Notícias de Mariana

Hoje é segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Inova Mariana premiará iniciativas de servidores públicos

Finalistas disputam premiação em dinheiro, medalha comemorativa e registro no Banco de Talentos

Podem participar do Programa Inova Mariana servidores municipais da administração direta ou indireta dos poderes Executivo e Legislativo
Podem participar do Programa Inova Mariana servidores municipais da administração direta ou indireta dos poderes Executivo e Legislativo

Nesta terça-feira (28), acontece, às 19h, a primeira edição do Prêmio Inova Mariana, no CineTeatro Municipal. Foram 149 projetos inscritos, dez deles foram selecionados para a final. A iniciativa busca reconhecer ideias que melhorem a eficiência da gestão pública e a qualidade de vida no município.

*** Continua depois da publicidade ***
***

Criatividade a serviço da população

Criado para incentivar a criatividade e celebrar o compromisso no serviço público municipal, o prêmio destaca ações inovadoras desenvolvidas por servidores, individualmente ou em grupos de até dez pessoas. Nesta edição, a primeira, segunda e terceira colocação, receberão uma quantia em dinheiro de 10 mil, 7 mil e 4 mil, respectivamente. 

Os dez finalistas do prêmio foram divulgados no Diário Oficial de edição nº 3584 de 15 de Outubro de 2025, mas os vencedores serão anunciados somente no dia da entrega das premiações. 

Projetos: 

  1. Central de Abastecimento Farmacêutico Inteligente (CAF inteligente) 
  2. Controle de Frotas com QR Code e Checklists Digitais
  3. Fluxo simples – BPM para todos
  4. Mariana + Saúde Conectada 
  5. Mariana 360°
  6. Mariana Estoque Inteligente
  7. MIRA Mariana – Monitoramento Inteligente e Resposta Ativa
  8. Painel Online de Medicamentos Municipais
  9. Projeto Mariana Digital Cidadã
  10. QR- FLUXO 360: Gestão inteligente de processos e bemestar

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Processo de julgamento

A seleção dos melhores projetos será feita por maioria dos votos da Comissão Julgadora, que precisa ter no mínimo cinco membros para realizar a votação. A presidência do grupo fica a cargo do titular da Secretaria de Planejamento, Fazenda e Governança. Todos os trabalhos da Comissão são honoríficos, e os integrantes, assim como parentes de até segundo grau, não podem inscrever projetos no prêmio. 

Além disso, quando necessário, os membros podem realizar visitas in loco para coletar evidências e avaliar as iniciativas pré-selecionadas atuando em seus contextos.

*** Continua depois da publicidade ***

O prêmio

A Lei nº 3.879, de 24 de abril de 2025, instituiu o reconhecimento de “Boas Práticas de Trabalho”, e estabeleceu como boas práticas aquelas ações ou procedimentos capazes de gerar economia e melhorias no atendimento à comunidade.

Além disso, a avaliação dos projetos inscritos é feito com base em dois eixos: “abrangência e sustentabilidade”, considerando o número de beneficiários diretos e indiretos, replicabilidade e continuidade, e “realizações e resultados”, avaliando benefícios gerados, dedicação da equipe e grau de economicidade. 

As inscrições para as próximas edições, serão realizadas anualmente e os projetos poderão ser inscritos até 31 de julho de cada ano. A implementação das boas práticas visam aumentar a eficiência do serviço público municipal e apresentar melhorias para a população. Para quem quiser conferir a premiação, o evento será aberto ao público.

Foto de Eduarda Belchior
Eduarda Belchior é graduanda de Jornalismo na UFOP e estagiária na Agência Primaz de Comunicação, com interesse em jornalismo cultural, político e de gênero.