisam de medicação e não sabem onde tem. Ele é pensado nas pessoas, porque as elas são as maiores prejudicadas e vão ser as maiores beneficiadas quando esse projeto estiver funcionando”, pontuou. 

O terceiro lugar ficou com o projeto Mariana Estoque Inteligente, proposto por Douglas Tadeu e Rodrigo do Carmo, uma plataforma digital centralizada para otimizar o controle de materiais utilizados na administração pública. A iniciativa reúne em um único sistema tudo o que hoje é feito de forma descentralizada: solicitações, entradas e saídas de itens e prazos de validade. O objetivo é permitir compras mais eficientes, reduzir desperdícios e garantir que cada recurso público seja bem aplicado.

*** Continua depois da publicidade ***

Novo programa anunciado

Além da premiação do Inova Mariana, que reforçou o papel do agente público como um promotor de transformação, a noite marcou também o anúncio de um novo programa de valorização interna, o Prata da Casa. A proposta é criar um banco de talentos do funcionalismo municipal, reunindo formações, cursos e especialidades dos profissionais para evitar contratações externas e reconhecer a competência do time de dentro da própria estrutura pública.

Foto de Eduarda Belchior
Eduarda Belchior é graduanda de Jornalismo na UFOP e estagiária na Agência Primaz de Comunicação, com interesse em jornalismo cultural, político e de gênero.