- Ouro Preto
Livro “Tempos Errantes” será lançado em Ouro Preto
A publicação foi realizada em conjunto por quatro autoras da cidade e propõe a criação de novos caminhos por meio da arte
- Ana Beatriz Justino
- Supervisão: Luiz Loureiro

Inspiradas por uma constante onda de violências e pela pandemia da Covid-19, Ana Carolina Abreu, Camila Vendramini, Tatiane Andrade e Vina Amorim, quatro artistas de Ouro Preto escreveram a obra “Tempos Errantes: performances em casa para a criação de novos mundos”, que será lançada na próxima quinta, dia 23. O livro será distribuído gratuitamente para mulheres cis, trans e travestis durante o lançamento, que acontecerá no Espaço GLTA das 14h às 18h.
*** Continua depois da publicidade ***
***
O evento é aberto ao público, com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc por meio de edital para literatura e vai contar com medidas de acessibilidade, tais como intérprete de libras, audiodescrição e assentos prioritários. As artistas convidam o público a performar novos caminhos, usufruindo de lanche comunitário, distribuição gratuita de livros, oficinas e bate-papos. Por meio de brincadeiras e gritos as artistas encontraram uma forma de resistir em um período tão turbulento para as mulheres.
A obra “Tempos Errantes”
O livro se inicia com um manual de (des)instrução que convida as leitoras a se expressarem por meio da arte. A publicação possui três sessões que convidam quem lê a soltar a criatividade e as amarras para aproveitá-lo sem moderação, e inclusive convida quem se interessar a completar o livro na sessão “Um texto à procura de sua folha”. O lançamento é realizado pelo agrupamento Beira Bando, um coletivo que reúne tensionamentos de diferentes lugares do país.
Segundo Camila Vendramini, a escrita de Tempos Errantes ajudou as artistas a encontrar um espaço de força diante do luto e da desesperança, considerando que a arte é um espaço de resistência. “Para nós, a arte é um modo de resistir e imaginar outros futuros possíveis diante das crises severas. Ela nos permite fabular o impossível, inventar mundos quando o real parece ruir. Nos tempos errantes, a arte sustenta a vida, porque opera com aquilo que ainda não tem forma, mas insiste em acontecer”, expõe Camila.
A iniciativa de distribuição gratuita para mulheres cis, trans e travestis acontece pelas artistas entenderem que deve ser devolvido à comunidade o que foi criado coletivamente e reafirmar esses espaços de acolhimento. Camila ainda frisa a importância do acesso a esse material. “Acreditamos na importância de que esse gesto alcance corpas atravessadas de maneira desigual na sociedade — desigualdades que se intensificam em momentos de crise aguda”.
Serviço
Lançamento de “Tempos Errantes”
Data: 23/10/2025, quinta-feira
Horário: das 14h às 18h
Local: GLTA (rua Paraná, 136 – Centro / Ouro Preto)
Evento gratuito e aberto ao público
Ver mais reportagens da Editoria Cultura

Concerto de Primavera marca nova fase da Banda São Sebastião

Itabirito realiza mais uma edição do Festival Gastronômico

Musa imaginária inspira vencedora do Festival de Itabirito
Inscreva-se no nosso canal de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.
