- Mariana
Órgão Arp Schnitger volta para celebrar 280 anos da Diocese
Restauração mobilizou parceiros públicos e privados e marca a retomada das tradições religiosas e culturais do município
- Eduarda Belchior
- Supervisão: Luiz Loureiro
Após uma temporada na Europa para minuciosa restauração de suas peças e “pulmões” sonoros, o histórico Órgão Arp Schnitger da Catedral de Nossa Senhora da Assunção, está de volta a Mariana. A previsão é que o instrumento esteja pronto para apreciação de fiéis e visitantes no dia 06 de dezembro, durante as comemorações dos 280 anos de criação da Diocese de Mariana. O anúncio faz parte do projeto “Sons do Sagrado”, iniciativa idealizada para dar visibilidade à fé, à música e ao patrimônio da cidade.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Remontagem do Órgão Arp Schnitger
O Órgão da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, volta à cena. O instrumento de valor patrimonial secular passou por restauração fora do país e agora retorna para ser remontado.
Nessa quarta-feira (21), em uma mesa de conversa com o arcebispo Dom Aírton José dos Santos; o padre Geraldo Buzziani, pároco e reitor da Catedral; o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Eduardo Batista; e Deise Lustosa, arquiteta responsável pelo acompanhamento do restauro do Órgão, foi anunciado que três restauradores virão ao município para realizar a montagem do símbolo de história e fé. Entre eles um brasileiro, um espanhol e o francês Frederic Desmottes, organeiro e restaurador reconhecido pelo seu trabalho.
O restauro também inclui a caixa do órgão e os grandes anjos dourados que o ladeiam, completando o conjunto que durante décadas, foi um dos principais atrativos culturais e turísticos da cidade. O objetivo é devolver o costume de reunir moradores e visitantes para concertos regulares na Sé, trazendo de volta a tradição para o calendário da cidade. E, de acordo com o padre Geraldo Buziani, esses eventos estão em fase de estudo de planejamento estratégico, para que datas fixas sejam estabelecidas ao longo do ano, a partir de 2026, com a possibilidade de apresentações didáticas e para quem trabalha no turismo.
Para marcar o retorno definitivo do instrumento, será realizado o “Despertar do Órgão” no dia 06 de dezembro: um rito especial com orações e intervenções musicais, apresentando gradualmente a voz humana na liturgia. Só depois desse momento o órgão será abençoado para voltar a servir nas celebrações.
Ver mais reportagens da Editoria Cultura

Agentes culturais participam de Conferência Municipal de Cultura

Gravação de clipe anima Praça Minas Gerais

Circuito Feiras chega a Ouro Preto neste sábado
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
Dom Aírton José ressaltou que restaurar o órgão não é apenas recuperar um bem material, significa também fazer com que o legado da Arquidiocese siga vivo. “Essa responsabilidade de continuar o caminho, na produção de patrimônio seja físico, espiritual, cultural, histórico, nós temos que produzir de novo, fazer outra vez um sinal deste desta intenção de continuar. O que nós fazemos hoje tem a ver com a história passada e tem a ver com a história que virá o futuro”, declarou.
Igreja da Confraria também será restaurada
Durante a apresentação do projeto, o secretário Eduardo Batista anunciou uma conquista decisiva para outro símbolo marianense: a Igreja da Confraria. O edifício que há anos apresenta riscos estruturais, receberá uma intervenção emergencial, com investimento de R$1.837,49. O objetivo é que as obras comecem em até 30 dias e sejam concluídas em 180 dias, antes que o período de chuvas se intensifique.
*** Continua depois da publicidade ***
Subtítulo
Dia 6 de Dezembro de 2025 – Sábado – Praça da Sé
10h – ‘‘Missa Solene em Ação de Graças pelos 280 Anos de criação da Diocese de Mariana e 277 anos da chegada de Dom Frei Manoel da Cruz’’.
‘‘Coro do Seminário’’.
Dia 7 de Dezembro de 2025 – Domingo
Missas nos horários habituais da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.
Dia 8 de Dezembro de 2025– Segunda Feira
10h – ‘‘Despertar e Bênção do Órgão Arp Schnitger e Missa Solene’’ em honra à Imaculada Conceição de Maria e em Ação de Graças pelos 40 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Mariana. – Reinauguração do Órgão da Catedral.
‘‘Coro do Seminário, Coral Canarinhos de Itabirito e Orquestra Padre Simões’’.
Regência: Eric Lana.
19h – ‘‘Abertura do Projeto ‘Sons do Sagrado’ – Concerto inaugural do Órgão Arp Schnitger’’ com a apresentação de ‘‘Música Festiva para Trompetes e Órgão’’.
Aos Trompetes: Érico Fonseca e José Vítor Assis. Ao Órgão: Josinéia Godinho.
Dia 9 de Dezembro de 2025 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com participação do ‘‘Coro da Catedral’’, acompanhado pelo Órgão.
20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Coral Cidade dos Profetas e Orquestra’’.
Regência: Herculano Amâncio.
Dia 10 de Dezembro de 2025 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral com participação dos ‘‘Corais Cristo Reina e Angeli Domine’’, acompanhados pelo Órgão.
20h – ‘‘Memórias da Fé’’ – Concerto pelo Órgão com o ‘‘Coro de Sacerdotes’’, apresentando peças do Novenário de Nossa Senhora da Conceição, seguido de concerto por um Grupo de ‘‘Músicos Marianenses e convidados’’.
Dia 11 de Dezembro de 2025 – Quinta-feira
18h30 – Missa no Santuário do Carmo.
20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Orquestra Ouro Preto’’.
Regência: Rodrigo Toffolo.
Dia 12 de Dezembro de 2025 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral com participação de Coro Paroquial, acompanhado pelo Órgão.
20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Coro da Arquidiocese de Campinas’’.
Regência: Prof. Clayton Dias.
Dia 13 de Dezembro de 2025 – Sábado
18h30 – Missa na Catedral com participação do Coro Paroquial, acompanhado pelo Órgão.
20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Coral Ars Antiqua’’, de Belo Horizonte, com a apresentação da ‘‘Messe Aux Cathedrales’’ – Missa da Catedral, encerrando a semana de Concertos.
Regência: Ângela Pinto Coelho