- Mariana
Mariana Aventura levou aventureiros para Cachoeira da Matriz
Na terceira edição do projeto, o destino foi a Cachoeira da Matriz no distrito de Passagem de Mariana
- Ana Beatriz Justino
- Supervisão: Lui Pereira
Na manhã do último domingo (26), aventureiros se juntaram em mais uma edição do Mariana Aventura para visitar a Cachoeira da Matriz, em Passagem de Mariana. Cerca de 40 pessoas participaram desta edição que percorreu cerca de 8km. O passeio é uma realização da Secretaria de Esportes, Eventos e Comunicação.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Passadas as informações básicas, e um alongamento com a galera, às 7h da manhã iniciamos a caminhada com destino à Cachoeira da Matriz. Os participantes, de diferentes idades, desde crianças a idosos, foram acompanhados o tempo todo pelos guias. A trilha era de complexidade leve e uma ilustre acompanhante foi Sofia Helena, cadela da participante Rita, que por suas habilidades trilheiras, parece acompanhar sua tutora em muitas aventuras.
O percurso foi iniciado pelo caminho próximo a Estação de Tratamento de Água (ETA Sul), no início a estrada tinha capacidade para passagem de um carro, mas, conforme caminhamos o trajeto se afunila em uma trilha mais fechada. Essa parte do trajeto foi feita com muitas áreas de mata mais fechada, o que refrescou um pouco o calor. Durante o percurso, a vista estava espetacular e foi possível ver parte de Passagem de Mariana e de Ouro Preto. Pela manhã o céu estava nublado.
A subida não foi difícil, boa parte dos presentes fizeram o percurso rapidamente, mesmo que ele passasse por uma pequena subida em pedras, com vista privilegiada. Desse ponto em diante, começamos uma descida que nos levou até a Cachoeira da Matriz. Durante o percurso, canos furados de captação de água nos deram algum refresco durante a caminhada.
Ver mais reportagens da Editoria Meio Ambiente

Exclusivo: Propina de R$500 mil garantiu mineração no Botafogo, diz PF

Espetáculos do Teatro a Bordo divertem crianças e adultos

Projeto Caixola Recicla une arte e sustentabilidade em Mariana
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Ao chegar na primeira cachoeira, o guia Raylson Faustino avisou sobre a cachoeira estar em um nível baixo e turva, devido a queda de uma árvore. Enquanto a turma fazia lanchinho e se hidratava, a cadela Sofia Helena entrou na água e se refrescou, ao sair fez questão de se sacudir bem próxima dos trilheiros.



*** Continua depois da publicidade ***
Com um percurso moderado, era possível ir até uma segunda cachoeira, com melhores condições de banho. Os mais corajosos seguiram com Raylson, enquanto o restante permaneceu na primeira parte da Cachoeira da Matriz. Ao chegar na segunda cachoeira, os trilheiros foram agraciados por um sol tímido e por uma bela queda d’água. O grupo se reuniu novamente e partiu para a próxima parada, uma das quedas d’água do Complexo da Serrinha.
A segunda cachoeira nos recebeu com um sol quente e água mais quentinha que a primeira, nela boa parte do grupo aproveitou para se refrescar, inclusive Sofia Helena e sua dona. A volta aconteceu de forma tranquila.
Em outras edições, do Mariana Aventura, os trilheiros visitaram a Cachoeira da Serrinha, a Cachoeira da Bombaça e o Morro da Âncora em Passagem de Mariana.

















