Notícias de Mariana

Hoje é sábado, 8 de novembro de 2025

Órgão Arp Schnitger volta para celebrar 280 anos da Diocese

Restauração mobilizou parceiros públicos e privados e marca a retomada das tradições religiosas e culturais do município

Além da volta do órgão Arp schnitger, ‘“Sons do Sagrado” vai comemorar também os 40 anos de Ordenação Presbiterial do arcebispo Dom Aírton José dos Santos
‘“Sons do Sagrado” vai comemorar também os 40 anos de Ordenação Presbiterial do arcebispo Dom Aírton José dos Santos - Foto: Eduarda Belchior/Agência Primaz

Após uma temporada na Europa para minuciosa restauração de suas peças e “pulmões” sonoros, o histórico Órgão Arp Schnitger da Catedral de Nossa Senhora da Assunção, está de volta a Mariana. A previsão é que o instrumento esteja pronto para apreciação de fiéis e visitantes no dia 06 de dezembro, durante as comemorações dos 280 anos de criação da Diocese de Mariana. O anúncio faz parte do projeto “Sons do Sagrado”, iniciativa idealizada para dar visibilidade à fé, à música e ao patrimônio da cidade.

*** Continua depois da publicidade ***
***

Remontagem do Órgão Arp Schnitger

O Órgão da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, volta à cena. O instrumento de valor patrimonial secular passou por restauração fora do país e agora retorna para ser remontado.

Nessa quarta-feira (21), em uma mesa de conversa com o arcebispo Dom Aírton José dos Santos; o padre Geraldo Buzziani, pároco e reitor da Catedral; o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Eduardo Batista; e Deise Lustosa, arquiteta responsável pelo acompanhamento do restauro do Órgão, foi anunciado que três restauradores virão ao município para realizar a montagem do símbolo de história e fé. Entre eles um brasileiro, um espanhol e o francês Frederic Desmottes, organeiro e restaurador reconhecido pelo seu trabalho.  

O restauro também inclui a caixa do órgão e os grandes anjos dourados que o ladeiam, completando o conjunto que durante décadas, foi um dos principais atrativos culturais e turísticos da cidade. O objetivo é devolver o costume de reunir moradores e visitantes para concertos regulares na Sé, trazendo de volta a tradição para o calendário da cidade. E, de acordo com o padre Geraldo Buziani, esses eventos estão em fase de estudo de planejamento estratégico, para que datas fixas sejam estabelecidas ao longo do ano, a partir de 2026, com a possibilidade de apresentações didáticas e para quem trabalha no turismo.

Órgão Arp Schnitger da Catedral de Mariana
O órgão Arp Schnitger da Catedral de Mariana é o único localizado fora da Europa – Foto: Thalia Gonçalves/ Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Mariana

Para marcar o retorno definitivo do instrumento, será realizado o “Despertar do Órgão” no dia 06 de dezembro: um rito especial com orações e intervenções musicais, apresentando gradualmente a voz humana na liturgia. Só depois desse momento o órgão será abençoado para voltar a servir nas celebrações.

Ver mais reportagens da Editoria Cultura

Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Dom Aírton José ressaltou que restaurar o órgão não é apenas recuperar um bem material, significa também fazer com que o legado da Arquidiocese siga vivo. “Essa responsabilidade de continuar o caminho, na produção de patrimônio seja físico, espiritual, cultural, histórico, nós temos que produzir de novo, fazer outra vez um sinal deste desta intenção de continuar. O que nós fazemos hoje tem a ver com a história passada e tem a ver com a história que virá o futuro”, declarou.

Igreja da Confraria também será restaurada

Restauração total da Igreja da Arquiconfraria Nossa Senhora Rainha dos Anjos está estimada em R$5 milhões

Durante a apresentação do projeto, o secretário Eduardo Batista anunciou uma conquista decisiva para outro símbolo marianense: a Igreja da Confraria. O edifício que há anos apresenta riscos estruturais, receberá uma intervenção emergencial, com investimento de R$1.837,49. O objetivo é que as obras comecem em até 30 dias e sejam concluídas em 180 dias, antes que o período de chuvas se intensifique.

*** Continua depois da publicidade ***

Subtítulo

Dia 6 de Dezembro de 2025 – Sábado – Praça da Sé
10h – ‘‘Missa Solene em Ação de Graças pelos 280 Anos de criação da Diocese de Mariana e 277 anos da chegada de Dom Frei Manoel da Cruz’’.
‘‘Coro do Seminário’’.

Dia 7 de Dezembro de 2025 – Domingo
Missas nos horários habituais da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

Dia 8 de Dezembro de 2025– Segunda Feira
10h – ‘‘Despertar e Bênção do Órgão Arp Schnitger e Missa Solene’’ em honra à Imaculada Conceição de Maria e em Ação de Graças pelos 40 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Mariana. – Reinauguração do Órgão da Catedral.
‘‘Coro do Seminário, Coral Canarinhos de Itabirito e Orquestra Padre Simões’’.
Regência: Eric Lana.

19h – ‘‘Abertura do Projeto ‘Sons do Sagrado’ – Concerto inaugural do Órgão Arp Schnitger’’ com a apresentação de ‘‘Música Festiva para Trompetes e Órgão’’.
Aos Trompetes: Érico Fonseca e José Vítor Assis. Ao Órgão: Josinéia Godinho.

Dia 9 de Dezembro de 2025 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com participação do ‘‘Coro da Catedral’’, acompanhado pelo Órgão.

20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Coral Cidade dos Profetas e Orquestra’’.
Regência: Herculano Amâncio.

Dia 10 de Dezembro de 2025 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral com participação dos ‘‘Corais Cristo Reina e Angeli Domine’’, acompanhados pelo Órgão.

20h – ‘‘Memórias da Fé’’ – Concerto pelo Órgão com o ‘‘Coro de Sacerdotes’’, apresentando peças do Novenário de Nossa Senhora da Conceição, seguido de concerto por um Grupo de ‘‘Músicos Marianenses e convidados’’.

Dia 11 de Dezembro de 2025 – Quinta-feira
18h30 – Missa no Santuário do Carmo.

20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Orquestra Ouro Preto’’.
Regência: Rodrigo Toffolo.

Dia 12 de Dezembro de 2025 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral com participação de Coro Paroquial, acompanhado pelo Órgão.

20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Coro da Arquidiocese de Campinas’’.
Regência: Prof. Clayton Dias.

Dia 13 de Dezembro de 2025 – Sábado
18h30 – Missa na Catedral com participação do Coro Paroquial, acompanhado pelo Órgão.

20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Coral Ars Antiqua’’, de Belo Horizonte, com a apresentação da ‘‘Messe Aux Cathedrales’’ – Missa da Catedral, encerrando a semana de Concertos.
Regência: Ângela Pinto Coelho

Foto de Eduarda Belchior
Eduarda Belchior é graduanda de Jornalismo na UFOP e estagiária na Agência Primaz de Comunicação, com interesse em jornalismo cultural, político e de gênero.